Orientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Luciane Magalhães Corte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232518
Resumo: Uma das atribuições do Orientador Educacional é a mediação, na escola, nos diversos níveis, entre professores, alunos e família. A disciplina Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano sob o enfoque da psicologia e suas relações com as questões escolares. No presente artigo ela é abordada a partir da Epistemologia Genética piagetiana com foco nos principais conceitos para o entendimento das relações interpessoais na escola. Foram propostas três tarefas para propiciar aos cursistas refletirem sobre os tipos de intervenções do Orientador Educacional e construírem um percurso de reflexão crítica para suas futuras práticas. As atividades focaram a tomada de consciência dos educadores a respeito de suas intervenções. O conhecimento das epistemologias subjacentes às suas práticas, ou possíveis práticas, ajuda o Orientador Educacional a optar dentro de um leque de possíveis ações e possibilita que as escolhas possam ser conscientes dos variados efeitos que possam surgir no grupo. O conhecimento do desenvolvimento, a partir da Epistemologia Genética piagetiana, também contribui para que o Orientador possa refletir com os professores as suas ações em determinados contextos para que os valores do mundo adulto e do próprio Orientador não sejam projetados para a vida dos seus orientandos. A partir das tomadas de consciência, os futuros orientadores puderam repensar na pandemia, deslocando-se de um lugar presencial para um virtual/online.
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