Memória e virtualização: um estudo sobre os conceitos de memória em ambientes virtuais na Ciência da Informação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Luciana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199546
Resumo: Este trabalho objetiva compreender como é estudada a temática da virtualização da memória na Ciência da Informação brasileira, considerando os novos recursos de comunicação e de informação que transformaram as formas de acesso dos registros das informações e as práticas informacionais e memorialísticas. Originado de reflexões acerca da utilização de termos e conceitos distintos atribuídos à memória em ambientes virtuais e digitais, observa que a memória vem sendo reconfigurada por novas práticas socioculturais que a sociedade desenvolve em seus processos comunicativos, em um fluxo informacional incessante que desterritorializa e ressignifica a memória. Fundamenta-se em conceitos basilares que envolvem virtualização da memória na Ciência da Informação: virtualidade, digitalidade, ambientes virtuais, memória em rede, ciberespaço, etc. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Identifica e mapeia os autores e os termos, expressões e definições utilizados por eles ao se referirem à memória em ambientes virtuais e digitais. Analisa a relação entre os termos e os conceitos, de modo a evidenciar como os autores da área se apropriam desses conceitos em seus distintos contextos de estudo. Conclui que, dentre os termos utilizados, destacam-se memória digital, patrimônio digital e memória virtual, e que, mesmo apresentando incongruências conceituais, as discussões pairam em torno dos desafios atuais de se preservar as memórias digitais e virtuais, frente às problemáticas oriundas da preservação digital.
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