Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Helena dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193946
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de analisar as múltiplas experiências vivenciadas pelos alunos do Projeto Escola Preparatória da Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini (EPD Pasqualini), em Porto Alegre, RS, Brasil - a partir do relato dos mesmos. Durante a pesquisa, os alunos foram convidados e estimulados a relatar, por meio da escrita de um diário, as experiências de formação em dança proporcionadas pela EPD. Nessa formação estão implicadas as aulas que eles fazem, as apresentações nas quais eles dançam, os espetáculos aos quais eles assistem, as palestras e rodas de conversa das quais participam e as experiências em criação e composição de que fazem parte como intérpretes e/ou coreógrafos. Por meio da análise dos diários dos alunos, entrevistas com os idealizadores e da consulta ao documento que instituiu o Projeto Escola Preparatória de Dança, a pesquisa foi estruturada. A metodologia utilizada inspirou-se no conceito de pesquisa etnográfica e, para a discussão teórica, tem suas principais referências em três autores: Isabel Marques, Jorge Larrosa e Luigi Pareyson. Conclui-se que essa investigação dará visibilidade ao trabalho realizado nas Escolas Preparatórias de Dança de Porto Alegre ao apresentar dados e efeitos de sua idealização, criação e implementação. Também colaborará para o processo de criação e registro da memória desse projeto. Nesse sentido, almeja-se que o trabalho possa inspirar outras pessoas no desenvolvimento de iniciativas similares em escolas e em outros espaços educativos.
id UFRGS-2_960980baf0109c76db170c9f74894d55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193946
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paz, Helena dos SantosPaludo, Luciana2019-05-08T02:34:21Z2018http://hdl.handle.net/10183/193946001091333A presente pesquisa tem o intuito de analisar as múltiplas experiências vivenciadas pelos alunos do Projeto Escola Preparatória da Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini (EPD Pasqualini), em Porto Alegre, RS, Brasil - a partir do relato dos mesmos. Durante a pesquisa, os alunos foram convidados e estimulados a relatar, por meio da escrita de um diário, as experiências de formação em dança proporcionadas pela EPD. Nessa formação estão implicadas as aulas que eles fazem, as apresentações nas quais eles dançam, os espetáculos aos quais eles assistem, as palestras e rodas de conversa das quais participam e as experiências em criação e composição de que fazem parte como intérpretes e/ou coreógrafos. Por meio da análise dos diários dos alunos, entrevistas com os idealizadores e da consulta ao documento que instituiu o Projeto Escola Preparatória de Dança, a pesquisa foi estruturada. A metodologia utilizada inspirou-se no conceito de pesquisa etnográfica e, para a discussão teórica, tem suas principais referências em três autores: Isabel Marques, Jorge Larrosa e Luigi Pareyson. Conclui-se que essa investigação dará visibilidade ao trabalho realizado nas Escolas Preparatórias de Dança de Porto Alegre ao apresentar dados e efeitos de sua idealização, criação e implementação. Também colaborará para o processo de criação e registro da memória desse projeto. Nesse sentido, almeja-se que o trabalho possa inspirar outras pessoas no desenvolvimento de iniciativas similares em escolas e em outros espaços educativos.This research aims at analyzing the multiple experiences of the students of the Preparatory Dance School Public School Senator Alberto Pasqualini (PDS Pasqualini), in Porto Alegre, RS, Brazil - based on their own report. During the research, students were invited and stimulated to report, through diary writing, the experiences provided by the dance training they receive at the PDS. This formation is composed by the classes that they take, the performances in which they dance; the spectacles they attend, the lectures and the conversation circle in which they participate, and the creation and composition experiences of which they participate, as interpreters and / or choreographers. The research was structured through the analysis of the diaries, interviews with the idealizers and consultation of the document that instituted the Dance Preparatory School Project. The methodology used was inspired by the concept of ethnographic research and, for the theoretical discussion, it has its main references in three authors: Isabel Marques, Jorge Larrosa and Luigi Pareyson. It is concluded that this research will give visibility to the work done in the Preparatory Dance Schools of Porto Alegre, presenting data and results of its idealization, creation and implementation. It will also contribute to the process of creating and recording the memory of this project. Moreover, it is expected that this work can inspire others to develop similar initiatives in schools and other educational spaces.application/pdfporDançaEducaçãoFormação docenteDancePreparatory dance schoolTeacher trainingExperiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualiniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091333.pdf.txt001091333.pdf.txtExtracted Texttext/plain204472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193946/2/001091333.pdf.txt004e3b79448ec077147b28a2a628af11MD52ORIGINAL001091333.pdfTexto completoapplication/pdf1256207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193946/1/001091333.pdf06867237286dda561d67c4207ffee3ddMD5110183/1939462019-10-20 03:53:01.970184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193946Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-20T06:53:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
title Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
spellingShingle Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
Paz, Helena dos Santos
Dança
Educação
Formação docente
Dance
Preparatory dance school
Teacher training
title_short Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
title_full Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
title_fullStr Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
title_full_unstemmed Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
title_sort Experiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini
author Paz, Helena dos Santos
author_facet Paz, Helena dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Helena dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paludo, Luciana
contributor_str_mv Paludo, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação
Formação docente
topic Dança
Educação
Formação docente
Dance
Preparatory dance school
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Preparatory dance school
Teacher training
description A presente pesquisa tem o intuito de analisar as múltiplas experiências vivenciadas pelos alunos do Projeto Escola Preparatória da Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini (EPD Pasqualini), em Porto Alegre, RS, Brasil - a partir do relato dos mesmos. Durante a pesquisa, os alunos foram convidados e estimulados a relatar, por meio da escrita de um diário, as experiências de formação em dança proporcionadas pela EPD. Nessa formação estão implicadas as aulas que eles fazem, as apresentações nas quais eles dançam, os espetáculos aos quais eles assistem, as palestras e rodas de conversa das quais participam e as experiências em criação e composição de que fazem parte como intérpretes e/ou coreógrafos. Por meio da análise dos diários dos alunos, entrevistas com os idealizadores e da consulta ao documento que instituiu o Projeto Escola Preparatória de Dança, a pesquisa foi estruturada. A metodologia utilizada inspirou-se no conceito de pesquisa etnográfica e, para a discussão teórica, tem suas principais referências em três autores: Isabel Marques, Jorge Larrosa e Luigi Pareyson. Conclui-se que essa investigação dará visibilidade ao trabalho realizado nas Escolas Preparatórias de Dança de Porto Alegre ao apresentar dados e efeitos de sua idealização, criação e implementação. Também colaborará para o processo de criação e registro da memória desse projeto. Nesse sentido, almeja-se que o trabalho possa inspirar outras pessoas no desenvolvimento de iniciativas similares em escolas e em outros espaços educativos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193946
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091333
url http://hdl.handle.net/10183/193946
identifier_str_mv 001091333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193946/2/001091333.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193946/1/001091333.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 004e3b79448ec077147b28a2a628af11
06867237286dda561d67c4207ffee3dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573607215104