Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillis, Tatiana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115674
Resumo: Este trabalho tem como objeto o estudo comparativo de duas ocorrências, em Língua Portuguesa, de manifestações artísticas em que homens emprestam seus textos a sujeitos-líricos femininos. Assim, a partir da análise de cantigas de amigo do Trovadorismo e de canções de Francisco Buarque de Hollanda, pretende-se encontrar os pontos de aproximação e de afastamento entre os textos. As chamadas “cantigas de amigo”, como indissolúveis uniões entre letra e música do estilo pagão medieval trovadoresco, destacam-se pelo empréstimo, por homens, de suas poesias a vozes femininas. Em tom confessional – e, por vezes, permeado por sensualidade e erotismo - o sujeito-lírico que assume as cantigas de amigo revela as tentativas masculinas de compreensão da alma feminina e de exposição de tal visão por meio das manifestações artísticas. E tudo isso, em um mundo profundamente misógino e regido pela noção de pecado, mostra-se como o tímido iniciar de mudanças que vão de encontro à falta de liberdade de pensamento e comportamento, e à visão do corpo como veículo do pecado. É o indício remoto das origens da modernidade. Como temáticas, as vozes poéticas femininas retrataram a liberdade, o amor, o erotismo, a sexualidade. E a abordagem de tais elementos, por compositores homens, mostra-se como a tradução da capacidade destes de, investigando os silêncios e os desejos femininos, evidenciarem o espírito e os sentidos das mulheres. O poeta, então, revela-se capaz de sentir o que elas sentem. Assim, a partir das percepções inferidas sobre as vozes femininas das cantigas de amigo e sobre o contexto no qual elas estão inseridas, será analisado um conjunto de canções de Chico Buarque de Hollanda em cujas letras o músico-compositor cede o extravasamento do sujeito a mulheres. Com base nas temáticas presentes na lírica trovadoresca (liberdade, amor, erotismo e sexualidade), então, uma seleta de letras de um dos mais representativos músicos da MPB será analisada, a fim de, ultrapassando-se os questionamentos sobre eventual influência do Trovadorismo em sua obra, chegar-se a comparações de aproximações ou distanciamentos. Para tanto, além de análises interpretativas dos textos de Chico Buarque – os quais, para efeitos deste estudo, serão lidos a partir dos conceitos e elementos do gênero lírico – serão apresentados, também, os posicionamentos de estudiosos da Literatura e, especialmente, de alguns autores que se debruçaram sobre o estudo da Música Popular Brasileira e sobre a obra musical de Chico Buarque.
id UFRGS-2_962d73f4e79b34c959b75d33ad104758
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115674
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camillis, TatianaSilva, Márcia Ivana de Lima e2015-04-29T02:00:13Z2014http://hdl.handle.net/10183/115674000963932Este trabalho tem como objeto o estudo comparativo de duas ocorrências, em Língua Portuguesa, de manifestações artísticas em que homens emprestam seus textos a sujeitos-líricos femininos. Assim, a partir da análise de cantigas de amigo do Trovadorismo e de canções de Francisco Buarque de Hollanda, pretende-se encontrar os pontos de aproximação e de afastamento entre os textos. As chamadas “cantigas de amigo”, como indissolúveis uniões entre letra e música do estilo pagão medieval trovadoresco, destacam-se pelo empréstimo, por homens, de suas poesias a vozes femininas. Em tom confessional – e, por vezes, permeado por sensualidade e erotismo - o sujeito-lírico que assume as cantigas de amigo revela as tentativas masculinas de compreensão da alma feminina e de exposição de tal visão por meio das manifestações artísticas. E tudo isso, em um mundo profundamente misógino e regido pela noção de pecado, mostra-se como o tímido iniciar de mudanças que vão de encontro à falta de liberdade de pensamento e comportamento, e à visão do corpo como veículo do pecado. É o indício remoto das origens da modernidade. Como temáticas, as vozes poéticas femininas retrataram a liberdade, o amor, o erotismo, a sexualidade. E a abordagem de tais elementos, por compositores homens, mostra-se como a tradução da capacidade destes de, investigando os silêncios e os desejos femininos, evidenciarem o espírito e os sentidos das mulheres. O poeta, então, revela-se capaz de sentir o que elas sentem. Assim, a partir das percepções inferidas sobre as vozes femininas das cantigas de amigo e sobre o contexto no qual elas estão inseridas, será analisado um conjunto de canções de Chico Buarque de Hollanda em cujas letras o músico-compositor cede o extravasamento do sujeito a mulheres. Com base nas temáticas presentes na lírica trovadoresca (liberdade, amor, erotismo e sexualidade), então, uma seleta de letras de um dos mais representativos músicos da MPB será analisada, a fim de, ultrapassando-se os questionamentos sobre eventual influência do Trovadorismo em sua obra, chegar-se a comparações de aproximações ou distanciamentos. Para tanto, além de análises interpretativas dos textos de Chico Buarque – os quais, para efeitos deste estudo, serão lidos a partir dos conceitos e elementos do gênero lírico – serão apresentados, também, os posicionamentos de estudiosos da Literatura e, especialmente, de alguns autores que se debruçaram sobre o estudo da Música Popular Brasileira e sobre a obra musical de Chico Buarque.This work has as object the comparative study of two occurrences, in the Portuguese language, of artistic manifestations, where men borrow their texts to lyrical female subjects. Thus, from the analysis of troubadour songs of friend and songs by Francisco Buarque de Hollanda, we intend to find the connecting and the detachment points between the texts. The so called “songs of friends”, as indissoluble connections between lyrics and music of the medieval troubadour-like pagan style, stand out by the loan, by men, of their poems and female voices. In a confessional tone – and, sometimes, permeated by sensuality and eroticism – the lyrical subject, which assumes the songs of friend reveals the male attempts to understand the female soul and expose such a view through artistic manifestations. And all of this, in a deeply misogynous world ruled by the notion of sin, shows itself a shy beginning for changes which meet the lack of freedom of thought and behavior, and the view of the body as a sin vehicle. It is a remote indication of modernity. As issues, the female voices depict freedom, love, eroticism, sensuality. And the approach of such elements, by male composers, shows itself as the translation of their capacity of, by investigating the silences and the female desires, identifying the women spirit and senses. Therefore, the poet presents himself as capable of feeling the same as women do. Thus, from the perceptions inferred about the female voices of the songs of friend and about the context in which they are included, we will analyze a group of songs by Chico Buarque de Hollanda, whose lyrics the musician-composer transfers the externalization of the subject to women. Based on the issues present in the troubadour lyric (freedom, love, eroticism and sensuality) we will analyze a selection of lyrics by one of the most representative musicians of MPB, in order to, transcending the questioning about the eventual influence of Troubadour in his work, reach the comparisons of connections or detachment points. Therefore, in addition to the interpretative analyses of Chico Buarque’s texts – which, for the purpose of this study, will be read from de concepts and elements of the lyric genders – will be also presented the positioning of Literature scholars and, specially, of some authors who consider the study of the Popular Brazilian Music and the musical work of Chico Buarque.application/pdfporBuarque, Chico, 1944-MulherSujeito líricoTrovadorismoCantigas trovadorescasLiteratura comparadaLiteratura brasileiraTroubadourSongs of friendChico Buarque de HollandaWomanLyrical female subjectSensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963932.pdf000963932.pdfTexto completoapplication/pdf492870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115674/1/000963932.pdf39677a7519d0ab8cf2e77dd3f1410af6MD51TEXT000963932.pdf.txt000963932.pdf.txtExtracted Texttext/plain126199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115674/2/000963932.pdf.txt84c030344f47572ce0e3ca02e803dbb4MD52THUMBNAIL000963932.pdf.jpg000963932.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115674/3/000963932.pdf.jpg1d4aec7cc8ec56c7fee1de8ab0fc34b9MD5310183/1156742022-08-06 04:44:02.380981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
title Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
spellingShingle Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
Camillis, Tatiana
Buarque, Chico, 1944-
Mulher
Sujeito lírico
Trovadorismo
Cantigas trovadorescas
Literatura comparada
Literatura brasileira
Troubadour
Songs of friend
Chico Buarque de Hollanda
Woman
Lyrical female subject
title_short Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
title_full Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
title_fullStr Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
title_full_unstemmed Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
title_sort Sensibilidade e erotismo em poesia : o sujeito lírico na voz de homens (afinações e dissonâncias entre as cantigas de amigo do trovadorismo e canções de Chico Buarque)
author Camillis, Tatiana
author_facet Camillis, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camillis, Tatiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Márcia Ivana de Lima e
contributor_str_mv Silva, Márcia Ivana de Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv Buarque, Chico, 1944-
Mulher
Sujeito lírico
Trovadorismo
Cantigas trovadorescas
Literatura comparada
Literatura brasileira
topic Buarque, Chico, 1944-
Mulher
Sujeito lírico
Trovadorismo
Cantigas trovadorescas
Literatura comparada
Literatura brasileira
Troubadour
Songs of friend
Chico Buarque de Hollanda
Woman
Lyrical female subject
dc.subject.eng.fl_str_mv Troubadour
Songs of friend
Chico Buarque de Hollanda
Woman
Lyrical female subject
description Este trabalho tem como objeto o estudo comparativo de duas ocorrências, em Língua Portuguesa, de manifestações artísticas em que homens emprestam seus textos a sujeitos-líricos femininos. Assim, a partir da análise de cantigas de amigo do Trovadorismo e de canções de Francisco Buarque de Hollanda, pretende-se encontrar os pontos de aproximação e de afastamento entre os textos. As chamadas “cantigas de amigo”, como indissolúveis uniões entre letra e música do estilo pagão medieval trovadoresco, destacam-se pelo empréstimo, por homens, de suas poesias a vozes femininas. Em tom confessional – e, por vezes, permeado por sensualidade e erotismo - o sujeito-lírico que assume as cantigas de amigo revela as tentativas masculinas de compreensão da alma feminina e de exposição de tal visão por meio das manifestações artísticas. E tudo isso, em um mundo profundamente misógino e regido pela noção de pecado, mostra-se como o tímido iniciar de mudanças que vão de encontro à falta de liberdade de pensamento e comportamento, e à visão do corpo como veículo do pecado. É o indício remoto das origens da modernidade. Como temáticas, as vozes poéticas femininas retrataram a liberdade, o amor, o erotismo, a sexualidade. E a abordagem de tais elementos, por compositores homens, mostra-se como a tradução da capacidade destes de, investigando os silêncios e os desejos femininos, evidenciarem o espírito e os sentidos das mulheres. O poeta, então, revela-se capaz de sentir o que elas sentem. Assim, a partir das percepções inferidas sobre as vozes femininas das cantigas de amigo e sobre o contexto no qual elas estão inseridas, será analisado um conjunto de canções de Chico Buarque de Hollanda em cujas letras o músico-compositor cede o extravasamento do sujeito a mulheres. Com base nas temáticas presentes na lírica trovadoresca (liberdade, amor, erotismo e sexualidade), então, uma seleta de letras de um dos mais representativos músicos da MPB será analisada, a fim de, ultrapassando-se os questionamentos sobre eventual influência do Trovadorismo em sua obra, chegar-se a comparações de aproximações ou distanciamentos. Para tanto, além de análises interpretativas dos textos de Chico Buarque – os quais, para efeitos deste estudo, serão lidos a partir dos conceitos e elementos do gênero lírico – serão apresentados, também, os posicionamentos de estudiosos da Literatura e, especialmente, de alguns autores que se debruçaram sobre o estudo da Música Popular Brasileira e sobre a obra musical de Chico Buarque.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-29T02:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115674
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000963932
url http://hdl.handle.net/10183/115674
identifier_str_mv 000963932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115674/1/000963932.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115674/2/000963932.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115674/3/000963932.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39677a7519d0ab8cf2e77dd3f1410af6
84c030344f47572ce0e3ca02e803dbb4
1d4aec7cc8ec56c7fee1de8ab0fc34b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483795632128