Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, José Guilherme Benetti
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27988
Resumo: Este trabalho tem a intenção de apontar o desenvolvimento da noção de Presença. Aqui, ela precisa ser entendida num sentido amplo, que ultrapassa a noção de presença cênica, ou seja, a presença do corpo físico. Tentarei, através da limitação natural de um trabalho escrito e da minha própria, desenvolver a noção de Presença no mundo, em nosso cotidiano. Como num exercício lúdico, farei uso da liberdade ao oferecer caminhos possíveis, ao fazer observações, ao colar aforismos, ao tecer comentários, todos que convirjam para a noção de que, se estamos realmente Presentes no mundo, assim como ficamos quando somos submetidos a certos exercícios físicos em teatro, estamos livres. Essa observação vai ser aprofundada em dois casos específicos neste trabalho: a Vila do Chocolatão, comunidade localizada no Centro de Porto Alegre; e a Escola Caminho do Meio, localizada em uma comunidade de Viamão. Em ambos os locais, foram realizadas atividades de teatro. Procurei obser - var as experiências nestes ambientes para refletir se, na condição de seres livres, somos capazes de direcionar nossas mentes e transformar a realidade à nossa volta. Somos mesmo capazes de dirigir nossa própria peça, escrever nossa própria dramaturgia? No processo de educação, torna-se fundamental a construção de sujeitos livres e autônomos, pois são eles que vão não apenas fazer o seu próprio mundo, mas moldar o mundo em que vivemos e vamos continuar vivendo, geração após geração. Para Boal, estamos fazendo teatro o tempo todo. Porém, o sujeito que apenas age no mundo, faz teatro sem notar. Feliz será o sujeito que, mergulhado nessa liberdade natural, age no mundo. Ele já está fazendo teatro de maneira Presente, porque livre.
id UFRGS-2_937a6943dc79ef49fcec2c9585ae19f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27988
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcon, José Guilherme BenettiGil, Joao Pedro Alcântara2011-03-10T05:59:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/27988000768316Este trabalho tem a intenção de apontar o desenvolvimento da noção de Presença. Aqui, ela precisa ser entendida num sentido amplo, que ultrapassa a noção de presença cênica, ou seja, a presença do corpo físico. Tentarei, através da limitação natural de um trabalho escrito e da minha própria, desenvolver a noção de Presença no mundo, em nosso cotidiano. Como num exercício lúdico, farei uso da liberdade ao oferecer caminhos possíveis, ao fazer observações, ao colar aforismos, ao tecer comentários, todos que convirjam para a noção de que, se estamos realmente Presentes no mundo, assim como ficamos quando somos submetidos a certos exercícios físicos em teatro, estamos livres. Essa observação vai ser aprofundada em dois casos específicos neste trabalho: a Vila do Chocolatão, comunidade localizada no Centro de Porto Alegre; e a Escola Caminho do Meio, localizada em uma comunidade de Viamão. Em ambos os locais, foram realizadas atividades de teatro. Procurei obser - var as experiências nestes ambientes para refletir se, na condição de seres livres, somos capazes de direcionar nossas mentes e transformar a realidade à nossa volta. Somos mesmo capazes de dirigir nossa própria peça, escrever nossa própria dramaturgia? No processo de educação, torna-se fundamental a construção de sujeitos livres e autônomos, pois são eles que vão não apenas fazer o seu próprio mundo, mas moldar o mundo em que vivemos e vamos continuar vivendo, geração após geração. Para Boal, estamos fazendo teatro o tempo todo. Porém, o sujeito que apenas age no mundo, faz teatro sem notar. Feliz será o sujeito que, mergulhado nessa liberdade natural, age no mundo. Ele já está fazendo teatro de maneira Presente, porque livre.application/pdfporTeatroBrincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2010Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768316.pdf.txt000768316.pdf.txtExtracted Texttext/plain187227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27988/2/000768316.pdf.txtff72e4d793c6e368a2ff592619a7d2e9MD52ORIGINAL000768316.pdf000768316.pdfTexto completoapplication/pdf878896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27988/1/000768316.pdf821bb7f54ca80a68c3c1a4cc5c210da1MD51THUMBNAIL000768316.pdf.jpg000768316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27988/3/000768316.pdf.jpgca365069ffff9d6584cb27fc7974fe81MD5310183/279882018-10-09 08:40:12.318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27988Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:40:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
title Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
spellingShingle Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
Marcon, José Guilherme Benetti
Teatro
title_short Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
title_full Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
title_fullStr Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
title_full_unstemmed Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
title_sort Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
author Marcon, José Guilherme Benetti
author_facet Marcon, José Guilherme Benetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, José Guilherme Benetti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Joao Pedro Alcântara
contributor_str_mv Gil, Joao Pedro Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
topic Teatro
description Este trabalho tem a intenção de apontar o desenvolvimento da noção de Presença. Aqui, ela precisa ser entendida num sentido amplo, que ultrapassa a noção de presença cênica, ou seja, a presença do corpo físico. Tentarei, através da limitação natural de um trabalho escrito e da minha própria, desenvolver a noção de Presença no mundo, em nosso cotidiano. Como num exercício lúdico, farei uso da liberdade ao oferecer caminhos possíveis, ao fazer observações, ao colar aforismos, ao tecer comentários, todos que convirjam para a noção de que, se estamos realmente Presentes no mundo, assim como ficamos quando somos submetidos a certos exercícios físicos em teatro, estamos livres. Essa observação vai ser aprofundada em dois casos específicos neste trabalho: a Vila do Chocolatão, comunidade localizada no Centro de Porto Alegre; e a Escola Caminho do Meio, localizada em uma comunidade de Viamão. Em ambos os locais, foram realizadas atividades de teatro. Procurei obser - var as experiências nestes ambientes para refletir se, na condição de seres livres, somos capazes de direcionar nossas mentes e transformar a realidade à nossa volta. Somos mesmo capazes de dirigir nossa própria peça, escrever nossa própria dramaturgia? No processo de educação, torna-se fundamental a construção de sujeitos livres e autônomos, pois são eles que vão não apenas fazer o seu próprio mundo, mas moldar o mundo em que vivemos e vamos continuar vivendo, geração após geração. Para Boal, estamos fazendo teatro o tempo todo. Porém, o sujeito que apenas age no mundo, faz teatro sem notar. Feliz será o sujeito que, mergulhado nessa liberdade natural, age no mundo. Ele já está fazendo teatro de maneira Presente, porque livre.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-10T05:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27988
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768316
url http://hdl.handle.net/10183/27988
identifier_str_mv 000768316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27988/2/000768316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27988/1/000768316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27988/3/000768316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff72e4d793c6e368a2ff592619a7d2e9
821bb7f54ca80a68c3c1a4cc5c210da1
ca365069ffff9d6584cb27fc7974fe81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447053662158848