Do silêncio à voz : a presença feminina na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncatto, Marina Muttoni
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206725
Resumo: A partir do processo curatorial da exposição O Silêncio, O Tempo e a Voz, ocorrida em março de 2018, surgiu o objetivo presente nesta monografia: analisar como as artistas mulheres estão representadas na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (PBSA), importante unidade que integra a Rede de Museus e Acervos Museológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Reman/UFRGS). O estudo foi realizado por meio de levantamento quantitativo, coleta de dados em fontes primárias e revisão bibliográfica. Para aprofundar a análise numérica produzida pelo coletivo de pesquisa Mulheres nos Acervos, foi abordada a história da instituição, criando uma linha do tempo que mapeia suas aquisições de obras. Assim, também se questionou a influência de cada coordenadoria no perfil da coleção a partir dos anos 1990
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spelling Roncatto, Marina MuttoniKern, Daniela Pinheiro Machado2020-03-12T04:14:38Z2019http://hdl.handle.net/10183/206725001112548A partir do processo curatorial da exposição O Silêncio, O Tempo e a Voz, ocorrida em março de 2018, surgiu o objetivo presente nesta monografia: analisar como as artistas mulheres estão representadas na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (PBSA), importante unidade que integra a Rede de Museus e Acervos Museológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Reman/UFRGS). O estudo foi realizado por meio de levantamento quantitativo, coleta de dados em fontes primárias e revisão bibliográfica. Para aprofundar a análise numérica produzida pelo coletivo de pesquisa Mulheres nos Acervos, foi abordada a história da instituição, criando uma linha do tempo que mapeia suas aquisições de obras. Assim, também se questionou a influência de cada coordenadoria no perfil da coleção a partir dos anos 1990From the curatorial process of the exhibition The Silence, The Time and the Voice (O Silêncio, O Tempo e a Voz), which took place in March 2018, the present objective emerged in this monograph: to analyze how the female artists are represented in the Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (PBSA), unit that integrates the Network of Museums and Museum Collections of the Federal University of Rio Grande do Sul (Reman/UFRGS). This study was conducted through quantitative survey, data collection in primary sources and literature review. To deepen the numerical analysis produced by the research group Mulheres nos Acervos, the history of the institution was approached, creating a timeline that maps its acquisitions of works. Thus, it was also questioned the influence of each coordination on the profile of the collection from the 1990sapplication/pdfporPinacoteca Barão de Santo ÂngeloArtistaMulherAcervoAssimetriaGêneroCuradoria de arteArtists womenWomen in the collectionsGender asymmetryCuratedDo silêncio à voz : a presença feminina na Pinacoteca Barão de Santo Ângeloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112548.pdf.txt001112548.pdf.txtExtracted Texttext/plain243743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206725/2/001112548.pdf.txt103124047fa89dd91f1971567063e018MD52ORIGINAL001112548.pdfTexto completoapplication/pdf7260315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206725/1/001112548.pdf98a70d3bcab5e1fc9a0c57e6529af16cMD5110183/2067252022-05-24 04:46:43.58931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:46:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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