O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenhaldt, Rafael
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pimentel, Álamo, Oliveira, Valeska Maria Fortes de, Zitkoski, Jaime José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253396
Resumo: Este artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas.
id UFRGS-2_95515df92c61c4bdb069420f57e31249
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253396
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arenhaldt, RafaelPimentel, ÁlamoOliveira, Valeska Maria Fortes deZitkoski, Jaime José2023-01-04T05:08:42Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/253396001156895Este artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas.This article aims to map the connections and the intertwining of academic production on biographical approaches in education and professional development of university professors. It is the result of a literature review research, specifically narrative review, on the production of these fields of investigation and institutional practices. The research and collaborative writing is the result of an inter-institutional post-doctoral internship between the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), the Federal University of Santa Maria (UFSM), and the Federal University of Southern Bahia (UFSB). After analyzing and reading the studies and academic production, significant works were selected and intertwined that dialogue about biographical approaches in education and teacher professional development. We point out some clues that emerge from the analytical work carried out in the dialogue and approximation between these themes. These clues outline trends that can foster and subsidize institutional policies of teacher training in Higher Education from the perspective of collaborative and reflective practices. They are: biographical teacher learning; autobiographical teacher reflexivity; collaborative and reflective learning and practices; self/heterobiography and professional development; self/eco/transformation of teachers. Thus, the study provided the configuration of an interactive georeferenced map in the form of a repository, which presents the scientific production for researchers, teachers and institutional managers. The production of this map consists of authors, institutional affiliation (university and research group) and works with the proposed themes.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 11, n. 2 (2022), p. 1-13Ensino superiorFormação de professoresBiographical approaches in educationTeacher professional developmentTeacher trainingUniversity educationO desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentesThe professional development of higher education teachers and biographic approaches in education : a narrative review and emerging linksinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156895.pdf.txt001156895.pdf.txtExtracted Texttext/plain45128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/2/001156895.pdf.txt987fd07a1339d588260cbe1548d6b78fMD52ORIGINAL001156895.pdfTexto completoapplication/pdf321784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/1/001156895.pdf1f3a348a7605f7b2f8304a01734cb9e0MD5110183/2533962023-01-06 06:01:51.133442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The professional development of higher education teachers and biographic approaches in education : a narrative review and emerging links
title O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
spellingShingle O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
Arenhaldt, Rafael
Ensino superior
Formação de professores
Biographical approaches in education
Teacher professional development
Teacher training
University education
title_short O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
title_full O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
title_fullStr O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
title_sort O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
author Arenhaldt, Rafael
author_facet Arenhaldt, Rafael
Pimentel, Álamo
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Zitkoski, Jaime José
author_role author
author2 Pimentel, Álamo
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Zitkoski, Jaime José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
Pimentel, Álamo
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Formação de professores
topic Ensino superior
Formação de professores
Biographical approaches in education
Teacher professional development
Teacher training
University education
dc.subject.eng.fl_str_mv Biographical approaches in education
Teacher professional development
Teacher training
University education
description Este artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T05:08:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253396
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001156895
identifier_str_mv 2238-8079
001156895
url http://hdl.handle.net/10183/253396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 11, n. 2 (2022), p. 1-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/2/001156895.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/1/001156895.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 987fd07a1339d588260cbe1548d6b78f
1f3a348a7605f7b2f8304a01734cb9e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078114877440