As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104465 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados da pesquisa que tem como referenciais os estudos de gênero e da sexualidade aplicados ao contexto da publicidade brasileira. A temática aborda as representações das homossexualidades em anúncios publicitários televisivos transmitidos na televisão aberta brasileira, entre os anos de 2008 e 2012. Nesse recorte diacrônico, interessa identificar como o texto publicitário irradiado em mídia massiva aborda as homossexualidades, delineando o que vem sendo apresentado através das estratégias utilizadas entre representações estereotipadas e desconstrucionistas. As possibilidades de representações permitem identificar as relações de poder imbricadas nesse tema, as quais também refletem a postura de anunciantes e agências de publicidade. |
id |
UFRGS-2_9392707fa82693269185dbbb530e94d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104465 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, André IribureZanin, Veruska Gallina2014-10-11T02:11:39Z20141677-0943http://hdl.handle.net/10183/104465000922409Este texto apresenta resultados da pesquisa que tem como referenciais os estudos de gênero e da sexualidade aplicados ao contexto da publicidade brasileira. A temática aborda as representações das homossexualidades em anúncios publicitários televisivos transmitidos na televisão aberta brasileira, entre os anos de 2008 e 2012. Nesse recorte diacrônico, interessa identificar como o texto publicitário irradiado em mídia massiva aborda as homossexualidades, delineando o que vem sendo apresentado através das estratégias utilizadas entre representações estereotipadas e desconstrucionistas. As possibilidades de representações permitem identificar as relações de poder imbricadas nesse tema, as quais também refletem a postura de anunciantes e agências de publicidade.This text presents the results of a research which has as referential gender and sexuality studies applied to Brazilian advertising context. The issue approaches the homosexualities representations in TV advertisements presented in Brazilian broadcasting TV, between the years 2008 and 2012. In this diachronic cutting, identifying how the advertising text broadcasted in massive media approaches homosexualities is what interests, outlining what has being presented through the used strategies among stereotyped and deconstructionist representations. Representations possibilities allow identify the power relations tangled with this issue, which also reflect the posture of announcers and advertising agencies.application/pdfporConexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 13, n. 25 (jan./jun. 2014), p. 99-119PropagandaPublicidadeHomossexualidadeAdvertisementGenderHomosexualitiesRepresentationsAs representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012Homosexualities representations in broadcasting TV advertisements between the years of 2008 and 2012 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922409.pdf000922409.pdfTexto completoapplication/pdf734864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104465/1/000922409.pdfb51f05b7fbb9ed6a89a62f968c9b51e5MD51TEXT000922409.pdf.txt000922409.pdf.txtExtracted Texttext/plain52232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104465/2/000922409.pdf.txt6d206911d81d6f2df086fec663275b16MD52THUMBNAIL000922409.pdf.jpg000922409.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104465/3/000922409.pdf.jpg0b8ac27d4554597f504f477492ae2402MD5310183/1044652018-10-09 09:00:41.311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104465Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:00:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Homosexualities representations in broadcasting TV advertisements between the years of 2008 and 2012 |
title |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 |
spellingShingle |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 Rodrigues, André Iribure Propaganda Publicidade Homossexualidade Advertisement Gender Homosexualities Representations |
title_short |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 |
title_full |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 |
title_fullStr |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 |
title_full_unstemmed |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 |
title_sort |
As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012 |
author |
Rodrigues, André Iribure |
author_facet |
Rodrigues, André Iribure Zanin, Veruska Gallina |
author_role |
author |
author2 |
Zanin, Veruska Gallina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure Zanin, Veruska Gallina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Publicidade Homossexualidade |
topic |
Propaganda Publicidade Homossexualidade Advertisement Gender Homosexualities Representations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertisement Gender Homosexualities Representations |
description |
Este texto apresenta resultados da pesquisa que tem como referenciais os estudos de gênero e da sexualidade aplicados ao contexto da publicidade brasileira. A temática aborda as representações das homossexualidades em anúncios publicitários televisivos transmitidos na televisão aberta brasileira, entre os anos de 2008 e 2012. Nesse recorte diacrônico, interessa identificar como o texto publicitário irradiado em mídia massiva aborda as homossexualidades, delineando o que vem sendo apresentado através das estratégias utilizadas entre representações estereotipadas e desconstrucionistas. As possibilidades de representações permitem identificar as relações de poder imbricadas nesse tema, as quais também refletem a postura de anunciantes e agências de publicidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-11T02:11:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104465 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-0943 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922409 |
identifier_str_mv |
1677-0943 000922409 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Conexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 13, n. 25 (jan./jun. 2014), p. 99-119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104465/1/000922409.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104465/2/000922409.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104465/3/000922409.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b51f05b7fbb9ed6a89a62f968c9b51e5 6d206911d81d6f2df086fec663275b16 0b8ac27d4554597f504f477492ae2402 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447562670309376 |