Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/168835 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a Resolução de Problemas pode auxiliar no ensino de funções afim. Essa proposta de trabalho foi motivada pela minha curiosidade em compreender porque é complicado propor, interpretar e resolver problemas em sala de aula. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2016, com uma turma do primeiro ano do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto extraclasse e atuação em aulas no período regular. Os problemas propostos e analisados foram retirados em sua maioria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com ajuda do roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, o intuito da pesquisa foi verificar como ocorre o entendimento do conteúdo seguindo passos para resolver problemas. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e se baseia nos trabalhos de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e outros autores que pesquisam sobre a Resolução de Problemas. |
id |
UFRGS-2_93191803ccc5866e8f725d758a8e8993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168835 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piegas, Janaina ZortéaSant'Ana, Marilaine de Fraga2017-09-26T02:26:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/168835001047834Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a Resolução de Problemas pode auxiliar no ensino de funções afim. Essa proposta de trabalho foi motivada pela minha curiosidade em compreender porque é complicado propor, interpretar e resolver problemas em sala de aula. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2016, com uma turma do primeiro ano do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto extraclasse e atuação em aulas no período regular. Os problemas propostos e analisados foram retirados em sua maioria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com ajuda do roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, o intuito da pesquisa foi verificar como ocorre o entendimento do conteúdo seguindo passos para resolver problemas. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e se baseia nos trabalhos de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e outros autores que pesquisam sobre a Resolução de Problemas.This Course Completion Work aims to analyze how Problem Solving can help in teaching linear functions. This work proposal was motivated by my curiosity to understand why it is complicated to propose, interpret and solve problems in the classroom. The data collection was carried out in the academic year of 2016, with a class of the first year of the high school of the public network of Porto Alegre, through an extraclass project and performance in classes in the regular period. The problems proposed and analyzed were mostly removed from the National High School Examination (ENEM). With the help of the GTERP (Problem Solving Studies Working Group), the purpose of the research was to verify how the understanding of content occurs by following steps to solve problems. The analysis of the research was done through the Case Study, and is based on the works of George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic and other authors who research on Problem Solving.application/pdfporResolução de problemasENEMFuncoesProblem SolvingLinear functionResolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047834.pdf001047834.pdfTexto completoapplication/pdf1850532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168835/1/001047834.pdff8d58bbe403dcf3b00c740b36dd8bacbMD51TEXT001047834.pdf.txt001047834.pdf.txtExtracted Texttext/plain85487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168835/2/001047834.pdf.txt3079ce5236cec20ba2690dd5c0708a7bMD52THUMBNAIL001047834.pdf.jpg001047834.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168835/3/001047834.pdf.jpg34c4443844962eea5a2c4646068d7a5eMD5310183/1688352018-10-29 07:42:03.949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168835Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:42:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim |
title |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim |
spellingShingle |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim Piegas, Janaina Zortéa Resolução de problemas ENEM Funcoes Problem Solving Linear function |
title_short |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim |
title_full |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim |
title_fullStr |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim |
title_sort |
Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim |
author |
Piegas, Janaina Zortéa |
author_facet |
Piegas, Janaina Zortéa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piegas, Janaina Zortéa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas ENEM Funcoes |
topic |
Resolução de problemas ENEM Funcoes Problem Solving Linear function |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem Solving Linear function |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a Resolução de Problemas pode auxiliar no ensino de funções afim. Essa proposta de trabalho foi motivada pela minha curiosidade em compreender porque é complicado propor, interpretar e resolver problemas em sala de aula. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2016, com uma turma do primeiro ano do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto extraclasse e atuação em aulas no período regular. Os problemas propostos e analisados foram retirados em sua maioria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com ajuda do roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, o intuito da pesquisa foi verificar como ocorre o entendimento do conteúdo seguindo passos para resolver problemas. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e se baseia nos trabalhos de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e outros autores que pesquisam sobre a Resolução de Problemas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T02:26:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/168835 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001047834 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/168835 |
identifier_str_mv |
001047834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168835/1/001047834.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168835/2/001047834.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168835/3/001047834.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8d58bbe403dcf3b00c740b36dd8bacb 3079ce5236cec20ba2690dd5c0708a7b 34c4443844962eea5a2c4646068d7a5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447203483746304 |