Logística do escoamento da produção em biorrefinarias descentralizadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222464 |
Resumo: | Esta monografia apresenta o estudo do problema de otimização da logística de escoamento da produção em biorrefinarias distribuídas (unidades produtoras de pequena escala juntas aos minifúndios produtores de biomassa) para a produção de bioetanol, utilizando como matéria prima a batata-doce. Foi desenvolvido um modelo de Programação Linear Inteira Mista (MILP), que representa a operação de unidades produtoras (pontos de coleta), caminhões-tanque (para o transporte do bioetanol) e de uma Central (ponto de destino final), ao longo de um número arbitrário de dias, buscando minimizar a distância percorrida pelos caminhões, respeitando restrições lógicas, temporais e capacitivas. Para ilustrar a aplicação da formulação proposta, se desenvolveu um estudo de caso em uma região produtora de batata-doce entre os vales dos rios Jacuí e Taquari, no estado do Rio Grande do Sul. O estudo compreendeu uma Central, 26 unidades de produção e dois caminhõestanque, analisados ao longo de 11 dias. Com esta configuração, foram realizadas seis simulações, alterando o número de unidades de atendimento, de caminhões-tanque e de dias trabalhados. Os resultados demonstram que o modelo proposto é funcional, porém está sujeito a aumento expressivo da complexidade com o aumento do número de fatores considerados. São propostas várias possibilidades de trabalhos futuros com potencial de resolver o problema da complexidade. |
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Morais, Pedro FerreiraTrierweiler, Jorge Otávio2021-06-19T04:39:54Z2021http://hdl.handle.net/10183/222464001126487Esta monografia apresenta o estudo do problema de otimização da logística de escoamento da produção em biorrefinarias distribuídas (unidades produtoras de pequena escala juntas aos minifúndios produtores de biomassa) para a produção de bioetanol, utilizando como matéria prima a batata-doce. Foi desenvolvido um modelo de Programação Linear Inteira Mista (MILP), que representa a operação de unidades produtoras (pontos de coleta), caminhões-tanque (para o transporte do bioetanol) e de uma Central (ponto de destino final), ao longo de um número arbitrário de dias, buscando minimizar a distância percorrida pelos caminhões, respeitando restrições lógicas, temporais e capacitivas. Para ilustrar a aplicação da formulação proposta, se desenvolveu um estudo de caso em uma região produtora de batata-doce entre os vales dos rios Jacuí e Taquari, no estado do Rio Grande do Sul. O estudo compreendeu uma Central, 26 unidades de produção e dois caminhõestanque, analisados ao longo de 11 dias. Com esta configuração, foram realizadas seis simulações, alterando o número de unidades de atendimento, de caminhões-tanque e de dias trabalhados. Os resultados demonstram que o modelo proposto é funcional, porém está sujeito a aumento expressivo da complexidade com o aumento do número de fatores considerados. São propostas várias possibilidades de trabalhos futuros com potencial de resolver o problema da complexidade.This work presents the study of an optimization problem of production flow logistics in distributed biorefineries (small-scale production units along biomass-producing small farms) for the production of bioethanol, using sweet potato as raw material. A Mixed Integer Linear Programming (MILP) model was developed, which represents the operation of producing units (collection points), tank trucks (for the transportation of bioethanol) and a Central unit (final destination point), along an arbitrary number of days, seeking to minimize the distance traveled by the trucks while respecting logical, temporal and capacitive restrictions. To illustrate the application of the proposal, a case study was developed in a sweet potato producing region between the Jacuí and Taquari Valleys, in Rio Grande do Sul. The study comprised a Central, 26 production units and two tank trucks, analyzing the tours over 11 days. Within this configuration, six simulations were performed, altering the number of units, the number of tank trucks, and the number of work days. The results demonstrate that the proposed model is functional, howerver, it is subject to expressive growth in complexity with the increase of factors being considered. Several possibilities of future works with the potential of solving the complexity problem are proposed.application/pdfporDistribuição logísticaBiorrefinariaModelagem matemáticaEngenharia de controle e automaçãoChemical engineeringBioethanolDecentralized biorefineriesVehicle routingMathematical optimizationMixed integer linear programmingLogística do escoamento da produção em biorrefinarias descentralizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia de Controle e Automaçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126487.pdf.txt001126487.pdf.txtExtracted Texttext/plain101251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222464/2/001126487.pdf.txt5252467f6a2f8c326aa039234fce7c93MD52ORIGINAL001126487.pdfTexto completoapplication/pdf1148820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222464/1/001126487.pdf820157c0ec843c24707b21c0f8f5cd5cMD5110183/2224642021-06-26 04:42:20.101608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222464Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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