Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262777 |
Resumo: | Este trabalho enfoca o processo de formulação do Fundeb de caráter permanente, a partir da tramitação da PEC 15/15, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A etapa da formulação das políticas públicas abrange a entrada de um problema na agenda do poder público, a busca por alternativas e a decisão sobre uma solução. Diferentes atores foram convidados para as audiências públicas para apresentarem diagnóstico sobre a educação básica pública e para apresentarem propostas para a melhoria da política de fundos. Analisaremos os discursos desses atores no que tange ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ), mecanismo de cálculo e distribuição dos recursos vinculados à educação. Os posicionamentos desses especialistas foram analisados sob a perspectiva da análise documental (CELLARD, 2012) e conceitos relacionados à área de políticas públicas. A partir dessa análise é possível apreender que o conceito de CAQ é polêmico e suscita divergências. Considerado por alguns atores como um mecanismo imaturo, não factível, resumido a uma lista de insumos, é visto por outros como a melhor forma de garantir um padrão mínimo de qualidade e controle social por parte da sociedade. Contudo, mesmo aqueles que não consideram esse mecanismo como o mais apropriado para o cálculo dos custos de uma escola, não o desaprovam completamente. |
id |
UFRGS-2_93cc621d557079d9b119a7e959550878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262777 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Aline MelloFarenzena, Nalú2023-07-28T03:37:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/262777001173301Este trabalho enfoca o processo de formulação do Fundeb de caráter permanente, a partir da tramitação da PEC 15/15, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A etapa da formulação das políticas públicas abrange a entrada de um problema na agenda do poder público, a busca por alternativas e a decisão sobre uma solução. Diferentes atores foram convidados para as audiências públicas para apresentarem diagnóstico sobre a educação básica pública e para apresentarem propostas para a melhoria da política de fundos. Analisaremos os discursos desses atores no que tange ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ), mecanismo de cálculo e distribuição dos recursos vinculados à educação. Os posicionamentos desses especialistas foram analisados sob a perspectiva da análise documental (CELLARD, 2012) e conceitos relacionados à área de políticas públicas. A partir dessa análise é possível apreender que o conceito de CAQ é polêmico e suscita divergências. Considerado por alguns atores como um mecanismo imaturo, não factível, resumido a uma lista de insumos, é visto por outros como a melhor forma de garantir um padrão mínimo de qualidade e controle social por parte da sociedade. Contudo, mesmo aqueles que não consideram esse mecanismo como o mais apropriado para o cálculo dos custos de uma escola, não o desaprovam completamente.application/pdfporEducação básicaPolíticas públicasFormulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173301.pdf.txt001173301.pdf.txtExtracted Texttext/plain101131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/2/001173301.pdf.txta075b3ee00b3a9d714cc89748a30a213MD52ORIGINAL001173301.pdfTexto completoapplication/pdf556365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/1/001173301.pdf09f9de59fb9af8843725b5f553d58737MD5110183/2627772023-07-29 03:36:56.732176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262777Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate |
title |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate |
spellingShingle |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate Fernandes, Aline Mello Educação básica Políticas públicas |
title_short |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate |
title_full |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate |
title_fullStr |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate |
title_full_unstemmed |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate |
title_sort |
Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate |
author |
Fernandes, Aline Mello |
author_facet |
Fernandes, Aline Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Aline Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Farenzena, Nalú |
contributor_str_mv |
Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Políticas públicas |
topic |
Educação básica Políticas públicas |
description |
Este trabalho enfoca o processo de formulação do Fundeb de caráter permanente, a partir da tramitação da PEC 15/15, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A etapa da formulação das políticas públicas abrange a entrada de um problema na agenda do poder público, a busca por alternativas e a decisão sobre uma solução. Diferentes atores foram convidados para as audiências públicas para apresentarem diagnóstico sobre a educação básica pública e para apresentarem propostas para a melhoria da política de fundos. Analisaremos os discursos desses atores no que tange ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ), mecanismo de cálculo e distribuição dos recursos vinculados à educação. Os posicionamentos desses especialistas foram analisados sob a perspectiva da análise documental (CELLARD, 2012) e conceitos relacionados à área de políticas públicas. A partir dessa análise é possível apreender que o conceito de CAQ é polêmico e suscita divergências. Considerado por alguns atores como um mecanismo imaturo, não factível, resumido a uma lista de insumos, é visto por outros como a melhor forma de garantir um padrão mínimo de qualidade e controle social por parte da sociedade. Contudo, mesmo aqueles que não consideram esse mecanismo como o mais apropriado para o cálculo dos custos de uma escola, não o desaprovam completamente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:37:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262777 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173301 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262777 |
identifier_str_mv |
001173301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/2/001173301.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/1/001173301.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a075b3ee00b3a9d714cc89748a30a213 09f9de59fb9af8843725b5f553d58737 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447347228835840 |