Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183679 |
Resumo: | Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas. |
id |
UFRGS-2_96c1780d3f24ab5f5afceaa9ea899ad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183679 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Jaqueline CorreaWeissheimer, Anne Marie2018-10-20T03:15:08Z2016http://hdl.handle.net/10183/183679001000632Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas.application/pdfporGestantesEducação em saúdeGrupoGrupos de gestantes : o processo educacional e suas característicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2016Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000632.pdfTexto completoapplication/pdf429523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/1/001000632.pdf81f2bfef8f0b37b427857c6abd3d1c5cMD51TEXT001000632.pdf.txt001000632.pdf.txtExtracted Texttext/plain33797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/2/001000632.pdf.txt1df98c647db729557935aa2d0df01b8eMD52THUMBNAIL001000632.pdf.jpg001000632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/3/001000632.pdf.jpge49e6d207d2aabf0e386f3db2eb57261MD5310183/1836792018-10-22 07:18:33.164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183679Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T10:18:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características |
title |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características |
spellingShingle |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características Mendes, Jaqueline Correa Gestantes Educação em saúde Grupo |
title_short |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características |
title_full |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características |
title_fullStr |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características |
title_full_unstemmed |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características |
title_sort |
Grupos de gestantes : o processo educacional e suas características |
author |
Mendes, Jaqueline Correa |
author_facet |
Mendes, Jaqueline Correa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Jaqueline Correa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weissheimer, Anne Marie |
contributor_str_mv |
Weissheimer, Anne Marie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestantes Educação em saúde Grupo |
topic |
Gestantes Educação em saúde Grupo |
description |
Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, de acordo com o referencial proposto por Cooper. Objetivou descrever as evidências disponíveis nos artigos científicos tendo como proposta caracterizar o processo educacional nos grupos de gestantes. Foram selecionados 8 artigos para composição da amostra, oriundos de pesquisas nacionais, publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados de Enfermagem (BDENF), a partir de seis cruzamentos com os descritores: Educação em saúde; Gestantes; Grupos de encontro e enfermagem. Nesta revisão integrativa, 87% são estudos descritivos e 13% relato de experiência. Entre os descritivos 62% foram estudos de caráter qualitativo. Os achados desta revisão integrativa foram organizados em oito sessões com as seguintes caracterizações: Promoção da satisfação pessoal e autoestima da mulher; alinhamento do conhecimento do saber popular com o conhecimento cientifico; foco na ressignificação das ações educativas para um veículo de construção de saberes e não de transmissão; prática em módulos e participação do cônjuge e/ou familiar; apresentação do local de parto e inserção de técnicas de relaxamento; uso de materiais de apoio; inclusão de instrumentos de conhecimento prévio e/ou de coleta de informações. Concluindo-se sob o olhar da literatura pode- se ter resultados valiosos na introdução das gestantes e seus familiares junto a grupos educacionais, favorecendo uma retenção de conhecimento e expondo a importância da valorização dos grupos, promovendo a melhora da autoestima da mulher, empoderando-a e nutrindo-a de conhecimentos, promovendo a sua emancipação e poder decisório. Porém, não há um grande número de relatos sobre o diálogo na construção das estratégias utilizando a gestante como coautora do saber e autora do seu próprio cuidado. Ainda há um caminho longo para que a mulher e a educação sejam mais valorizadas e respeitadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-20T03:15:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183679 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183679 |
identifier_str_mv |
001000632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/1/001000632.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/2/001000632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183679/3/001000632.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81f2bfef8f0b37b427857c6abd3d1c5c 1df98c647db729557935aa2d0df01b8e e49e6d207d2aabf0e386f3db2eb57261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724651483168768 |