O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29320 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral discutir o tratamento dispensado pelo livro didático “American English File - Multipack 1A e 1B”, por Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig e Paul Seligson, da Oxford University Press (2008), em relação ao componente fonético-fonológico da L2. O trabalho tem como objetivos específicos: a) identificar se, no livro escolhido, há exercícios de pronúncia em todas as unidades, bem como verificar quais tipos de atividades abordam a pronúncia; b) verificar qual nível prosódico é endereçado nos exercícios relacionados com a pronúncia, se o segmental (SE) ou o supra-segmental (SU); c) verificar se o ensino de pronúncia se dá de maneira comunicativa; d) analisar se há algum critério linguístico de escolha referente à ordem dos fonemas e/ou aspectos suprasegmentais apresentados no livro; e) averiguar se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pela obra são relevantes para os aprendizes brasileiros de inglês. Para isso, foi feita uma análise de todos os exercícios que, de alguma forma, abordassem o componente fonético-fonológico da língua-alvo, sejam eles exercícios de speaking, listening, ou pronunciation, além de observarmos, através do livro do professor, de que maneira os autores sugerem que seja conduzido o ensino do aspecto fonéticofonológico. Os resultados obtidos demonstraram que o material em questão é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem de pronúncia comunicativa em sala de aula, mas, por outro lado, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos nossos aprendizes brasileiros. |
id |
UFRGS-2_91f37550a4db2d8cb4ab937fbea6ccd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29320 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bauer, Daniela de AlmeidaAlves, Ubiratã Kickhöfel2011-06-02T06:00:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/29320000776477Este trabalho tem por objetivo geral discutir o tratamento dispensado pelo livro didático “American English File - Multipack 1A e 1B”, por Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig e Paul Seligson, da Oxford University Press (2008), em relação ao componente fonético-fonológico da L2. O trabalho tem como objetivos específicos: a) identificar se, no livro escolhido, há exercícios de pronúncia em todas as unidades, bem como verificar quais tipos de atividades abordam a pronúncia; b) verificar qual nível prosódico é endereçado nos exercícios relacionados com a pronúncia, se o segmental (SE) ou o supra-segmental (SU); c) verificar se o ensino de pronúncia se dá de maneira comunicativa; d) analisar se há algum critério linguístico de escolha referente à ordem dos fonemas e/ou aspectos suprasegmentais apresentados no livro; e) averiguar se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pela obra são relevantes para os aprendizes brasileiros de inglês. Para isso, foi feita uma análise de todos os exercícios que, de alguma forma, abordassem o componente fonético-fonológico da língua-alvo, sejam eles exercícios de speaking, listening, ou pronunciation, além de observarmos, através do livro do professor, de que maneira os autores sugerem que seja conduzido o ensino do aspecto fonéticofonológico. Os resultados obtidos demonstraram que o material em questão é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem de pronúncia comunicativa em sala de aula, mas, por outro lado, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos nossos aprendizes brasileiros.This research study aims to investigate the pronunciation activities found in the book “American English File Multipack 1A and 1B”, written by Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig and Paul Seligson, (Oxford University Press, 2008). Our investigation aims to: a) identify whether this book presents pronunciation exercises in all its units, as well as verify what kind of activities approach pronunciation; b) verify which prosodic levels (segmental or supra-segmental) are addressed in all pronunciation exercises; c) examine if pronunciation teaching is based on a communicative approach; d) analyze whether there are any linguistic criteria which justify the order of phonemes and/or supra-segmental aspects presented throughout the book; d) investigate whether the phonetic-phonological aspects covered in the book are relevant for Brazilian learners of English. Therefore, an analysis of all exercises that covered the phonetic-phonological aspects of the target language (listening, speaking or pronunciation activities) was carried out, so that we could observe, through both the students’ and the teacher’s book, how the authors suggest the teaching of these phoneticphonological aspects. The results obtained from the data analysis showed that the book is very rich in terms of the amount of activities proposed under a communicative approach to pronunciation teaching. On the other hand, as the book is directed to English learners in general, regardless of their L1 background, the material does not totally fulfill our Brazilian learners’ necessities.application/pdfporAquisição fonológica do inglêsFonologia segmentalFonologia supra-segmentalEnglish phonological acquisitionPortuguese (L1)-english (FL) transferCommunicate approach to pronunciation teachingSegmental and supra-segmental phonologyO tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776477.pdf000776477.pdfTexto completoapplication/pdf545927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29320/1/000776477.pdfe9de0ae26a15ffa551deb2f381052f44MD51TEXT000776477.pdf.txt000776477.pdf.txtExtracted Texttext/plain198094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29320/2/000776477.pdf.txta0bdb9bd0743dc865b8703f923ae58b0MD52THUMBNAIL000776477.pdf.jpg000776477.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29320/3/000776477.pdf.jpgcfa041591a6b466ca3cae37fddc73640MD5310183/293202022-08-06 04:42:00.999593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29320Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-06T07:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático |
title |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático |
spellingShingle |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático Bauer, Daniela de Almeida Aquisição fonológica do inglês Fonologia segmental Fonologia supra-segmental English phonological acquisition Portuguese (L1)-english (FL) transfer Communicate approach to pronunciation teaching Segmental and supra-segmental phonology |
title_short |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático |
title_full |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático |
title_fullStr |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático |
title_full_unstemmed |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático |
title_sort |
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático |
author |
Bauer, Daniela de Almeida |
author_facet |
Bauer, Daniela de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Daniela de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
contributor_str_mv |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição fonológica do inglês Fonologia segmental Fonologia supra-segmental |
topic |
Aquisição fonológica do inglês Fonologia segmental Fonologia supra-segmental English phonological acquisition Portuguese (L1)-english (FL) transfer Communicate approach to pronunciation teaching Segmental and supra-segmental phonology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English phonological acquisition Portuguese (L1)-english (FL) transfer Communicate approach to pronunciation teaching Segmental and supra-segmental phonology |
description |
Este trabalho tem por objetivo geral discutir o tratamento dispensado pelo livro didático “American English File - Multipack 1A e 1B”, por Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig e Paul Seligson, da Oxford University Press (2008), em relação ao componente fonético-fonológico da L2. O trabalho tem como objetivos específicos: a) identificar se, no livro escolhido, há exercícios de pronúncia em todas as unidades, bem como verificar quais tipos de atividades abordam a pronúncia; b) verificar qual nível prosódico é endereçado nos exercícios relacionados com a pronúncia, se o segmental (SE) ou o supra-segmental (SU); c) verificar se o ensino de pronúncia se dá de maneira comunicativa; d) analisar se há algum critério linguístico de escolha referente à ordem dos fonemas e/ou aspectos suprasegmentais apresentados no livro; e) averiguar se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pela obra são relevantes para os aprendizes brasileiros de inglês. Para isso, foi feita uma análise de todos os exercícios que, de alguma forma, abordassem o componente fonético-fonológico da língua-alvo, sejam eles exercícios de speaking, listening, ou pronunciation, além de observarmos, através do livro do professor, de que maneira os autores sugerem que seja conduzido o ensino do aspecto fonéticofonológico. Os resultados obtidos demonstraram que o material em questão é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem de pronúncia comunicativa em sala de aula, mas, por outro lado, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos nossos aprendizes brasileiros. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29320 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776477 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29320 |
identifier_str_mv |
000776477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29320/1/000776477.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29320/2/000776477.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29320/3/000776477.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9de0ae26a15ffa551deb2f381052f44 a0bdb9bd0743dc865b8703f923ae58b0 cfa041591a6b466ca3cae37fddc73640 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426714319552512 |