As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliano Luiz Gomes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101743
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na Escola Padre Balduíno Rambo. O objetivo foi identificar as percepções dos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física/Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental. . A amostra do estudo foi constituída de um grupo de cinco bolsistas, quatro alunos do projeto, a professora supervisora e a diretora da escola. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados coletados nas entrevistas apontou a ludicidade desenvolvida pelo projeto com grande índice de aceitação no grupo, além do reconhecimento do uso das tecnologias interativas de mídia (TIM) e da docência compartilhada como grande oportunidade de diversificação na formação docente e igualmente significativa na formação dos bolsistas e dos alunos. Este trabalho analisa ainda as questões relevantes levantadas pelos participantes.
id UFRGS-2_954a6f5733774438b73933ac50bd777b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101743
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Juliano Luiz Gomes daGoncalves, Clezio Jose dos Santos2014-08-23T02:16:19Z2014http://hdl.handle.net/10183/101743000933336Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na Escola Padre Balduíno Rambo. O objetivo foi identificar as percepções dos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física/Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental. . A amostra do estudo foi constituída de um grupo de cinco bolsistas, quatro alunos do projeto, a professora supervisora e a diretora da escola. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados coletados nas entrevistas apontou a ludicidade desenvolvida pelo projeto com grande índice de aceitação no grupo, além do reconhecimento do uso das tecnologias interativas de mídia (TIM) e da docência compartilhada como grande oportunidade de diversificação na formação docente e igualmente significativa na formação dos bolsistas e dos alunos. Este trabalho analisa ainda as questões relevantes levantadas pelos participantes.Este trabajo presenta un estudio de caso realizado en la Escuela Padre Balduíno Rambo (Porto Alegre, Brasil). Su objetivo fue el de identificar las percepciones de los participantes del Proyecto PIBID (Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia), subproyecto Educación Física/secundaria y años finales de la primaria. La muestra de estudio estuvo constituida por un grupo de cinco becarios, cuatro alumnos participantes del proyecto, la profesora supervisora y la directora de la escuela. Se hizo una entrevista semiestructurada para la recogida de datos. El análisis de los datos recogidos en la entrevista apunta la ludicidad desarrollada por el proyecto como el aspecto que tuvo un elevado índice de aceptación en el grupo, además del reconocimiento de uso de las Tecnologías Interactivas de Medias (TIM) y de la docencia compartida como una oportunidad de diversificación no solo en la formación docente, sino también en la formación de los becarios y alumnos. Se analizan aún temas relevantes presentados por los participantes.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioEnsino fundamentalPIBIDLudicidadDocencia compartidaTecnologíaAs percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Ramboinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933336.pdf000933336.pdfTexto completoapplication/pdf192744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/1/000933336.pdf6bc39e4cdf935eef7eb1dc3ccdaf33a8MD51TEXT000933336.pdf.txt000933336.pdf.txtExtracted Texttext/plain72423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/2/000933336.pdf.txtd2aabe4751574cf86c1e8c8b20e191ccMD52THUMBNAIL000933336.pdf.jpg000933336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/3/000933336.pdf.jpgda63d9d25822d6c840fe2c6e8e147170MD5310183/1017432018-10-22 09:25:58.877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:25:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
title As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
spellingShingle As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
Silva, Juliano Luiz Gomes da
Educação física escolar
Ensino médio
Ensino fundamental
PIBID
Ludicidad
Docencia compartida
Tecnología
title_short As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
title_full As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
title_fullStr As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
title_full_unstemmed As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
title_sort As percepções dos participantes do projeto PIBD/subprojeto-educação física/ensino médio e anos finais do ensino fundamental na escola Padre Balduíno Rambo
author Silva, Juliano Luiz Gomes da
author_facet Silva, Juliano Luiz Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliano Luiz Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goncalves, Clezio Jose dos Santos
contributor_str_mv Goncalves, Clezio Jose dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Ensino fundamental
topic Educação física escolar
Ensino médio
Ensino fundamental
PIBID
Ludicidad
Docencia compartida
Tecnología
dc.subject.spa.fl_str_mv PIBID
Ludicidad
Docencia compartida
Tecnología
description Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na Escola Padre Balduíno Rambo. O objetivo foi identificar as percepções dos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física/Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental. . A amostra do estudo foi constituída de um grupo de cinco bolsistas, quatro alunos do projeto, a professora supervisora e a diretora da escola. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados coletados nas entrevistas apontou a ludicidade desenvolvida pelo projeto com grande índice de aceitação no grupo, além do reconhecimento do uso das tecnologias interativas de mídia (TIM) e da docência compartilhada como grande oportunidade de diversificação na formação docente e igualmente significativa na formação dos bolsistas e dos alunos. Este trabalho analisa ainda as questões relevantes levantadas pelos participantes.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-23T02:16:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101743
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933336
url http://hdl.handle.net/10183/101743
identifier_str_mv 000933336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/1/000933336.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/2/000933336.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101743/3/000933336.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bc39e4cdf935eef7eb1dc3ccdaf33a8
d2aabe4751574cf86c1e8c8b20e191cc
da63d9d25822d6c840fe2c6e8e147170
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469896757248