Performance : uma análise sobre a caracterização visual do intérprete
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225553 |
Resumo: | Este artigo trata do estudo sobre a Caracterização Visual do Intérprete (CVI) em per-formances e busca a compreensão de sua importância e colaboração na construção da cena. A pesquisa apresenta uma breve conceituação sobre a performance e suas linguagens diferenciadas no teatro e nas artes visuais, e também sobre a expressão “Caracterização Visual do Intérprete”, analisando o porquê da escolha deste termo, e seus significados. Com o objetivo de entender a influência que a Caracterização Vi-sual do Intérprete tem na construção narrativa de um personagem / persona, foram escolhidos dois artistas da cidade de Porto Alegre como estudo de caso: Francesco D’Avila e Karina Signori. A metodologia adotada para compreender o processo de criação de cada um foi a aplicação de um questionário, análises de imagens fotográ-ficas e videográficas sobre trabalhos realizados, e por fim, entrevistas mais pontuais sobre tópicos específicos, para ampliar o entendimento. Por meio da observação das escolhas de trajes, maquiagens, penteados e acessórios, suas formas, texturas, cores e sonoridades, buscou-se compreender as criações das suas caracterizações visuais e qual / quais a(s) influência(s) que os materiais escolhidos exerceram nas suas apresentações artísticas. A abordagem neste artigo também precisou ir além, já que foram escolhidos dois profissionais com linguagens artísticas muito diferentes em seus formatos de concepção e proposições cênicas, porém com similaridades nas coerentes representações visuais que auxiliam nos seus discursos sobre sus-tentabilidade, evidenciados na materialidade das escolhas por elementos reciclados ou reaproveitados, como garrafas PET, sacos de batata, lacres de latas de alumínio, entre outros. |
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Ourique, Giovana de Castro MenezesRocha, Rosane Muniz2021-08-11T04:48:34Z2021http://hdl.handle.net/10183/225553001129897Este artigo trata do estudo sobre a Caracterização Visual do Intérprete (CVI) em per-formances e busca a compreensão de sua importância e colaboração na construção da cena. A pesquisa apresenta uma breve conceituação sobre a performance e suas linguagens diferenciadas no teatro e nas artes visuais, e também sobre a expressão “Caracterização Visual do Intérprete”, analisando o porquê da escolha deste termo, e seus significados. Com o objetivo de entender a influência que a Caracterização Vi-sual do Intérprete tem na construção narrativa de um personagem / persona, foram escolhidos dois artistas da cidade de Porto Alegre como estudo de caso: Francesco D’Avila e Karina Signori. A metodologia adotada para compreender o processo de criação de cada um foi a aplicação de um questionário, análises de imagens fotográ-ficas e videográficas sobre trabalhos realizados, e por fim, entrevistas mais pontuais sobre tópicos específicos, para ampliar o entendimento. Por meio da observação das escolhas de trajes, maquiagens, penteados e acessórios, suas formas, texturas, cores e sonoridades, buscou-se compreender as criações das suas caracterizações visuais e qual / quais a(s) influência(s) que os materiais escolhidos exerceram nas suas apresentações artísticas. A abordagem neste artigo também precisou ir além, já que foram escolhidos dois profissionais com linguagens artísticas muito diferentes em seus formatos de concepção e proposições cênicas, porém com similaridades nas coerentes representações visuais que auxiliam nos seus discursos sobre sus-tentabilidade, evidenciados na materialidade das escolhas por elementos reciclados ou reaproveitados, como garrafas PET, sacos de batata, lacres de latas de alumínio, entre outros.This article seeks to develop a study on the Visual Characterization of the Interpreter (Performer’s Appearance) in performances and the understanding of its importance and collaboration in the con-struction of the scene. The research presents a brief conceptualization about the performance and its differentiated languages in theater and in the visual arts, and also about the expression “Visual Char-acterization of the Interpreter”, analyzing the reason for the choice of this term, and its meanings. In or-der to understand the influence that the Visual Characterization of the Interpreter has on the narrative construction of a character / performer, two artists from the city of Porto Alegre were chosen as a case study: Francesco D’Avila and Karina Signori. The methodology adopted to understand the crea-tion process of each one was the application of a questionnaire, analysis of photographic and videographic images about works carried out, and finally, more specific interviews on specific topics, to broaden the understanding. Through the observation of the choice of costumes, makeup, hairstyles and accessories, their shapes, textures, colors and sounds, we sought to understand the creations of their visual characterizations and which influ-ence (s) that the chosen materials exercised in their artistic presentations. The ap-proach in this article also needed to go further, since two professionals were chosen with artistic languages very different in their conception formats and scenic proposi-tions, but with similarities in the coherent visual representations that assist in their speeches on sustainability, evidenced in the materiality of the choices by recycled or reused elements, such as PET bottles, potato bags, aluminum can seals, among others.application/pdfporDesign cenográficoCenografiaCaracterização Visual do Intérprete (CVI)FigurinoCostume designPerformanceVisual Characterization of the InterpreterScenographic designPerformance : uma análise sobre a caracterização visual do intérpreteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Design Cenográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129897.pdf.txt001129897.pdf.txtExtracted Texttext/plain49818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225553/2/001129897.pdf.txt499ac3db44fe7852ab3b1692c2cac931MD52ORIGINAL001129897.pdfTexto completoapplication/pdf1564024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225553/1/001129897.pdf07f891eeaba2e3a2368ab76e6af26754MD5110183/2255532021-08-18 04:47:14.571814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:47:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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