Uma análise da gestão de desempenho por competências à luz do balanced scorecard na agência do Banco X de Lavras do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Michel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36738
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção dos funcionários da agência do Banco X de Lavras do Sul acerca da aplicação do modelo de gestão de desempenho por competências. O interesse na construção do trabalho decorre da necessidade e dependência de indicadores de desempenho na agência para garantir a evolução contínua em moldes definidos pela própria organização. A avaliação de desempenho vem sendo utilizada formalmente pela organização do Banco X há mais de 40 anos. O novo modelo tornou o processo mais democrático, possibilitando uma maior participação dos funcionários estimulando o autodesenvolvimento dos funcionários ao integrar opções de capacitação com temas vinculados às competências avaliadas. A GDC integra num único modelo a Gestão por Competências e a Avaliação de desempenho por Múltiplas Fontes e o Balanced Scorecard (BSC). O BSC juntamente com o planejamento estratégico complementa a base da literatura referenciada. A abordagem utilizada foi o estudo de caso realizado mediante dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados em pesquisa de campo na qual se utilizou um questionário composto por dez assertivas. Os dados secundários foram coletados em livros, artigos, publicações, documentos, internet e no banco de dados da própria organização bancária. O questionário derivou da revisão da literatura sobre o assunto e da identificação de problemas na implantação da GDC na agência do Banco X de Lavras do Sul. De modo geral, os funcionários manifestaram percepções negativas quanto ao sistema de avaliação de desempenho aplicado na agência, contudo positivas quanto ao planejamento estratégico.
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