Movimentação da crosta terrestre - terremotos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávion Luís Walker da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246485
Resumo: O que é Terremoto? O estudo das ondas mecânicas é base para o entendimento de diversos fenômenos naturais como o som, ondas do mar, vibrações em corpos e muitos outros. Um tipo especial de onda mecânica são as ondas sísmicas produzidas por terremotos. O estudo dessas ondas tem enorme importância prática: avanços na sua compreensão tornaram possível investigar o interior da Terra, até mesmo projetar os sistemas de alarme de terremotos que podem salvar milhares de vidas. Algumas dessas aplicações não necessitam mais do que a compreensão de conceitos básicos sobre ondas mecânicas e sua cinemática. O processo de ensino - aprendizagem destes conceitos no ensino de Geografia escolar é um desafio, pois envolve um alto nível de abstração do aluno. São fenômenos que como outros por dem anda de mais estudos, passam a ter que ser explicados para os mais jovens, para níveis de educação mais básicos e complementados com meios de comunicação oficiais e confiáveis. Portanto, o objetivo neste estudo é o de apresentar procedimentos a serem desenvolvidos em sala de aula, para o desenvolvimento da percepção dos alunos do Ensino Médio – EJA em relação aos terremotos. Neste sentido, experimentos são expostos para construir a noção das dinâmicas de movimentação da crosta terrestre em espaços específicos e em temporalidades diversas (tempo passado, presente e futuro). De certa forma estes experimentos também são uma maneira do aluno entrar em contato com a realidade que o cerca, perceber fenômenos do meio em uma escala menor, adaptado a seu desenvolvimento intelectual, gerenciado pelo professor/educador capacitado. O exercício continuo das geociências, geologia, geofísica, da própria geografia faz com que desenvolvamos novas respostas, para problemas do dia a dia. Faz que nosso entendimento se renove. Entendendo problemáticas cada vez mais vamos entender os processos do meio, os processos da ciência, a lógica de funcionamento do planeta/universo
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São fenômenos que como outros por dem anda de mais estudos, passam a ter que ser explicados para os mais jovens, para níveis de educação mais básicos e complementados com meios de comunicação oficiais e confiáveis. Portanto, o objetivo neste estudo é o de apresentar procedimentos a serem desenvolvidos em sala de aula, para o desenvolvimento da percepção dos alunos do Ensino Médio – EJA em relação aos terremotos. Neste sentido, experimentos são expostos para construir a noção das dinâmicas de movimentação da crosta terrestre em espaços específicos e em temporalidades diversas (tempo passado, presente e futuro). De certa forma estes experimentos também são uma maneira do aluno entrar em contato com a realidade que o cerca, perceber fenômenos do meio em uma escala menor, adaptado a seu desenvolvimento intelectual, gerenciado pelo professor/educador capacitado. O exercício continuo das geociências, geologia, geofísica, da própria geografia faz com que desenvolvamos novas respostas, para problemas do dia a dia. Faz que nosso entendimento se renove. Entendendo problemáticas cada vez mais vamos entender os processos do meio, os processos da ciência, a lógica de funcionamento do planeta/universoWhat is Earthquake? The stu dy of mechanical waves is the basis for the understanding of various natural phenomena such as sound, sea waves, vibrations in bodies and many others. A special type of mechanical wave is seismic waves produced by earthquakes. The study of these waves is o f enormous practical importance: advances in their understanding have made it possible to probe the Earth's interior, even design earthquake alarm systems that can save thousands of lives. Some of these applications do not require more than the understandi ng of basic concepts about mechanical waves and their cinematics. The teaching - learning process of these concepts in the teaching of school Geography is a challenge, as it involves a high level of student abstraction. These are phenomena that, like others, due to the demand for more studies, must be explained to the youngest, for more basic levels of education and complemented with official and reliable means of communication. Therefore, the objective of this study is to present procedures to be developed i n the classroom, for the development of the perception of high school students - EJA in relation to earthquakes. In this sense, experiments are exposed to build the notion of the dynamics of the Earth's crust movement in specific spaces and in different te mporalities (past, present and future time). In a way, these experiments are also a way for the student to get in touch with the reality that surrounds him, to perceive environmental phenomena on a smaller scale, adapted to his intellectual development, ma naged by the trained teacher/educator. The continuous exercise of geosciences, geology, geophysics, geography itself makes us develop new answers to everyday problems. It makes our understanding renewed. Understanding problems more and more we will underst and the processes of the environment, the processes of science, the working logic of the planet/universe.application/pdfporEnsino de geografiaEnsino e aprendizagemTectônicaTerremotoTectonismEarthquakeTeaching geographyPerceptionMovimentação da crosta terrestre - terremotosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146502.pdf.txt001146502.pdf.txtExtracted Texttext/plain74511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246485/2/001146502.pdf.txt5dc1d553c1fba3b0a15f15975f11d38bMD52ORIGINAL001146502.pdfTexto completoapplication/pdf2160931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246485/1/001146502.pdf2746d8a56ee681234e14211ccf9bb74eMD5110183/2464852022-08-11 04:42:12.117663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246485Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-11T07:42:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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