Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232518 |
Resumo: | Uma das atribuições do Orientador Educacional é a mediação, na escola, nos diversos níveis, entre professores, alunos e família. A disciplina Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano sob o enfoque da psicologia e suas relações com as questões escolares. No presente artigo ela é abordada a partir da Epistemologia Genética piagetiana com foco nos principais conceitos para o entendimento das relações interpessoais na escola. Foram propostas três tarefas para propiciar aos cursistas refletirem sobre os tipos de intervenções do Orientador Educacional e construírem um percurso de reflexão crítica para suas futuras práticas. As atividades focaram a tomada de consciência dos educadores a respeito de suas intervenções. O conhecimento das epistemologias subjacentes às suas práticas, ou possíveis práticas, ajuda o Orientador Educacional a optar dentro de um leque de possíveis ações e possibilita que as escolhas possam ser conscientes dos variados efeitos que possam surgir no grupo. O conhecimento do desenvolvimento, a partir da Epistemologia Genética piagetiana, também contribui para que o Orientador possa refletir com os professores as suas ações em determinados contextos para que os valores do mundo adulto e do próprio Orientador não sejam projetados para a vida dos seus orientandos. A partir das tomadas de consciência, os futuros orientadores puderam repensar na pandemia, deslocando-se de um lugar presencial para um virtual/online. |
id |
UFRGS-2_971773ad16799402dd17015aae462845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232518 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Real, Luciane Magalhães Corte2021-12-03T04:42:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/232518001134443Uma das atribuições do Orientador Educacional é a mediação, na escola, nos diversos níveis, entre professores, alunos e família. A disciplina Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano sob o enfoque da psicologia e suas relações com as questões escolares. No presente artigo ela é abordada a partir da Epistemologia Genética piagetiana com foco nos principais conceitos para o entendimento das relações interpessoais na escola. Foram propostas três tarefas para propiciar aos cursistas refletirem sobre os tipos de intervenções do Orientador Educacional e construírem um percurso de reflexão crítica para suas futuras práticas. As atividades focaram a tomada de consciência dos educadores a respeito de suas intervenções. O conhecimento das epistemologias subjacentes às suas práticas, ou possíveis práticas, ajuda o Orientador Educacional a optar dentro de um leque de possíveis ações e possibilita que as escolhas possam ser conscientes dos variados efeitos que possam surgir no grupo. O conhecimento do desenvolvimento, a partir da Epistemologia Genética piagetiana, também contribui para que o Orientador possa refletir com os professores as suas ações em determinados contextos para que os valores do mundo adulto e do próprio Orientador não sejam projetados para a vida dos seus orientandos. A partir das tomadas de consciência, os futuros orientadores puderam repensar na pandemia, deslocando-se de um lugar presencial para um virtual/online.application/pdfporCorbellini, Silvana (Org.). Orientação educacional : registros de um percurso de formação [recurso eletrônico] Porto Alegre : Forma Diagramação, 2021. p. 52-66Desenvolvimento humanoPsicologiaOrientação educacionalCOVID-19 (Doença)Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134443.pdf.txt001134443.pdf.txtExtracted Texttext/plain35229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232518/2/001134443.pdf.txt4ccce401a199c3eb892740732094dd08MD52ORIGINAL001134443.pdfCapítuloapplication/pdf206018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232518/1/001134443.pdff4ea955446f7b90c0ec3ae591405d24bMD5110183/2325182021-12-06 05:34:49.284769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232518Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia |
title |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia Real, Luciane Magalhães Corte Desenvolvimento humano Psicologia Orientação educacional COVID-19 (Doença) |
title_short |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia |
title_full |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia |
title_sort |
Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia |
author |
Real, Luciane Magalhães Corte |
author_facet |
Real, Luciane Magalhães Corte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Real, Luciane Magalhães Corte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento humano Psicologia Orientação educacional COVID-19 (Doença) |
topic |
Desenvolvimento humano Psicologia Orientação educacional COVID-19 (Doença) |
description |
Uma das atribuições do Orientador Educacional é a mediação, na escola, nos diversos níveis, entre professores, alunos e família. A disciplina Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano sob o enfoque da psicologia e suas relações com as questões escolares. No presente artigo ela é abordada a partir da Epistemologia Genética piagetiana com foco nos principais conceitos para o entendimento das relações interpessoais na escola. Foram propostas três tarefas para propiciar aos cursistas refletirem sobre os tipos de intervenções do Orientador Educacional e construírem um percurso de reflexão crítica para suas futuras práticas. As atividades focaram a tomada de consciência dos educadores a respeito de suas intervenções. O conhecimento das epistemologias subjacentes às suas práticas, ou possíveis práticas, ajuda o Orientador Educacional a optar dentro de um leque de possíveis ações e possibilita que as escolhas possam ser conscientes dos variados efeitos que possam surgir no grupo. O conhecimento do desenvolvimento, a partir da Epistemologia Genética piagetiana, também contribui para que o Orientador possa refletir com os professores as suas ações em determinados contextos para que os valores do mundo adulto e do próprio Orientador não sejam projetados para a vida dos seus orientandos. A partir das tomadas de consciência, os futuros orientadores puderam repensar na pandemia, deslocando-se de um lugar presencial para um virtual/online. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-03T04:42:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232518 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134443 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232518 |
identifier_str_mv |
001134443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana (Org.). Orientação educacional : registros de um percurso de formação [recurso eletrônico] Porto Alegre : Forma Diagramação, 2021. p. 52-66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232518/2/001134443.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232518/1/001134443.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ccce401a199c3eb892740732094dd08 f4ea955446f7b90c0ec3ae591405d24b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447776311377920 |