Educação Superior em tempos de crise : análise democrática nas decisões e estratégias das universidades federais brasileiras (UFRGS e UFRJ) no caso da pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232876 |
Resumo: | A proposta deste trabalho está em analisar como se desenvolveram os debates, diagnósticos e decisões para solucionar ou minimizar os impactos gerados pela crise da pandemia provocada pelo novo coronavírus, nas Instituições de Ensino Superior Federais brasileiras, no âmbito das universidades federais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se averiguar categorias como a participação dos grupos, representação coletiva, processos de deliberação e de controle social democráticos, adotadas. Buscou-se, assim, entender como foram estruturadas a decisão e execução dessas ações em termos democráticos, utilizando como base teorias e pensamentos de autores clássicos e estudiosos acerca dos temas nas áreas de educação e democracia. Para isso, através do método exploratório e comparativo, foram utilizados para fonte para análise, os registros de reuniões e dos processos administrativos internos das instituições, a fim de extrair informações relevantes sobre as tomadas de decisão. A pesquisa constatou a participação e representação de pelo menos dois terços das categorias nos processos de deliberação que trataram sobre a retomada do ensino de forma emergencial e remota nas universidades durante a pandemia. |
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Silva, Tamara Belles daAlbernaz, Renata Ovenhausen2021-12-11T04:47:17Z2020http://hdl.handle.net/10183/232876001134667A proposta deste trabalho está em analisar como se desenvolveram os debates, diagnósticos e decisões para solucionar ou minimizar os impactos gerados pela crise da pandemia provocada pelo novo coronavírus, nas Instituições de Ensino Superior Federais brasileiras, no âmbito das universidades federais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se averiguar categorias como a participação dos grupos, representação coletiva, processos de deliberação e de controle social democráticos, adotadas. Buscou-se, assim, entender como foram estruturadas a decisão e execução dessas ações em termos democráticos, utilizando como base teorias e pensamentos de autores clássicos e estudiosos acerca dos temas nas áreas de educação e democracia. Para isso, através do método exploratório e comparativo, foram utilizados para fonte para análise, os registros de reuniões e dos processos administrativos internos das instituições, a fim de extrair informações relevantes sobre as tomadas de decisão. A pesquisa constatou a participação e representação de pelo menos dois terços das categorias nos processos de deliberação que trataram sobre a retomada do ensino de forma emergencial e remota nas universidades durante a pandemia.The purpose of this work is to analyze how the debates, diagnoses and decisions were developed to solve or minimize the impacts generated by the pandemic crisis caused by the new coronavirus, in the Brazilian Federal Higher Education Institutions, in the scope of the federal universities Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The aim was to investigate categories such as group participation, collective representation, and democratic processes of deliberation and social control. Thus, it was sought to understand how the decision and execution of these actions were structured in democratic terms, using as a base the theories and thoughts of classical authors and scholars about the themes in the areas of education and democracy. For this, through the exploratory and comparative method, the records of meetings and the internal administrative processes of the institutions were used as a source for analysis, in order to extract relevant information about the decision-making. The research verified the participation and representation of at least two thirds of the categories in the deliberation processes that dealt with the resumption of teaching in an emergency and remote way in the universities during the pandemic.application/pdfporCOVID-19Universidades federaisDemocraciaTomada de decisãoEnsino superiorFederal UniversitiesDemocracyDeliberationParticipationEducationDiagnosisCrisisPandemicEducação Superior em tempos de crise : análise democrática nas decisões e estratégias das universidades federais brasileiras (UFRGS e UFRJ) no caso da pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134667.pdf.txt001134667.pdf.txtExtracted Texttext/plain124072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232876/2/001134667.pdf.txt84e64e452f64adce318894cf1a7b4c23MD52ORIGINAL001134667.pdfTexto completoapplication/pdf360486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232876/1/001134667.pdf5182ac785c303575da7ed410cc2bcd49MD5110183/2328762023-04-30 03:58:34.909532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-30T06:58:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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