Educação Superior em tempos de crise : análise democrática nas decisões e estratégias das universidades federais brasileiras (UFRGS e UFRJ) no caso da pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tamara Belles da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232876
Resumo: A proposta deste trabalho está em analisar como se desenvolveram os debates, diagnósticos e decisões para solucionar ou minimizar os impactos gerados pela crise da pandemia provocada pelo novo coronavírus, nas Instituições de Ensino Superior Federais brasileiras, no âmbito das universidades federais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se averiguar categorias como a participação dos grupos, representação coletiva, processos de deliberação e de controle social democráticos, adotadas. Buscou-se, assim, entender como foram estruturadas a decisão e execução dessas ações em termos democráticos, utilizando como base teorias e pensamentos de autores clássicos e estudiosos acerca dos temas nas áreas de educação e democracia. Para isso, através do método exploratório e comparativo, foram utilizados para fonte para análise, os registros de reuniões e dos processos administrativos internos das instituições, a fim de extrair informações relevantes sobre as tomadas de decisão. A pesquisa constatou a participação e representação de pelo menos dois terços das categorias nos processos de deliberação que trataram sobre a retomada do ensino de forma emergencial e remota nas universidades durante a pandemia.
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