Oportunidades de melhoria na gestão das informações do sistema de gestão da qualidade de uma empresa de construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bruna Dalpiaz de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200116
Resumo: Diversas empresas construtoras de empreendimentos imobiliários têm concebido e implementado Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) como forma de padronização de seus processos e consolidação de suas práticas. No entanto, ainda existem muitas dificuldades de implantação de SGQ, fazendo com que os mesmos tenham um aspecto limitado. O objetivo deste trabalho é avaliar e propor melhorias no processo de controle da qualidade de uma empresa construtora incorporadora, utilizando registros de assistência técnica e informações documentadas do SGQ da empresa. Primeiro, foi realizada a análise do banco de dados de chamados de assistência técnica referentes ao período de um ano da empresa estudada, na qual foram identificados os processos com maior incidência de solicitações de manutenção e analisadas as possíveis causa dos problemas. Segundo, por meio dos procedimentos executivos, foi realizado um mapeamento desses processos, seguido de uma confrontação entre os defeitos apontados e as etapas contempladas nos procedimentos. Terceiro, foi efetuada uma análise nas verificações realizadas pelas equipes da produção destes processos no empreendimento, que teve a maior frequência de chamados de assistência técnica realizados. Por último, foi analisado, no setor da qualidade, o tratamento dado a todas as informações documentadas que são levantadas pelos processos da empresa, e como é realizada a retroalimentação para outros setores da empresa. Como contribuição do trabalho foram propostas diretrizes para melhoria do SGQ, agrupadas em três grandes tópicos: (a) assistência técnica; (b) produção e (c) setor da qualidade.
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