Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cássia Maciel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Russel Teresinha Dutra da, Martins, Márcio Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256552
Resumo: A partir de uma revisão bibliográfica sobre a conservação ambiental no Brasil e no Rio Grande do Sul (RS), foi produzido um questionário com o intuito de identificar os conhecimentos de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, em quatro escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. Os resultados demonstram que os alunos pouco conhecem sobre a biodiversidade e os efeitos da extinção de espécies. Desconhecem as espécies nativas e ameaçadas no RS. Ignoram os conceitos de espécies endêmicas, nativas e exóticas e informações sobre grupos como morcegos e serpentes, indispensáveis à problematização de mitos e para evitar ameaças a esses grupos. Vinculam monocultura de árvores à conservação, não percebendo os impactos de espécies exóticas, como o Pinus, em ambientes como o Pampa. A partir do estudo, fica evidente a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade, durante o período escolar, para formar sujeitos capazes de promover a sustentabilidade socioambiental.
id UFRGS-2_94f6047fa774de5cbdb7263f04c30352
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Cássia MacielRosa, Russel Teresinha Dutra daMartins, Márcio Borges2023-03-31T03:23:08Z20210103-6041http://hdl.handle.net/10183/256552001165146A partir de uma revisão bibliográfica sobre a conservação ambiental no Brasil e no Rio Grande do Sul (RS), foi produzido um questionário com o intuito de identificar os conhecimentos de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, em quatro escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. Os resultados demonstram que os alunos pouco conhecem sobre a biodiversidade e os efeitos da extinção de espécies. Desconhecem as espécies nativas e ameaçadas no RS. Ignoram os conceitos de espécies endêmicas, nativas e exóticas e informações sobre grupos como morcegos e serpentes, indispensáveis à problematização de mitos e para evitar ameaças a esses grupos. Vinculam monocultura de árvores à conservação, não percebendo os impactos de espécies exóticas, como o Pinus, em ambientes como o Pampa. A partir do estudo, fica evidente a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade, durante o período escolar, para formar sujeitos capazes de promover a sustentabilidade socioambiental.Based on a bibliographic review on environmental conservation in Brazil and Rio Grande do Sul (RS), a questionnaire was produced in order to identify the knowledge of students in the third year of high school, in four state public schools in Porto Alegre, RS. The results demonstrate that students know ittle about biodiversity and the effects of species extinction. They are unaware of the native and threate-ned species in RS. They ignore the concepts of endemic, native and exotic species and information about groups such as bats and snakes that are necessary to problematize myths and to avoid threats to these groups. They link tree monoculture to conservation, not realizing the impacts of exotic species, such as Pinus, in environments such as Pampa. From the study, it becomes evident the need to address knowledge related to the conservation of biodiversity during the school period, to form subjects capable of promoting socio-environmental sustainability.A partir de una revisión bibliográfica sobre la conservación ambiental en Brasil y Rio Grande do Sul (RS), se elaboró un cuestionario para evaluar los conocimientos de los estudiantes de tercer año de secundaria, en cuatro escuelas públicas estatales de Porto Alegre/RS. Los resultados demuestran que los alumnos saben poco sobre la biodiversidad y los efectos de la extinción de especies. Además, desconocen las especies nativas y amenazadas en RS. Ignoran los conceptos de especies endémicas, nativas y exóticas, tanto así, como la información sobre grupos específicos como murciélagos y serpientes, conocimientos indispensables para la problematización de mitos y para impedir las amenazas a ellos. Vinculan el monocultivo de árboles con la idea de conservación, sin darse cuenta de los impactos de las especies exóticas, como Pinus, en ambientes de la Región Pampeana. De esta evaluación se desprende la necesidad de abordar conocimientos relacio-nados con la conservación de la biodiversidad durante el período escolar, para formar sujetos capaces de promover la sostenibilidad socio-ambiental.application/pdfporCadernos do Aplicação. Vol. 34, n.1 (jan./jun. 2021), p. 1-20Educação ambientalEnsino públicoEnvironmental educationWildlife from Rio Grande do SulNon-native speciesEnvironmental conservationPublic schoolsEducación ambientalEspecies silvestres de Rio Grande do SulEspecies exóticasConservación ambientalEscuelas públicaConhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animaisKnowledge of students in third grade high school about biodiversity and animal extinction Conocimiento de los estudiantes de tercer grado de secundaria sobre la biodiversidad y la extinción de animales info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165146.pdf.txt001165146.pdf.txtExtracted Texttext/plain58753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256552/2/001165146.pdf.txtb3260066c8020cb2148e494b78d022d9MD52ORIGINAL001165146.pdfTexto completoapplication/pdf5882918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256552/1/001165146.pdf9e0a16ba7019067083cd66689c4f97c4MD5110183/2565522024-05-25 06:48:58.74254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Knowledge of students in third grade high school about biodiversity and animal extinction
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Conocimiento de los estudiantes de tercer grado de secundaria sobre la biodiversidad y la extinción de animales
title Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
spellingShingle Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
Duarte, Cássia Maciel
Educação ambiental
Ensino público
Environmental education
Wildlife from Rio Grande do Sul
Non-native species
Environmental conservation
Public schools
Educación ambiental
Especies silvestres de Rio Grande do Sul
Especies exóticas
Conservación ambiental
Escuelas pública
title_short Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
title_full Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
title_fullStr Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
title_full_unstemmed Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
title_sort Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
author Duarte, Cássia Maciel
author_facet Duarte, Cássia Maciel
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Martins, Márcio Borges
author_role author
author2 Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Martins, Márcio Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Cássia Maciel
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Martins, Márcio Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino público
topic Educação ambiental
Ensino público
Environmental education
Wildlife from Rio Grande do Sul
Non-native species
Environmental conservation
Public schools
Educación ambiental
Especies silvestres de Rio Grande do Sul
Especies exóticas
Conservación ambiental
Escuelas pública
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Wildlife from Rio Grande do Sul
Non-native species
Environmental conservation
Public schools
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación ambiental
Especies silvestres de Rio Grande do Sul
Especies exóticas
Conservación ambiental
Escuelas pública
description A partir de uma revisão bibliográfica sobre a conservação ambiental no Brasil e no Rio Grande do Sul (RS), foi produzido um questionário com o intuito de identificar os conhecimentos de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, em quatro escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. Os resultados demonstram que os alunos pouco conhecem sobre a biodiversidade e os efeitos da extinção de espécies. Desconhecem as espécies nativas e ameaçadas no RS. Ignoram os conceitos de espécies endêmicas, nativas e exóticas e informações sobre grupos como morcegos e serpentes, indispensáveis à problematização de mitos e para evitar ameaças a esses grupos. Vinculam monocultura de árvores à conservação, não percebendo os impactos de espécies exóticas, como o Pinus, em ambientes como o Pampa. A partir do estudo, fica evidente a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade, durante o período escolar, para formar sujeitos capazes de promover a sustentabilidade socioambiental.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-31T03:23:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256552
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165146
identifier_str_mv 0103-6041
001165146
url http://hdl.handle.net/10183/256552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do Aplicação. Vol. 34, n.1 (jan./jun. 2021), p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256552/2/001165146.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256552/1/001165146.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3260066c8020cb2148e494b78d022d9
9e0a16ba7019067083cd66689c4f97c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225085401432064