As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101743 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na Escola Padre Balduíno Rambo. O objetivo foi identificar as percepções dos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física/Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental. . A amostra do estudo foi constituída de um grupo de cinco bolsistas, quatro alunos do projeto, a professora supervisora e a diretora da escola. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados coletados nas entrevistas apontou a ludicidade desenvolvida pelo projeto com grande índice de aceitação no grupo, além do reconhecimento do uso das tecnologias interativas de mídia (TIM) e da docência compartilhada como grande oportunidade de diversificação na formação docente e igualmente significativa na formação dos bolsistas e dos alunos. Este trabalho analisa ainda as questões relevantes levantadas pelos participantes. |
id |
UFRGS-2_954a6f5733774438b73933ac50bd777b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101743 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Juliano Luiz Gomes daGoncalves, Clezio Jose dos Santos2014-08-23T02:16:19Z2014http://hdl.handle.net/10183/101743000933336Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na Escola Padre Balduíno Rambo. O objetivo foi identificar as percepções dos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física/Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental. . A amostra do estudo foi constituída de um grupo de cinco bolsistas, quatro alunos do projeto, a professora supervisora e a diretora da escola. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados coletados nas entrevistas apontou a ludicidade desenvolvida pelo projeto com grande índice de aceitação no grupo, além do reconhecimento do uso das tecnologias interativas de mídia (TIM) e da docência compartilhada como grande oportunidade de diversificação na formação docente e igualmente significativa na formação dos bolsistas e dos alunos. Este trabalho analisa ainda as questões relevantes levantadas pelos participantes.Este trabajo presenta un estudio de caso realizado en la Escuela Padre Balduíno Rambo (Porto Alegre, Brasil). Su objetivo fue el de identificar las percepciones de los participantes del Proyecto PIBID (Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia), subproyecto Educación Física/secundaria y años finales de la primaria. La muestra de estudio estuvo constituida por un grupo de cinco becarios, cuatro alumnos participantes del proyecto, la profesora supervisora y la directora de la escuela. Se hizo una entrevista semiestructurada para la recogida de datos. El análisis de los datos recogidos en la entrevista apunta la ludicidad desarrollada por el proyecto como el aspecto que tuvo un elevado índice de aceptación en el grupo, además del reconocimiento de uso de las Tecnologías Interactivas de Medias (TIM) y de la docencia compartida como una oportunidad de diversificación no solo en la formación docente, sino también en la formación de los becarios y alumnos. Se analizan aún temas relevantes presentados por los participantes.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioEnsino fundamentalPIBIDLudicidadDocencia compartidaTecnologíaAs percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Ramboinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933336.pdf000933336.pdfTexto completoapplication/pdf192744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/1/000933336.pdf6bc39e4cdf935eef7eb1dc3ccdaf33a8MD51TEXT000933336.pdf.txt000933336.pdf.txtExtracted Texttext/plain72423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/2/000933336.pdf.txtd2aabe4751574cf86c1e8c8b20e191ccMD52THUMBNAIL000933336.pdf.jpg000933336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/3/000933336.pdf.jpgda63d9d25822d6c840fe2c6e8e147170MD5310183/1017432018-10-22 09:25:58.877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:25:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo |
title |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo |
spellingShingle |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo Silva, Juliano Luiz Gomes da Educação física escolar Ensino médio Ensino fundamental PIBID Ludicidad Docencia compartida Tecnología |
title_short |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo |
title_full |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo |
title_fullStr |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo |
title_full_unstemmed |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo |
title_sort |
As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo |
author |
Silva, Juliano Luiz Gomes da |
author_facet |
Silva, Juliano Luiz Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliano Luiz Gomes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goncalves, Clezio Jose dos Santos |
contributor_str_mv |
Goncalves, Clezio Jose dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino médio Ensino fundamental |
topic |
Educação física escolar Ensino médio Ensino fundamental PIBID Ludicidad Docencia compartida Tecnología |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
PIBID Ludicidad Docencia compartida Tecnología |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na Escola Padre Balduíno Rambo. O objetivo foi identificar as percepções dos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física/Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental. . A amostra do estudo foi constituída de um grupo de cinco bolsistas, quatro alunos do projeto, a professora supervisora e a diretora da escola. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados coletados nas entrevistas apontou a ludicidade desenvolvida pelo projeto com grande índice de aceitação no grupo, além do reconhecimento do uso das tecnologias interativas de mídia (TIM) e da docência compartilhada como grande oportunidade de diversificação na formação docente e igualmente significativa na formação dos bolsistas e dos alunos. Este trabalho analisa ainda as questões relevantes levantadas pelos participantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-23T02:16:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101743 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000933336 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101743 |
identifier_str_mv |
000933336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/1/000933336.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/2/000933336.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/3/000933336.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bc39e4cdf935eef7eb1dc3ccdaf33a8 d2aabe4751574cf86c1e8c8b20e191cc da63d9d25822d6c840fe2c6e8e147170 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224469896757248 |