Análise espacial de acidentes de trânsito : discussão sobre a segurança viária em Porto Alegre (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwarz, Felipe de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106967
Resumo: Os acidentes de trânsito representam um problema crítico de saúde pública no Brasil, constituindo uma das maiores causas de morte, principalmente entre a população masculina de faixa etária entre 19 a 45 anos. O uso de Sistemas de Informações Geográficas pode contribuir para a implantação de estratégias locais de segurança viária a partir dos reconhecimentos de padrão de ocorrência e sua relação com o espaço geográfico urbano, organizando e facilitando a metodologia de trabalho dos órgãos de gestão e fiscalização da mobilidade. A disposição dos acidentes associada à interpretação da malha viária pode evidenciar pontos críticos de risco para a população. Este trabalho visa aplicar técnicas de geoprocessamento utilizando o banco de dados georreferenciado do cadastro de acidentes de trânsito de Porto Alegre, administrado pelo órgão de fiscalização e planejamento de mobilidade urbana do Município, relacionando os dados de disposição espacial com suas variáveis associadas, incluindo a organização da rede urbana de circulação. O objetivo geral é diagnosticar padrões espaciais de ocorrência de acidentes de trânsito conforme a severidade representada pelo Fator UPS em relação à rede viária de Porto Alegre (RS). Foi constatado que a incidência geral dos acidentes de trânsito, considerando sua severidade, está associada à densificação da malha viária urbana de Porto Alegre, ocorrendo principalmente nas vias arteriais e de maior interesse econômico e social. Outras dinâmicas espaciais de ocorrência foram evidenciadas considerando os tipos de acidentes e veículos envolvidos na análise de escala municipal. Os estudos de caso em pontos localizados revelaram algumas deficiências do planejamento do município quanto à mobilidade urbana e à segurança viária em geral.
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