O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262921 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. Ocorreu aumento destes mesmos indicadores durante tarefas executivas, sugerindo aumento nos indícios cognitivos segundo a teoria de Thayer. Pode-se inferir que os usos de tais tecnologias são capazes de auxiliar a análise de indícios cognitivos reais em tempo de execução de uma determinada tarefa, visto que analisando os dados de amplas tecnologias tem-se o aumento esperado de atenção. Sugere-se relevante o desenvolvimento de estudos nesta área afim de criar uma ferramenta pratica e operacional capaz ajudar na escolha de um material didático mediante dados reais de cognição. |
id |
UFRGS-2_962e21a8ba4dbf7828f691f0237d0d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262921 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sgobbi, Fabiana SantiagoTarouco, Liane Margarida RockenbachHerpich, Fabrício2023-08-01T03:33:37Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/262921001171495Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. Ocorreu aumento destes mesmos indicadores durante tarefas executivas, sugerindo aumento nos indícios cognitivos segundo a teoria de Thayer. Pode-se inferir que os usos de tais tecnologias são capazes de auxiliar a análise de indícios cognitivos reais em tempo de execução de uma determinada tarefa, visto que analisando os dados de amplas tecnologias tem-se o aumento esperado de atenção. Sugere-se relevante o desenvolvimento de estudos nesta área afim de criar uma ferramenta pratica e operacional capaz ajudar na escolha de um material didático mediante dados reais de cognição.This article aims to investigate the existence of a correlation between the heart rate variability and the level of attention of students during the tasks that demand great cognitive processing, in order to verify if there are cause and effect of the variables enough to influence individuals during the execution of activities. The results indicated an increase in the variations between the three moments of the tests, considering the analysis of the collected data. These same indicators increased during executive tasks, suggesting an increase in cognitive cues according to Thayer's theory. It can be inferred that the uses of such technologies are able to aid the analysis of real cognitive evidence at the time of execution of a given task, since analyzing the data of ample technologies, one has the expected increase of attention. It is suggested that the development of studies in this area be relevant in order to create a practical and operational tool capable of helping to choose a didactic material through real data of cognition.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 134-143Tecnologia educacionalCogniçãoEnsino e aprendizagemCognitionHeart RateAttentionTechnologyO uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultosThe use of Heart Rate Variability to infer cognitive cues in adult learners info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171495.pdf.txt001171495.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/2/001171495.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171495.pdfTexto completoapplication/pdf3184610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/1/001171495.pdf9e5ad5f458b31e4157fd6934e762b016MD5110183/2629212023-08-02 03:32:43.308648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:32:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of Heart Rate Variability to infer cognitive cues in adult learners |
title |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos |
spellingShingle |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos Sgobbi, Fabiana Santiago Tecnologia educacional Cognição Ensino e aprendizagem Cognition Heart Rate Attention Technology |
title_short |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos |
title_full |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos |
title_fullStr |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos |
title_full_unstemmed |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos |
title_sort |
O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos |
author |
Sgobbi, Fabiana Santiago |
author_facet |
Sgobbi, Fabiana Santiago Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Herpich, Fabrício |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Herpich, Fabrício |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgobbi, Fabiana Santiago Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Herpich, Fabrício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Cognição Ensino e aprendizagem |
topic |
Tecnologia educacional Cognição Ensino e aprendizagem Cognition Heart Rate Attention Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cognition Heart Rate Attention Technology |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. Ocorreu aumento destes mesmos indicadores durante tarefas executivas, sugerindo aumento nos indícios cognitivos segundo a teoria de Thayer. Pode-se inferir que os usos de tais tecnologias são capazes de auxiliar a análise de indícios cognitivos reais em tempo de execução de uma determinada tarefa, visto que analisando os dados de amplas tecnologias tem-se o aumento esperado de atenção. Sugere-se relevante o desenvolvimento de estudos nesta área afim de criar uma ferramenta pratica e operacional capaz ajudar na escolha de um material didático mediante dados reais de cognição. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:33:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262921 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171495 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171495 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 134-143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/2/001171495.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262921/1/001171495.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e5ad5f458b31e4157fd6934e762b016 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447833687359488 |