Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199478 |
Resumo: | A política surgiu com a separação do público e privado. É a conjunção de ações de indivíduos em benefício de um fim comum. O conhecimento de seus preceitos e suas práticas formam adultos conscientes do seu papel social. Contudo, a falta de entendimento do termo política e suas práticas refletem no afastamento da responsabilidade da população com o seu papel social. Assim, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto cujo objetivo é educar e conscientizar o público infantil (5º ano do Ensino Fundamental) sobre a importância da política para conviver. Na primeira metade do trabalho, utilizando a metodologia voltada a produtos gráficos-impressos e a metodologia do design centrado no ser humano, realizou-se a fundamentação teórica sobre princípios básicos da política, cidadania e democracia, assim como um levantamento sobre projeto editorial orientado ao público infantil. Além disso, foi feita uma análise de produtos similares a partir da entrevistas com educadores. Uma vez estabelecidos os requisitos e restrições de projeto, iniciou-se a fase de geração de alternativas para o problema e a execução. O resultado é um livro infantil para crianças sobre política e cidadania. |
id |
UFRGS-2_963a06637448c3fdda3fb31edba1e5fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199478 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Camila Giacomel daKulpa, Cínthia Costa2019-09-19T03:45:05Z2019http://hdl.handle.net/10183/199478001100497A política surgiu com a separação do público e privado. É a conjunção de ações de indivíduos em benefício de um fim comum. O conhecimento de seus preceitos e suas práticas formam adultos conscientes do seu papel social. Contudo, a falta de entendimento do termo política e suas práticas refletem no afastamento da responsabilidade da população com o seu papel social. Assim, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto cujo objetivo é educar e conscientizar o público infantil (5º ano do Ensino Fundamental) sobre a importância da política para conviver. Na primeira metade do trabalho, utilizando a metodologia voltada a produtos gráficos-impressos e a metodologia do design centrado no ser humano, realizou-se a fundamentação teórica sobre princípios básicos da política, cidadania e democracia, assim como um levantamento sobre projeto editorial orientado ao público infantil. Além disso, foi feita uma análise de produtos similares a partir da entrevistas com educadores. Uma vez estabelecidos os requisitos e restrições de projeto, iniciou-se a fase de geração de alternativas para o problema e a execução. O resultado é um livro infantil para crianças sobre política e cidadania.Politics emerged with the separation of what is public and private. It is the union of actions of individuals for the benefit of a common purpose. Knowing their precepts and practices help form adults aware of their social role. However, the lack of understanding of the term politics and its practices reflects in the people’s distanciation from their responsibility with their social role. Thus, the present work consists in the development of a project which objective is to educate and make the children public (fifth year of elementary school) aware about the importance of politics in life. In the first half of the work, using the methodology focused on graphic-printed products and the methodology of human-centered design, a theoretical basis was established about basic principles of politics, citizenship and democracy, as well as the editorial project aimed at the children. In addition, an analysis of similar products was made based on interviews with educators. Once the project requirements and constraints have been established, the generation of alternatives to the problem and execution began. The result is a children's textbook on politics and citizenship.application/pdfporDesign gráficoProjeto gráficoDesign editorialLivro infantilEditorial DesignPolicyAwarenessChild educationPolítica e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2019Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100497.pdf.txt001100497.pdf.txtExtracted Texttext/plain239509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199478/2/001100497.pdf.txt30cfe014e63b8136005cea6589f936f3MD52ORIGINAL001100497.pdfTexto completoapplication/pdf9864079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199478/1/001100497.pdf47375ec80e50715b6c5affb2f235ec8dMD5110183/1994782019-09-20 03:48:36.846964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:48:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil |
title |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil |
spellingShingle |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil Costa, Camila Giacomel da Design gráfico Projeto gráfico Design editorial Livro infantil Editorial Design Policy Awareness Child education |
title_short |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil |
title_full |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil |
title_fullStr |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil |
title_full_unstemmed |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil |
title_sort |
Política e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantil |
author |
Costa, Camila Giacomel da |
author_facet |
Costa, Camila Giacomel da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Camila Giacomel da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kulpa, Cínthia Costa |
contributor_str_mv |
Kulpa, Cínthia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Projeto gráfico Design editorial Livro infantil |
topic |
Design gráfico Projeto gráfico Design editorial Livro infantil Editorial Design Policy Awareness Child education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Editorial Design Policy Awareness Child education |
description |
A política surgiu com a separação do público e privado. É a conjunção de ações de indivíduos em benefício de um fim comum. O conhecimento de seus preceitos e suas práticas formam adultos conscientes do seu papel social. Contudo, a falta de entendimento do termo política e suas práticas refletem no afastamento da responsabilidade da população com o seu papel social. Assim, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto cujo objetivo é educar e conscientizar o público infantil (5º ano do Ensino Fundamental) sobre a importância da política para conviver. Na primeira metade do trabalho, utilizando a metodologia voltada a produtos gráficos-impressos e a metodologia do design centrado no ser humano, realizou-se a fundamentação teórica sobre princípios básicos da política, cidadania e democracia, assim como um levantamento sobre projeto editorial orientado ao público infantil. Além disso, foi feita uma análise de produtos similares a partir da entrevistas com educadores. Uma vez estabelecidos os requisitos e restrições de projeto, iniciou-se a fase de geração de alternativas para o problema e a execução. O resultado é um livro infantil para crianças sobre política e cidadania. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-19T03:45:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199478 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100497 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199478 |
identifier_str_mv |
001100497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199478/2/001100497.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199478/1/001100497.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30cfe014e63b8136005cea6589f936f3 47375ec80e50715b6c5affb2f235ec8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249887428608 |