Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149537 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola. |
id |
UFRGS-2_936b1e27b60daa2ff79aefd1a4f66d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149537 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Adriana da CunhaSilva, Rosimeri Aquino da2016-11-10T02:19:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/149537001005689Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola.This study aims to understand how representations of students in everyday school life, expressed by teachers, are linked to a labeling process. This study was performed taking into account a particular school context and their social relations in which the behavior of students while class is labeled between good class and bad class. And it seeks to analyze how this label might influence the teacher-student relationship. And from this perspective it is possible to escape these labels through other representations, realizing and seeing the class beyond the label assigned to it. The research is theoretically based on contemporary studies of the educational field, as well as in Howard Becker of Sociology about the deviation and identities investigating the relationships between students and school.application/pdfporBecker, Howard Saul, 1928-Relação aluno-professorRepresentação socialEscolaPsicologia socialEstereótiposSociologiaStudentSchoolTeachersRepresentationLabelDa relação professor-aluno : a má turma e a boa turmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005689.pdf001005689.pdfTexto completoapplication/pdf476595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/1/001005689.pdf291aac4531be2de8a52772aeadad2389MD51TEXT001005689.pdf.txt001005689.pdf.txtExtracted Texttext/plain101511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/2/001005689.pdf.txt249d9296a5865126dd7d564b791cb9dfMD52THUMBNAIL001005689.pdf.jpg001005689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/3/001005689.pdf.jpg1f789ea58d61a81b4d3071deeadac3d8MD5310183/1495372018-10-29 09:21:06.551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149537Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:21:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma |
title |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma |
spellingShingle |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma Soares, Adriana da Cunha Becker, Howard Saul, 1928- Relação aluno-professor Representação social Escola Psicologia social Estereótipos Sociologia Student School Teachers Representation Label |
title_short |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma |
title_full |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma |
title_fullStr |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma |
title_full_unstemmed |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma |
title_sort |
Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma |
author |
Soares, Adriana da Cunha |
author_facet |
Soares, Adriana da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Adriana da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Becker, Howard Saul, 1928- Relação aluno-professor Representação social Escola Psicologia social Estereótipos Sociologia |
topic |
Becker, Howard Saul, 1928- Relação aluno-professor Representação social Escola Psicologia social Estereótipos Sociologia Student School Teachers Representation Label |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student School Teachers Representation Label |
description |
Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-10T02:19:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149537 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005689 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149537 |
identifier_str_mv |
001005689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/1/001005689.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/2/001005689.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149537/3/001005689.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
291aac4531be2de8a52772aeadad2389 249d9296a5865126dd7d564b791cb9df 1f789ea58d61a81b4d3071deeadac3d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224519897055232 |