Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thoma, Adriana da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bandeira, Larisa da Veiga Vieira, Costa, Luciano Bedin da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131118
Resumo: Neste texto, apresentamos uma experiência de leitura de fotografias realizada por um grupo de professores surdos e ouvintes que atuam na Educação de Surdos. Abordamos as narrativas de suas histórias de vida, exploradas a partir de fotografias dos acervos pessoais dos professores. Para sensibilizar o olhar dos participantes na atividade em que a experiência foi desenvolvida, trabalhamos com a noção de “punctum”, proposta pelo semiólogo francês Roland Barthes no livro A Câmara Clara (1984). De acordo com Barthes, o punctum de uma foto seria uma espécie de acaso que nela punge e fere o olhar. Cada participante foi instigado a olhar e pensar as fotografias dos colegas a partir dessa perspectiva, distante da necessidade de um finalismo ou realismo histórico, mais propensos aos acasos que a própria fotografia instigava. O objetivo de tal metodologia foi provocar novas maneiras de olhar para a história pessoal de cada um e de reconhecer no outro elementos singulares que pudessem deslocar o olhar comum autobiográfico. A leitura de fotografias, a partir dos punctuns, produziu um estranhamento na forma de olhar para a história pessoal de cada um, deslocando o olhar para outros aspectos de suas vidas, para além daqueles que se referem à docência ou à surdez. Esse deslocamento trata-se de uma mudança de olhar que, conforme assinala Nietzsche (1995), produz uma nova perspectiva de vida. E é sobre essa gama de vidas possíveis que este texto se debruça e se propõe a pensar.
id UFRGS-2_924e7682b8ee8ed2e95144bdcdde8022
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131118
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Thoma, Adriana da SilvaBandeira, Larisa da Veiga VieiraCosta, Luciano Bedin da2015-12-15T02:37:48Z20151808-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/131118000975716Neste texto, apresentamos uma experiência de leitura de fotografias realizada por um grupo de professores surdos e ouvintes que atuam na Educação de Surdos. Abordamos as narrativas de suas histórias de vida, exploradas a partir de fotografias dos acervos pessoais dos professores. Para sensibilizar o olhar dos participantes na atividade em que a experiência foi desenvolvida, trabalhamos com a noção de “punctum”, proposta pelo semiólogo francês Roland Barthes no livro A Câmara Clara (1984). De acordo com Barthes, o punctum de uma foto seria uma espécie de acaso que nela punge e fere o olhar. Cada participante foi instigado a olhar e pensar as fotografias dos colegas a partir dessa perspectiva, distante da necessidade de um finalismo ou realismo histórico, mais propensos aos acasos que a própria fotografia instigava. O objetivo de tal metodologia foi provocar novas maneiras de olhar para a história pessoal de cada um e de reconhecer no outro elementos singulares que pudessem deslocar o olhar comum autobiográfico. A leitura de fotografias, a partir dos punctuns, produziu um estranhamento na forma de olhar para a história pessoal de cada um, deslocando o olhar para outros aspectos de suas vidas, para além daqueles que se referem à docência ou à surdez. Esse deslocamento trata-se de uma mudança de olhar que, conforme assinala Nietzsche (1995), produz uma nova perspectiva de vida. E é sobre essa gama de vidas possíveis que este texto se debruça e se propõe a pensar.In this paper, we present an experiment involving photography reading carried out by a group of deaf and hearing teachers that work with Deaf Education. We approach the narratives of their life histories, explored from the teachers’ personal pictures. In order to sensitize the participants’ perception in the activity through which the experiment was developed, we worked with the notion of “punctum” as proposed by the French semiology researcher Roland Barthes in the book Camera Lucida (1984). According to Barthes, the punctum of a picture would be a kind of chance that touches and hurts the act of looking. Each participant was encouraged to look at their co-workers’ pictures and think about them considering that perspective, far from the need of neither a historical realism nor an end, being more subject to chances than the pictures themselves could trigger. The aim of that methodology was to provoque new ways of looking at each participant’s personal history and recognize in the other, singular elements capable of displacing the ordinary autobiographic look. Picture reading from punctuns produced a diferent way of looking at each participant’s personal history, thus displacing the look to other aspects of their lives, beyond those related to teaching or deafness. Such displacement is a change in the way of looking which, as Nietzsche pointed out, produces a new perspective of life. It is on this range of possible lives that this text focuses on and aims to think about.application/pdfporRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 28, n. 53 (set./dez. 2015), p. 607-622SurdoDeficiente da audiçãoNarrativaMemóriaMemories and narrativesTeaching experiencesDeaf educationEducação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de siDeaf education : visual narratives - reinvention of the selfinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975716.pdf000975716.pdfTexto completoapplication/pdf1109268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131118/1/000975716.pdf8e9ffae483cd373ac3e139dae236b66fMD51TEXT000975716.pdf.txt000975716.pdf.txtExtracted Texttext/plain37623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131118/2/000975716.pdf.txt21871cf4145153ec9eaf802ad91048a1MD52THUMBNAIL000975716.pdf.jpg000975716.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131118/3/000975716.pdf.jpgdce855a614716cceb11fe28bb798ae07MD5310183/1311182018-12-19 04:07:06.044189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-19T06:07:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Deaf education : visual narratives - reinvention of the self
title Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
spellingShingle Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
Thoma, Adriana da Silva
Surdo
Deficiente da audição
Narrativa
Memória
Memories and narratives
Teaching experiences
Deaf education
title_short Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
title_full Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
title_fullStr Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
title_full_unstemmed Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
title_sort Educação de surdos : narrativas visuais – reinvenção de si
author Thoma, Adriana da Silva
author_facet Thoma, Adriana da Silva
Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
Costa, Luciano Bedin da
author_role author
author2 Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
Costa, Luciano Bedin da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thoma, Adriana da Silva
Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
Costa, Luciano Bedin da
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
Deficiente da audição
Narrativa
Memória
topic Surdo
Deficiente da audição
Narrativa
Memória
Memories and narratives
Teaching experiences
Deaf education
dc.subject.eng.fl_str_mv Memories and narratives
Teaching experiences
Deaf education
description Neste texto, apresentamos uma experiência de leitura de fotografias realizada por um grupo de professores surdos e ouvintes que atuam na Educação de Surdos. Abordamos as narrativas de suas histórias de vida, exploradas a partir de fotografias dos acervos pessoais dos professores. Para sensibilizar o olhar dos participantes na atividade em que a experiência foi desenvolvida, trabalhamos com a noção de “punctum”, proposta pelo semiólogo francês Roland Barthes no livro A Câmara Clara (1984). De acordo com Barthes, o punctum de uma foto seria uma espécie de acaso que nela punge e fere o olhar. Cada participante foi instigado a olhar e pensar as fotografias dos colegas a partir dessa perspectiva, distante da necessidade de um finalismo ou realismo histórico, mais propensos aos acasos que a própria fotografia instigava. O objetivo de tal metodologia foi provocar novas maneiras de olhar para a história pessoal de cada um e de reconhecer no outro elementos singulares que pudessem deslocar o olhar comum autobiográfico. A leitura de fotografias, a partir dos punctuns, produziu um estranhamento na forma de olhar para a história pessoal de cada um, deslocando o olhar para outros aspectos de suas vidas, para além daqueles que se referem à docência ou à surdez. Esse deslocamento trata-se de uma mudança de olhar que, conforme assinala Nietzsche (1995), produz uma nova perspectiva de vida. E é sobre essa gama de vidas possíveis que este texto se debruça e se propõe a pensar.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T02:37:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131118
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-270X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975716
identifier_str_mv 1808-270X
000975716
url http://hdl.handle.net/10183/131118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 28, n. 53 (set./dez. 2015), p. 607-622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131118/1/000975716.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131118/2/000975716.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131118/3/000975716.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e9ffae483cd373ac3e139dae236b66f
21871cf4145153ec9eaf802ad91048a1
dce855a614716cceb11fe28bb798ae07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224892580888576