Gestão da qualidade em saúde : o caso do Hemocentro Regional de Caxias do Sul - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardello, Melise
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130266
Resumo: A Gestão da Qualidade é a área responsável por desenvolver e implementar ações relacionadas à qualidade. A implantação de um sistema de Gestão da Qualidade visa aumentar o nível de organização interna do serviço, contribuir para o atendimento às especificações, bem como assegurar que os processos e produtos satisfaçam às necessidades dos usuários. O objetivo deste estudo foi descrever as mudanças ocorridas com a implantação da Gestão da Qualidade no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS), demonstrando os documentos elaborados, as ações implementadas e os benefícios alcançados com esta implantação. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quali-quantitativa, a partir da coleta e análise de dados secundários. Os resultados demonstraram que a implantação da Gestão da Qualidade no HEMOCS gerou resultados positivos, como a criação de documentos da qualidade e a implantação de ações que contribuíram para a padronização dos processos e para o desenvolvimento da garantia da qualidade na instituição. Entende-se que o HEMOCS está mais organizado e bem preparado para garantir a qualidade dos seus serviços e produtos após a efetivação de um setor responsável por desenvolver e implementar a política da qualidade dentro da instituição.
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