O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253396 |
Resumo: | Este artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas. |
id |
UFRGS-2_95515df92c61c4bdb069420f57e31249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253396 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Arenhaldt, RafaelPimentel, ÁlamoOliveira, Valeska Maria Fortes deZitkoski, Jaime José2023-01-04T05:08:42Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/253396001156895Este artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas.This article aims to map the connections and the intertwining of academic production on biographical approaches in education and professional development of university professors. It is the result of a literature review research, specifically narrative review, on the production of these fields of investigation and institutional practices. The research and collaborative writing is the result of an inter-institutional post-doctoral internship between the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), the Federal University of Santa Maria (UFSM), and the Federal University of Southern Bahia (UFSB). After analyzing and reading the studies and academic production, significant works were selected and intertwined that dialogue about biographical approaches in education and teacher professional development. We point out some clues that emerge from the analytical work carried out in the dialogue and approximation between these themes. These clues outline trends that can foster and subsidize institutional policies of teacher training in Higher Education from the perspective of collaborative and reflective practices. They are: biographical teacher learning; autobiographical teacher reflexivity; collaborative and reflective learning and practices; self/heterobiography and professional development; self/eco/transformation of teachers. Thus, the study provided the configuration of an interactive georeferenced map in the form of a repository, which presents the scientific production for researchers, teachers and institutional managers. The production of this map consists of authors, institutional affiliation (university and research group) and works with the proposed themes.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 11, n. 2 (2022), p. 1-13Ensino superiorFormação de professoresBiographical approaches in educationTeacher professional developmentTeacher trainingUniversity educationO desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentesThe professional development of higher education teachers and biographic approaches in education : a narrative review and emerging linksinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156895.pdf.txt001156895.pdf.txtExtracted Texttext/plain45128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/2/001156895.pdf.txt987fd07a1339d588260cbe1548d6b78fMD52ORIGINAL001156895.pdfTexto completoapplication/pdf321784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/1/001156895.pdf1f3a348a7605f7b2f8304a01734cb9e0MD5110183/2533962023-01-06 06:01:51.133442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The professional development of higher education teachers and biographic approaches in education : a narrative review and emerging links |
title |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes |
spellingShingle |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes Arenhaldt, Rafael Ensino superior Formação de professores Biographical approaches in education Teacher professional development Teacher training University education |
title_short |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes |
title_full |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes |
title_fullStr |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes |
title_sort |
O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes |
author |
Arenhaldt, Rafael |
author_facet |
Arenhaldt, Rafael Pimentel, Álamo Oliveira, Valeska Maria Fortes de Zitkoski, Jaime José |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Álamo Oliveira, Valeska Maria Fortes de Zitkoski, Jaime José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arenhaldt, Rafael Pimentel, Álamo Oliveira, Valeska Maria Fortes de Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Formação de professores |
topic |
Ensino superior Formação de professores Biographical approaches in education Teacher professional development Teacher training University education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Biographical approaches in education Teacher professional development Teacher training University education |
description |
Este artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-04T05:08:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253396 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001156895 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001156895 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 11, n. 2 (2022), p. 1-13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/2/001156895.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253396/1/001156895.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
987fd07a1339d588260cbe1548d6b78f 1f3a348a7605f7b2f8304a01734cb9e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225078114877440 |