Análise espacial de acidentes de trânsito : discussão sobre a segurança viária em Porto Alegre (RS)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/106967 |
Resumo: | Os acidentes de trânsito representam um problema crítico de saúde pública no Brasil, constituindo uma das maiores causas de morte, principalmente entre a população masculina de faixa etária entre 19 a 45 anos. O uso de Sistemas de Informações Geográficas pode contribuir para a implantação de estratégias locais de segurança viária a partir dos reconhecimentos de padrão de ocorrência e sua relação com o espaço geográfico urbano, organizando e facilitando a metodologia de trabalho dos órgãos de gestão e fiscalização da mobilidade. A disposição dos acidentes associada à interpretação da malha viária pode evidenciar pontos críticos de risco para a população. Este trabalho visa aplicar técnicas de geoprocessamento utilizando o banco de dados georreferenciado do cadastro de acidentes de trânsito de Porto Alegre, administrado pelo órgão de fiscalização e planejamento de mobilidade urbana do Município, relacionando os dados de disposição espacial com suas variáveis associadas, incluindo a organização da rede urbana de circulação. O objetivo geral é diagnosticar padrões espaciais de ocorrência de acidentes de trânsito conforme a severidade representada pelo Fator UPS em relação à rede viária de Porto Alegre (RS). Foi constatado que a incidência geral dos acidentes de trânsito, considerando sua severidade, está associada à densificação da malha viária urbana de Porto Alegre, ocorrendo principalmente nas vias arteriais e de maior interesse econômico e social. Outras dinâmicas espaciais de ocorrência foram evidenciadas considerando os tipos de acidentes e veículos envolvidos na análise de escala municipal. Os estudos de caso em pontos localizados revelaram algumas deficiências do planejamento do município quanto à mobilidade urbana e à segurança viária em geral. |
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Schwarz, Felipe de SouzaTânia Marques Strohaecker2014-11-15T02:15:44Z2014http://hdl.handle.net/10183/106967000945088Os acidentes de trânsito representam um problema crítico de saúde pública no Brasil, constituindo uma das maiores causas de morte, principalmente entre a população masculina de faixa etária entre 19 a 45 anos. O uso de Sistemas de Informações Geográficas pode contribuir para a implantação de estratégias locais de segurança viária a partir dos reconhecimentos de padrão de ocorrência e sua relação com o espaço geográfico urbano, organizando e facilitando a metodologia de trabalho dos órgãos de gestão e fiscalização da mobilidade. A disposição dos acidentes associada à interpretação da malha viária pode evidenciar pontos críticos de risco para a população. Este trabalho visa aplicar técnicas de geoprocessamento utilizando o banco de dados georreferenciado do cadastro de acidentes de trânsito de Porto Alegre, administrado pelo órgão de fiscalização e planejamento de mobilidade urbana do Município, relacionando os dados de disposição espacial com suas variáveis associadas, incluindo a organização da rede urbana de circulação. O objetivo geral é diagnosticar padrões espaciais de ocorrência de acidentes de trânsito conforme a severidade representada pelo Fator UPS em relação à rede viária de Porto Alegre (RS). Foi constatado que a incidência geral dos acidentes de trânsito, considerando sua severidade, está associada à densificação da malha viária urbana de Porto Alegre, ocorrendo principalmente nas vias arteriais e de maior interesse econômico e social. Outras dinâmicas espaciais de ocorrência foram evidenciadas considerando os tipos de acidentes e veículos envolvidos na análise de escala municipal. Os estudos de caso em pontos localizados revelaram algumas deficiências do planejamento do município quanto à mobilidade urbana e à segurança viária em geral.Traffic accidents represent a critical public health problem in Brazil, constituting one of the major causes of death, especially among the male population aged 19 to 45 years. The use of geographic information systems can contribute to the implementation of local strategies for road safety from the recognition pattern of occurrence and its relationship with the urban geographic space, organizing and facilitating the work methodology of management bodies and supervisory mobility. The provision of accidents associated with the interpretation of the road network can highlight critical points of risk to the population. This paper aims to apply GIS techniques using georeferenced database of the records of traffic accidents in Porto Alegre, administered by the supervisory board and planning for urban mobility in the city, linking the spatial data with their associated variables, including the organization urban network traffic. The main objective is to detect spatial patterns of traffic events and suggest strategies for reducing the number and severity of accidents. It was found that the overall incidence of traffic accidents, considering its severity, is associated with the densification of the urban road network in Porto Alegre, occurring chiefly on arterials and greater economic and social interest. Other spatial dynamics of occurrence were observed considering the types of vehicles involved in accidents and analysis of municipal scale. The case studies at points highlighted some shortcomings in the planning of the municipality as urban mobility and road safety in general.application/pdfporAcidentes de trânsitoSegurança viáriaSistemas de Informação Geográfica (SIG)Car accidentRoad safetyGeographic information systemAnálise espacial de acidentes de trânsito : discussão sobre a segurança viária em Porto Alegre (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945088.pdf000945088.pdfTexto completoapplication/pdf3778553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106967/1/000945088.pdf39a2a8ab4e219ab97d0513ca230ce120MD51TEXT000945088.pdf.txt000945088.pdf.txtExtracted Texttext/plain212015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106967/2/000945088.pdf.txtf4f5f36f4673ce35e1b427398f57936cMD52THUMBNAIL000945088.pdf.jpg000945088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106967/3/000945088.pdf.jpg34534b75c637ea45f20d3dfea893d8faMD5310183/1069672022-10-27 04:52:33.352611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106967Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-10-27T07:52:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Os acidentes de trânsito representam um problema crítico de saúde pública no Brasil, constituindo uma das maiores causas de morte, principalmente entre a população masculina de faixa etária entre 19 a 45 anos. O uso de Sistemas de Informações Geográficas pode contribuir para a implantação de estratégias locais de segurança viária a partir dos reconhecimentos de padrão de ocorrência e sua relação com o espaço geográfico urbano, organizando e facilitando a metodologia de trabalho dos órgãos de gestão e fiscalização da mobilidade. A disposição dos acidentes associada à interpretação da malha viária pode evidenciar pontos críticos de risco para a população. Este trabalho visa aplicar técnicas de geoprocessamento utilizando o banco de dados georreferenciado do cadastro de acidentes de trânsito de Porto Alegre, administrado pelo órgão de fiscalização e planejamento de mobilidade urbana do Município, relacionando os dados de disposição espacial com suas variáveis associadas, incluindo a organização da rede urbana de circulação. O objetivo geral é diagnosticar padrões espaciais de ocorrência de acidentes de trânsito conforme a severidade representada pelo Fator UPS em relação à rede viária de Porto Alegre (RS). Foi constatado que a incidência geral dos acidentes de trânsito, considerando sua severidade, está associada à densificação da malha viária urbana de Porto Alegre, ocorrendo principalmente nas vias arteriais e de maior interesse econômico e social. Outras dinâmicas espaciais de ocorrência foram evidenciadas considerando os tipos de acidentes e veículos envolvidos na análise de escala municipal. Os estudos de caso em pontos localizados revelaram algumas deficiências do planejamento do município quanto à mobilidade urbana e à segurança viária em geral. |
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