O conceito de coping : uma revisão teórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23114 |
Resumo: | O conceito de coping tem sido descrito como o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas ou estressantes. O presente artigo apresenta os modelos de coping de Folkman e Lazarus, e de Rudolph, Denning e Weisz, bem como suas diferentes posições teóricas e metodológicas. As definições de estilos e estratégias de coping, sua eficácia e possíveis relações com traços de personalidade são discutidas. É salientada a necessidade de uma teoria de stress-coping específica para crianças, tendo em vista as mudanças cognitivas que ocorrem no curso de seu desenvolvimento. Este artigo apresenta também questões controversas sobre o tema e aponta a necessidade de pesquisas sobre coping no Brasil, para auxiliar na compreensão e desenvolvimento deste conceito. |
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Antoniazzi, Adriane ScomazzonDell'Aglio, Debora DalboscoBandeira, Denise Ruschel2010-06-01T04:17:47Z19981413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/23114000228218O conceito de coping tem sido descrito como o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas ou estressantes. O presente artigo apresenta os modelos de coping de Folkman e Lazarus, e de Rudolph, Denning e Weisz, bem como suas diferentes posições teóricas e metodológicas. As definições de estilos e estratégias de coping, sua eficácia e possíveis relações com traços de personalidade são discutidas. É salientada a necessidade de uma teoria de stress-coping específica para crianças, tendo em vista as mudanças cognitivas que ocorrem no curso de seu desenvolvimento. Este artigo apresenta também questões controversas sobre o tema e aponta a necessidade de pesquisas sobre coping no Brasil, para auxiliar na compreensão e desenvolvimento deste conceito.The concept of coping has been described as the set of strategies utilized by individuals in order to adapt themselves to adverse or stressful events. This review presents two process models of coping: one by Folkman and Lazarus, and the other by Rudolfh, Denning and Weisz, as well as their different theoretical and methodological assumptions. The definitions of styles and strategies of coping, their effectiveness and possible consisrelationships to personality traits are discussed. The need for a theory of stress-coping specific for children is emphasized, due to the cognitive changes which occur along their development. Controversial issues about the subject are discussed and the need for research in Brazil about coping is pointed. This procedure would be helpful for the understanding and development of this concept.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 3, n. 2 (jul./dez. 1998), p. 273-294EnfrentamentoEstresseCopingStressCoping strategiesCoping stylesO conceito de coping : uma revisão teóricaThe concept of coping: A theoretical review info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000228218.pdf000228218.pdfTexto completoapplication/pdf494514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23114/1/000228218.pdf5055a4adf88a386b562653c20c66daaaMD51TEXT000228218.pdf.txt000228218.pdf.txtExtracted Texttext/plain45169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23114/2/000228218.pdf.txtd3e0ac43ceb23fb4a2bc140616b77a6cMD52THUMBNAIL000228218.pdf.jpg000228218.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23114/3/000228218.pdf.jpg0238f86df723511dd53b4181169fd4b6MD5310183/231142018-10-18 07:22:39.285oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:22:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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