Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jaqueline Correa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183679
Resumo: Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas.
id UFRGS-2_96c1780d3f24ab5f5afceaa9ea899ad2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183679
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Jaqueline CorreaWeissheimer, Anne Marie2018-10-20T03:15:08Z2016http://hdl.handle.net/10183/183679001000632Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas.application/pdfporGestantesEducação em saúdeGrupoGrupos de gestantes : o processo educacional e suas característicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2016Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000632.pdfTexto completoapplication/pdf429523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/1/001000632.pdf81f2bfef8f0b37b427857c6abd3d1c5cMD51TEXT001000632.pdf.txt001000632.pdf.txtExtracted Texttext/plain33797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/2/001000632.pdf.txt1df98c647db729557935aa2d0df01b8eMD52THUMBNAIL001000632.pdf.jpg001000632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/3/001000632.pdf.jpge49e6d207d2aabf0e386f3db2eb57261MD5310183/1836792018-10-22 07:18:33.164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:18:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
title Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
spellingShingle Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
Mendes, Jaqueline Correa
Gestantes
Educação em saúde
Grupo
title_short Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
title_full Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
title_fullStr Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
title_full_unstemmed Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
title_sort Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
author Mendes, Jaqueline Correa
author_facet Mendes, Jaqueline Correa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Jaqueline Correa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weissheimer, Anne Marie
contributor_str_mv Weissheimer, Anne Marie
dc.subject.por.fl_str_mv Gestantes
Educação em saúde
Grupo
topic Gestantes
Educação em saúde
Grupo
description Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-20T03:15:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183679
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000632
url http://hdl.handle.net/10183/183679
identifier_str_mv 001000632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/1/001000632.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/2/001000632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/3/001000632.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81f2bfef8f0b37b427857c6abd3d1c5c
1df98c647db729557935aa2d0df01b8e
e49e6d207d2aabf0e386f3db2eb57261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224560317562880