Percepção Ambiental pelos Acadêmicos do Curso de "Biologia Marinha" do Convênio UFRGS/UERGS (Litoral Norte, RS) sobre as Mudanças no Novo Código Florestal Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinzom, Tânia Regina Rattay
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172946
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e experimental que se utiliza de um recurso do Direito Ambiental, ou seja, o polêmico Novo Código Florestal (NCF), como ferramenta para o estudo da “percepção ambiental” dos acadêmicos da “Biologia Marinha” diante de uma norma jurídica que traz profundas alterações na dinâmica como as florestas passam a ser protegidas pela lei. Portanto, a pesquisa aqui apresentada agrega elementos tanto da área do Direito Ambiental como da Educação Ambiental. Este trabalho objetivou conhecer melhor a opinião dos acadêmicos do curso de “Biologia Marinha” sobre o NCF, levando em consideração o nível de formação dos mesmos. Dessa forma, foram entrevistados alunos que já possuíam conhecimento da legislação ambiental por estar a mais tempo no curso, e alunos que haviam entrado mais recentemente e, por isso, não possuíam o mesmo embasamento teórico dos alunos mais antigos. Essa diferenciação visava compreender se o nível de formação e/ou informação interferia na maneira como o NCF era interpretado pelos acadêmicos e se tinha algum impacto na opinião pessoal deles sobre o assunto. Através da análise dos dados percebeu-se que, à medida que o arcabouço teórico do aluno vai obtendo maior embasamento, eles interpretam o enunciado das questões com maior clareza, conseguem observar a situação/problema com mais discernimento e se tornam mais criteriosos em suas escolhas. Portanto, a percepção sem o alicerce teórico, não é necessariamente a mesma percepção que se tem após esse alicerce ter sido construído.
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