Dimensionamento de um eixo em compósito de fibra de carbono e resina epóxi para transmissão de potência aplicado a semieixos homocinéticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127814 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o dimensionamento de um eixo tubular em material composto por fibra de carbono e matriz de resina epóxi para aplicação em semieixos homocinéticos de um projeto fictício. Com o objetivo de reduzir a massa do sistema e, consequentemente, o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes na atmosfera, projetou-se um cilindro de compósito com fibras orientadas que beneficiam a transmissão de potência por torque. Foram utilizados dados teóricos para a predição das propriedades do material. Um experimento piloto foi realizado para a verificação da resistência e do modo de falha do componente. Conclui-se que, diante das simplificações e hipóteses para materiais ortotrópicos, um tubo produzido com dez camadas reforçadas a ±45°, alternadamente, satisfazem as especificações do projeto, bem como atendem às expectativas de frequência natural do conjunto, viabilizando a aplicação do componente projetado. |
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Silva Junior, Caymo José daFonseca, Jun Sergio Ono2015-10-17T02:40:43Z2015http://hdl.handle.net/10183/127814000970219Este trabalho apresenta o dimensionamento de um eixo tubular em material composto por fibra de carbono e matriz de resina epóxi para aplicação em semieixos homocinéticos de um projeto fictício. Com o objetivo de reduzir a massa do sistema e, consequentemente, o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes na atmosfera, projetou-se um cilindro de compósito com fibras orientadas que beneficiam a transmissão de potência por torque. Foram utilizados dados teóricos para a predição das propriedades do material. Um experimento piloto foi realizado para a verificação da resistência e do modo de falha do componente. Conclui-se que, diante das simplificações e hipóteses para materiais ortotrópicos, um tubo produzido com dez camadas reforçadas a ±45°, alternadamente, satisfazem as especificações do projeto, bem como atendem às expectativas de frequência natural do conjunto, viabilizando a aplicação do componente projetado.This study presents the sizing of a composite material tubular shaft of carbon fibers into epoxy resin matrix for constant velocity halfshafts application to a typical project. In order to reduce the system weight and, hence, the fuel consumption and the pollutant gases emission to the atmosphere, a composite cylinder with oriented fibers has been designed to benefit the power transmission by torque. Theoretical parameters have been considered to predict the material properties. A pilot experiment has been done in order to check the component resistance and its failure mode. It is possible to conclude that, regarding the assumptions and anisotropic material hypothesis done, a tube produced with ten reinforced layers with ±45 degrees, alternately, meets the project specifications, as well as the requirements of natural bending frequency, enabling the application of the designed component.application/pdfporEngenharia mecânicaComposite shaftConstant velocity halfshaftsShaft sizingComposite materialDimensionamento de um eixo em compósito de fibra de carbono e resina epóxi para transmissão de potência aplicado a semieixos homocinéticosSizing of a carbon fiber and epoxi resin composite shaft for power transmission applied to constant velocity halfshafts info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2015Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970219.pdf000970219.pdfTexto completoapplication/pdf1255977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127814/1/000970219.pdfd6b2c6121fe9d61d2bc8dcd305861c95MD51TEXT000970219.pdf.txt000970219.pdf.txtExtracted Texttext/plain61448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127814/2/000970219.pdf.txt11f8f1cacbd1418ccc416698cb310a30MD52THUMBNAIL000970219.pdf.jpg000970219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127814/3/000970219.pdf.jpgc26c586d95d6a7023f9e1023d702174aMD5310183/1278142018-10-23 09:19:59.111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:19:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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