A questão de redação no concurso vestibular à universidade : validade e poder decisório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fernando Lang da
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Pinent, Carlos Eduardo da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206317
Resumo: Apresentam-se análises de validade e do poder decisório da questão de Redação nos concursos vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, envolvendo 6516 candidatos comuns aos dois concursos. O estudo mostrou que a fidedignidade dos escores na questão de Redação foi expressivamente inferior às fidedignidades dos escores nas demais provas dos concursos. O poder de decisão, isto é, o poder de decidir sobre o sucesso ou o fracasso na conquista de vagas da questão de Redação mostrou-se baixo; mais de noventa por cento dos que conquistaram uma vaga teriam tido sucesso caso a questão de Redação não fosse considerada. O estudo aponta a necessidade das universidades desenvolverem projetos de pesquisa com o objetivo de aprimorar metodologias e critérios de atribuição de escores na questão de Redação, visando aumentar a sua validade.
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spelling Silveira, Fernando Lang daPinent, Carlos Eduardo da Cunha2020-02-28T04:06:53Z20010103-6831http://hdl.handle.net/10183/206317000386409Apresentam-se análises de validade e do poder decisório da questão de Redação nos concursos vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, envolvendo 6516 candidatos comuns aos dois concursos. O estudo mostrou que a fidedignidade dos escores na questão de Redação foi expressivamente inferior às fidedignidades dos escores nas demais provas dos concursos. O poder de decisão, isto é, o poder de decidir sobre o sucesso ou o fracasso na conquista de vagas da questão de Redação mostrou-se baixo; mais de noventa por cento dos que conquistaram uma vaga teriam tido sucesso caso a questão de Redação não fosse considerada. O estudo aponta a necessidade das universidades desenvolverem projetos de pesquisa com o objetivo de aprimorar metodologias e critérios de atribuição de escores na questão de Redação, visando aumentar a sua validade.This study presents an analysis of the validity and defining capacity of written test (essay) grades achieved by 6,516 common candidates to both Universidade Federal do Rio Grande do Sul and Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. When compared to objective test grades of the same group, reliability of essay grades is significantly lower than the reliability of the scores in the other tests of the exam. Similarly the power of decision, i.e., the effectiveness in defining candidates that should be approved, is also low when the essay is considered: over 90% of successful candidates would also enter university if there were no essay test at all. This investigation points out that university should develop research on evaluation methods and scoring criteria for the essay test to select university students, aiming at increasing its validity.Este artículo presenta un análisis de la validad y del poder de decisión de los resultados de la Redacción conseguidos por 6.526 candidatos en el examen de ingreso en la Universidad Federal del Rio Grande del Sur y de la Pontificia Universidad Católica del Rio Grande del Sur. El estudio demostró que el sistema de evaluación de la Redacción fue expresivamente menos fidedigno que el habido en los resultados de los demás examenes. El poder de decisión, o sea, el poder de decidir sobre el suceso o el fracaso en la conquista de plazas en la cuestión de la Redacción, se mostró bajo: más de noventa por ciento de los que conquistaron una plaza habrfan obtenido suceso aunque la Redacción no hubiera sido considerada. El estudio muestra la necesidad de que las universidades desenvuelvan proyectos de pesquisa con el objetivo de mejorar metodologías y criterios de evaluación de la Redación para aumentar su validez.application/pdfporEstudos em avaliação educacional. São Paulo. N. 24 (jul./dez. 2001), p. 147-164VestibularEntrance examinationWriter test (composition)Power of decisionExamen de ingresoCuestión de la RedacciónValorPoder de decisiónA questão de redação no concurso vestibular à universidade : validade e poder decisórioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000386409.pdf.txt000386409.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206317/2/000386409.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000386409.pdfTexto completoapplication/pdf1530489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206317/1/000386409.pdf7e27fb3e573086d9d4a4e7b93f13e16dMD5110183/2063172024-05-08 06:40:51.862408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206317Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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