Ensaios sobre a regulamentação da Biomedicina : análise de documentos históricos de estudantes de Farmácia da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240855 |
Resumo: | Nas décadas de 1970 e 1980 ocorreu um movimento político, estudantil e profissional pela atuação do curso de Biomedicina na área de análises clínicas e bromatológicas, tendo relevante participação de estudantes de Farmácia, sendo contra, e de Biomedicina, sendo a favor. Considerando que este tópico é pouco explorado na literatura e, que há um arquivo histórico, no formato físico, com conteúdo inédito e acessível aos autores, sobre período histórico supracitado, surge este trabalho. A partir dos materiais se produziu uma linha do tempo e uma descrição narrativa que resume a história, bem como uma análise sobre a participação dos estudantes de Farmácia nesse processo, utilizando a escada de participação cidadã de Sherry Arnstein. Quanto ao aspecto histórico é percebido um conflito longo com embates corporativos entre representantes da Farmácia e Biomedicina, com protagonismo estudantil em ambos os lados, somando-se a um período final de ditadura civil-militar no Brasil. Já na participação estudantil de Farmácia, uma atuação cidadã, subversiva do modelo de estudo, traz os estudantes até o grau de Figuração na escada de Arnstein, alcançando os degraus de Consulta e Apaziguamento. Os degraus são assim interpretados, pois embora os estudantes tenham tido uma participação constante e significativa, o poder de decisão sobre suas pautas sempre esteve na mão de legisladores. Por fim, aqui se apresenta um evento importantíssimo para história das profissões participantes que moldou suas identidades, este também evidencia um marco de cidadania socialmente relevante, mesmo sem alcançar a plenitude do Poder Cidadão, segundo o modelo de Arnstein. |
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Motta, Gabriel Chiomento daGossenheimer, Agnes NogueiraGnatta, Diego2022-06-24T04:41:58Z2021http://hdl.handle.net/10183/240855001131899Nas décadas de 1970 e 1980 ocorreu um movimento político, estudantil e profissional pela atuação do curso de Biomedicina na área de análises clínicas e bromatológicas, tendo relevante participação de estudantes de Farmácia, sendo contra, e de Biomedicina, sendo a favor. Considerando que este tópico é pouco explorado na literatura e, que há um arquivo histórico, no formato físico, com conteúdo inédito e acessível aos autores, sobre período histórico supracitado, surge este trabalho. A partir dos materiais se produziu uma linha do tempo e uma descrição narrativa que resume a história, bem como uma análise sobre a participação dos estudantes de Farmácia nesse processo, utilizando a escada de participação cidadã de Sherry Arnstein. Quanto ao aspecto histórico é percebido um conflito longo com embates corporativos entre representantes da Farmácia e Biomedicina, com protagonismo estudantil em ambos os lados, somando-se a um período final de ditadura civil-militar no Brasil. Já na participação estudantil de Farmácia, uma atuação cidadã, subversiva do modelo de estudo, traz os estudantes até o grau de Figuração na escada de Arnstein, alcançando os degraus de Consulta e Apaziguamento. Os degraus são assim interpretados, pois embora os estudantes tenham tido uma participação constante e significativa, o poder de decisão sobre suas pautas sempre esteve na mão de legisladores. Por fim, aqui se apresenta um evento importantíssimo para história das profissões participantes que moldou suas identidades, este também evidencia um marco de cidadania socialmente relevante, mesmo sem alcançar a plenitude do Poder Cidadão, segundo o modelo de Arnstein.In the 1970s and 1980s a political, professional and students movement created a fight for the clinical and food analysis field due to the creation of a new course: Biomedicine, with the Pharmacy students playing significant role in this, being against it and also with the Biomedicine students, which were in favor. Our work stems from the subject’s novelty in literature and the fact that there is a historical archive, in physical format, with unpublished and accessible content to the authors, about the aforementioned historical period. From the materials, a timeline and a narrative description that summarizes the story were produced, as well as a Pharmacy students’ participation analysis in this process, using the Ladder of Citizen Participation by Sherry Arnstein. As for the historical aspect, a long conflict with corporate disputes between representatives of Pharmacy and Biomedicine is perceived, with student protagonism on both sides, adding to the final years of Brazil’s civil-military dictatorship. Regarding Pharmacy student’s participation, a citizen role, subversive of the study model, brings students to the degree of Tokenism on the Arnstein ladder, reaching the rungs of Consultation and Placation. The rungs are thus interpreted, because although the students have had a constant and significant participation, the decision-making power over their agendas has always been in the hands of legislators. Finally, here is an extremely important event for the history of the participating professions that shaped their identities; this also highlights a socially relevant citizenship framework, even without reaching the fullness of Citizen Power, according to Arnstein's model.application/pdfporFarmacia : HistoriaBiomedicinaStudentsBiomedicinePharmacyHistoryParticipationEnsaios sobre a regulamentação da Biomedicina : análise de documentos históricos de estudantes de Farmácia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2021Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131899.pdf.txt001131899.pdf.txtExtracted Texttext/plain77057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240855/2/001131899.pdf.txtcfcb5b83b91fdcd741cafa22e1446573MD52ORIGINAL001131899.pdfTexto completoapplication/pdf7314096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240855/1/001131899.pdf554338e8243f41b6ae70945492095377MD5110183/2408552022-07-09 05:05:35.339561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240855Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-09T08:05:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Nas décadas de 1970 e 1980 ocorreu um movimento político, estudantil e profissional pela atuação do curso de Biomedicina na área de análises clínicas e bromatológicas, tendo relevante participação de estudantes de Farmácia, sendo contra, e de Biomedicina, sendo a favor. Considerando que este tópico é pouco explorado na literatura e, que há um arquivo histórico, no formato físico, com conteúdo inédito e acessível aos autores, sobre período histórico supracitado, surge este trabalho. A partir dos materiais se produziu uma linha do tempo e uma descrição narrativa que resume a história, bem como uma análise sobre a participação dos estudantes de Farmácia nesse processo, utilizando a escada de participação cidadã de Sherry Arnstein. Quanto ao aspecto histórico é percebido um conflito longo com embates corporativos entre representantes da Farmácia e Biomedicina, com protagonismo estudantil em ambos os lados, somando-se a um período final de ditadura civil-militar no Brasil. Já na participação estudantil de Farmácia, uma atuação cidadã, subversiva do modelo de estudo, traz os estudantes até o grau de Figuração na escada de Arnstein, alcançando os degraus de Consulta e Apaziguamento. Os degraus são assim interpretados, pois embora os estudantes tenham tido uma participação constante e significativa, o poder de decisão sobre suas pautas sempre esteve na mão de legisladores. Por fim, aqui se apresenta um evento importantíssimo para história das profissões participantes que moldou suas identidades, este também evidencia um marco de cidadania socialmente relevante, mesmo sem alcançar a plenitude do Poder Cidadão, segundo o modelo de Arnstein. |
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