Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Adriana da Cunha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149537
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola.
id UFRGS-2_936b1e27b60daa2ff79aefd1a4f66d9c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149537
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Adriana da CunhaSilva, Rosimeri Aquino da2016-11-10T02:19:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/149537001005689Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola.This study aims to understand how representations of students in everyday school life, expressed by teachers, are linked to a labeling process. This study was performed taking into account a particular school context and their social relations in which the behavior of students while class is labeled between good class and bad class. And it seeks to analyze how this label might influence the teacher-student relationship. And from this perspective it is possible to escape these labels through other representations, realizing and seeing the class beyond the label assigned to it. The research is theoretically based on contemporary studies of the educational field, as well as in Howard Becker of Sociology about the deviation and identities investigating the relationships between students and school.application/pdfporBecker, Howard Saul, 1928-Relação aluno-professorRepresentação socialEscolaPsicologia socialEstereótiposSociologiaStudentSchoolTeachersRepresentationLabelDa relação professor-aluno : a má turma e a boa turmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005689.pdf001005689.pdfTexto completoapplication/pdf476595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/1/001005689.pdf291aac4531be2de8a52772aeadad2389MD51TEXT001005689.pdf.txt001005689.pdf.txtExtracted Texttext/plain101511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/2/001005689.pdf.txt249d9296a5865126dd7d564b791cb9dfMD52THUMBNAIL001005689.pdf.jpg001005689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/3/001005689.pdf.jpg1f789ea58d61a81b4d3071deeadac3d8MD5310183/1495372018-10-29 09:21:06.551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149537Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:21:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
title Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
spellingShingle Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
Soares, Adriana da Cunha
Becker, Howard Saul, 1928-
Relação aluno-professor
Representação social
Escola
Psicologia social
Estereótipos
Sociologia
Student
School
Teachers
Representation
Label
title_short Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
title_full Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
title_fullStr Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
title_full_unstemmed Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
title_sort Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
author Soares, Adriana da Cunha
author_facet Soares, Adriana da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Adriana da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Becker, Howard Saul, 1928-
Relação aluno-professor
Representação social
Escola
Psicologia social
Estereótipos
Sociologia
topic Becker, Howard Saul, 1928-
Relação aluno-professor
Representação social
Escola
Psicologia social
Estereótipos
Sociologia
Student
School
Teachers
Representation
Label
dc.subject.eng.fl_str_mv Student
School
Teachers
Representation
Label
description Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-10T02:19:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149537
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005689
url http://hdl.handle.net/10183/149537
identifier_str_mv 001005689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/1/001005689.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/2/001005689.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/3/001005689.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 291aac4531be2de8a52772aeadad2389
249d9296a5865126dd7d564b791cb9df
1f789ea58d61a81b4d3071deeadac3d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224519897055232