O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgobbi, Fabiana Santiago
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Herpich, Fabrício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262921
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. Ocorreu aumento destes mesmos indicadores durante tarefas executivas, sugerindo aumento nos indícios cognitivos segundo a teoria de Thayer. Pode-se inferir que os usos de tais tecnologias são capazes de auxiliar a análise de indícios cognitivos reais em tempo de execução de uma determinada tarefa, visto que analisando os dados de amplas tecnologias tem-se o aumento esperado de atenção. Sugere-se relevante o desenvolvimento de estudos nesta área afim de criar uma ferramenta pratica e operacional capaz ajudar na escolha de um material didático mediante dados reais de cognição.
id UFRGS-2_962e21a8ba4dbf7828f691f0237d0d09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262921
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sgobbi, Fabiana SantiagoTarouco, Liane Margarida RockenbachHerpich, Fabrício2023-08-01T03:33:37Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/262921001171495Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. Ocorreu aumento destes mesmos indicadores durante tarefas executivas, sugerindo aumento nos indícios cognitivos segundo a teoria de Thayer. Pode-se inferir que os usos de tais tecnologias são capazes de auxiliar a análise de indícios cognitivos reais em tempo de execução de uma determinada tarefa, visto que analisando os dados de amplas tecnologias tem-se o aumento esperado de atenção. Sugere-se relevante o desenvolvimento de estudos nesta área afim de criar uma ferramenta pratica e operacional capaz ajudar na escolha de um material didático mediante dados reais de cognição.This article aims to investigate the existence of a correlation between the heart rate variability and the level of attention of students during the tasks that demand great cognitive processing, in order to verify if there are cause and effect of the variables enough to influence individuals during the execution of activities. The results indicated an increase in the variations between the three moments of the tests, considering the analysis of the collected data. These same indicators increased during executive tasks, suggesting an increase in cognitive cues according to Thayer's theory. It can be inferred that the uses of such technologies are able to aid the analysis of real cognitive evidence at the time of execution of a given task, since analyzing the data of ample technologies, one has the expected increase of attention. It is suggested that the development of studies in this area be relevant in order to create a practical and operational tool capable of helping to choose a didactic material through real data of cognition.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 134-143Tecnologia educacionalCogniçãoEnsino e aprendizagemCognitionHeart RateAttentionTechnologyO uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultosThe use of Heart Rate Variability to infer cognitive cues in adult learners info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171495.pdf.txt001171495.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/2/001171495.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171495.pdfTexto completoapplication/pdf3184610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/1/001171495.pdf9e5ad5f458b31e4157fd6934e762b016MD5110183/2629212023-08-02 03:32:43.308648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:32:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of Heart Rate Variability to infer cognitive cues in adult learners
title O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
spellingShingle O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
Sgobbi, Fabiana Santiago
Tecnologia educacional
Cognição
Ensino e aprendizagem
Cognition
Heart Rate
Attention
Technology
title_short O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
title_full O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
title_fullStr O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
title_full_unstemmed O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
title_sort O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
author Sgobbi, Fabiana Santiago
author_facet Sgobbi, Fabiana Santiago
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Herpich, Fabrício
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Herpich, Fabrício
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgobbi, Fabiana Santiago
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Herpich, Fabrício
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Cognição
Ensino e aprendizagem
topic Tecnologia educacional
Cognição
Ensino e aprendizagem
Cognition
Heart Rate
Attention
Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Cognition
Heart Rate
Attention
Technology
description Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. Ocorreu aumento destes mesmos indicadores durante tarefas executivas, sugerindo aumento nos indícios cognitivos segundo a teoria de Thayer. Pode-se inferir que os usos de tais tecnologias são capazes de auxiliar a análise de indícios cognitivos reais em tempo de execução de uma determinada tarefa, visto que analisando os dados de amplas tecnologias tem-se o aumento esperado de atenção. Sugere-se relevante o desenvolvimento de estudos nesta área afim de criar uma ferramenta pratica e operacional capaz ajudar na escolha de um material didático mediante dados reais de cognição.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:33:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262921
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171495
identifier_str_mv 1679-1916
001171495
url http://hdl.handle.net/10183/262921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 134-143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/2/001171495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/1/001171495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e5ad5f458b31e4157fd6934e762b016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447833687359488