Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Aline Mello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262777
Resumo: Este trabalho enfoca o processo de formulação do Fundeb de caráter permanente, a partir da tramitação da PEC 15/15, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A etapa da formulação das políticas públicas abrange a entrada de um problema na agenda do poder público, a busca por alternativas e a decisão sobre uma solução. Diferentes atores foram convidados para as audiências públicas para apresentarem diagnóstico sobre a educação básica pública e para apresentarem propostas para a melhoria da política de fundos. Analisaremos os discursos desses atores no que tange ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ), mecanismo de cálculo e distribuição dos recursos vinculados à educação. Os posicionamentos desses especialistas foram analisados sob a perspectiva da análise documental (CELLARD, 2012) e conceitos relacionados à área de políticas públicas. A partir dessa análise é possível apreender que o conceito de CAQ é polêmico e suscita divergências. Considerado por alguns atores como um mecanismo imaturo, não factível, resumido a uma lista de insumos, é visto por outros como a melhor forma de garantir um padrão mínimo de qualidade e controle social por parte da sociedade. Contudo, mesmo aqueles que não consideram esse mecanismo como o mais apropriado para o cálculo dos custos de uma escola, não o desaprovam completamente.
id UFRGS-2_93cc621d557079d9b119a7e959550878
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262777
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Aline MelloFarenzena, Nalú2023-07-28T03:37:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/262777001173301Este trabalho enfoca o processo de formulação do Fundeb de caráter permanente, a partir da tramitação da PEC 15/15, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A etapa da formulação das políticas públicas abrange a entrada de um problema na agenda do poder público, a busca por alternativas e a decisão sobre uma solução. Diferentes atores foram convidados para as audiências públicas para apresentarem diagnóstico sobre a educação básica pública e para apresentarem propostas para a melhoria da política de fundos. Analisaremos os discursos desses atores no que tange ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ), mecanismo de cálculo e distribuição dos recursos vinculados à educação. Os posicionamentos desses especialistas foram analisados sob a perspectiva da análise documental (CELLARD, 2012) e conceitos relacionados à área de políticas públicas. A partir dessa análise é possível apreender que o conceito de CAQ é polêmico e suscita divergências. Considerado por alguns atores como um mecanismo imaturo, não factível, resumido a uma lista de insumos, é visto por outros como a melhor forma de garantir um padrão mínimo de qualidade e controle social por parte da sociedade. Contudo, mesmo aqueles que não consideram esse mecanismo como o mais apropriado para o cálculo dos custos de uma escola, não o desaprovam completamente.application/pdfporEducação básicaPolíticas públicasFormulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173301.pdf.txt001173301.pdf.txtExtracted Texttext/plain101131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/2/001173301.pdf.txta075b3ee00b3a9d714cc89748a30a213MD52ORIGINAL001173301.pdfTexto completoapplication/pdf556365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/1/001173301.pdf09f9de59fb9af8843725b5f553d58737MD5110183/2627772023-07-29 03:36:56.732176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262777Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
title Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
spellingShingle Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
Fernandes, Aline Mello
Educação básica
Políticas públicas
title_short Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
title_full Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
title_fullStr Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
title_full_unstemmed Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
title_sort Formulação do Fundeb Permanente: o Custo Aluno Qualidade (CAQ) em debate
author Fernandes, Aline Mello
author_facet Fernandes, Aline Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Aline Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farenzena, Nalú
contributor_str_mv Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Políticas públicas
topic Educação básica
Políticas públicas
description Este trabalho enfoca o processo de formulação do Fundeb de caráter permanente, a partir da tramitação da PEC 15/15, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A etapa da formulação das políticas públicas abrange a entrada de um problema na agenda do poder público, a busca por alternativas e a decisão sobre uma solução. Diferentes atores foram convidados para as audiências públicas para apresentarem diagnóstico sobre a educação básica pública e para apresentarem propostas para a melhoria da política de fundos. Analisaremos os discursos desses atores no que tange ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ), mecanismo de cálculo e distribuição dos recursos vinculados à educação. Os posicionamentos desses especialistas foram analisados sob a perspectiva da análise documental (CELLARD, 2012) e conceitos relacionados à área de políticas públicas. A partir dessa análise é possível apreender que o conceito de CAQ é polêmico e suscita divergências. Considerado por alguns atores como um mecanismo imaturo, não factível, resumido a uma lista de insumos, é visto por outros como a melhor forma de garantir um padrão mínimo de qualidade e controle social por parte da sociedade. Contudo, mesmo aqueles que não consideram esse mecanismo como o mais apropriado para o cálculo dos custos de uma escola, não o desaprovam completamente.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:37:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262777
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173301
url http://hdl.handle.net/10183/262777
identifier_str_mv 001173301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/2/001173301.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262777/1/001173301.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a075b3ee00b3a9d714cc89748a30a213
09f9de59fb9af8843725b5f553d58737
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447347228835840