O que as professoras fazem com a política? interpretações críticas, feministas e antirracistas de uma política de formação continuada
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252685 |
Resumo: | Desde uma perspectiva crítica e feminista dos es-tudos educacionais, este artigo analisa um projeto educacional desenvolvido por meio de uma política de formação continuada. Dos três contextos do Ciclo de Políticas, dedicamo-nos a estudar o contexto da prática, uma vez que é nele em que a política passa a ser interpretada e recriada por diferentes sujeitos ou instituições. Na política Saberes em Diálogo, da Rede Municipal de Ensino de Canoas, RS, em par-ceria com a Universidade La Salle, identificamos um grupo de professoras desenvolvendo um projeto interdisciplinar de educação crítica, feminista e an-tirracista. A partir da ferramenta teórico-metodoló-gica da análise relacional, documentamos e anali-samos o projeto “Estrelas Além do Tempo” a partir de suas características como prática transformado-ra e de sua manifestação como reflexo dos princí-pios de horizontalidade e flexibilidade da política |
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Dalmaso-Junqueira, BrunaJohann, Rubia TaísGandin, Luis Armando2022-12-14T04:55:10Z20222316-3828http://hdl.handle.net/10183/252685001155593Desde uma perspectiva crítica e feminista dos es-tudos educacionais, este artigo analisa um projeto educacional desenvolvido por meio de uma política de formação continuada. Dos três contextos do Ciclo de Políticas, dedicamo-nos a estudar o contexto da prática, uma vez que é nele em que a política passa a ser interpretada e recriada por diferentes sujeitos ou instituições. Na política Saberes em Diálogo, da Rede Municipal de Ensino de Canoas, RS, em par-ceria com a Universidade La Salle, identificamos um grupo de professoras desenvolvendo um projeto interdisciplinar de educação crítica, feminista e an-tirracista. A partir da ferramenta teórico-metodoló-gica da análise relacional, documentamos e anali-samos o projeto “Estrelas Além do Tempo” a partir de suas características como prática transformado-ra e de sua manifestação como reflexo dos princí-pios de horizontalidade e flexibilidade da políticaFrom a critical and feminist perspective of educational studies, this article analyzes an educatio-nal project developed through an in-service education policy. Out of the three contexts of the Policy Cycle, we focused on the context of practice, since it is in this context that the policy is interpreted and recreated by different subjects or institutions. In the Saberes em Diálogo (Knowledge in Dia-logue) policy, an initiative from the Municipal Education Secretariat of Canoas, RS, in partnership with La Salle University, we identified a group of teachers developing an interdisciplinary project of critical, feminist and anti-racist education. Using the theoretical-methodological tool of relational analysis, we documented and analyzed the project “Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures) and its characteristics as a transforming practice and its manifestation as a reflection of the principles of horizontality and flexibility of the policy.Desde una perspectiva crítica y feminista de los estudios educativos, este artículo analiza un proyecto educativo desarrollado a través de una política de educación permanente. De los tres contextos del Ciclo de la Política, nos dedicamos a estudiar el contexto de la práctica, ya que es en este contexto donde la política es interpretada y recreada por diferentes sujetos o instituciones. En la política Sa-beres en Diálogo, de la Red Municipal de Educación de Canoas, RS, en alianza con la Universidad La Salle, identificamos un grupo de docentes desarrollando un proyecto interdisciplinario de educación crítica, feminista y antirracista. A partir de la herramienta teórico-metodológica del análisis relacio-nal, documentamos y analizamos el proyecto “Estrelas Além do Tempo” desde sus características como práctica transformadora y su manifestación como reflejo de los principios de horizontalidad y flexibilidad de la política.application/pdfporInterfaces científicas : educação. Aracaju, SE. Vol. 10, n.3 (2022), p. [58-74]Educação críticaFeminismoFormação de professoresEducação continuadaPolicy cicleCritical educationFeminist educationIn-service education policyRelational analysisCiclo de políticasEducación críticaEducación feministaPolítica de formación continuaAnálisis relacionalO que as professoras fazem com a política? interpretações críticas, feministas e antirracistas de uma política de formação continuadaWhat do teachers do with policies? critical, feminist and antiracist interpretations of an in-service training policy¿Qué hacen las docentes con la política? interpretaciones críticas, feministas y antirracistas de una política de educación continuainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155593.pdf.txt001155593.pdf.txtExtracted Texttext/plain63020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252685/2/001155593.pdf.txtc1829783b0868b610411d5453bcce93bMD52ORIGINAL001155593.pdfTexto completoapplication/pdf752100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252685/1/001155593.pdf3854ca3d2d57721fd26a1515db598a49MD5110183/2526852022-12-15 05:50:12.331272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252685Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-15T07:50:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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