Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Amanda de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/207067
Resumo: O presente trabalho, a partir das contribuições campo de Estudos de Currículo, bem como da Pedagogia da Infância, tem como objetivo discutir o processo de recontextualização curricular realizado no Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019), a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O corpus analítico é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI (BRASIL, 2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019). Metodologicamente, a partir da análise do conteúdo proposta por Bardin (2011), é realizada uma análise do conteúdo dos documentos curriculares, evidenciando o processo de recontextualização presente no Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019). Nesse sentido, são seguidas as três sequências analíticas propostas por Bardin (2011): 1) pré-análise dos documentos; 2) exploração dos materiais; 3) tratamento das informações, inferência e interpretação. A partir das análises realizadas, são evidenciadas as recorrências e as singularidades a respeito da concepção de currículo, de criança e de docência nos documentos curriculares analisados, bem como o processo de recontextualização presente no RCC (CANOAS, 2019) da cidade de Canoas. Nesse contexto, é possível constatar que o RCC (CANOAS, 2019) reitera concepções muito semelhantes às que estão presentes na BNCC (BRASIL, 2017), sem destacar as peculiaridades da cidade. Em razão disso, é problematizada a real finalidade do Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019), uma vez que tal documento apenas reitera os enunciados da Base no que tange à Educação Infantil, sem efetivamente evidenciar as demandas, expectativas e peculiaridades da cidade em termos de projeto educativo para as crianças. Ademais, a partir das análises, é realizada uma discussão sobre o conteúdo da BNCC (BRASIL, 2017) destinado à primeira etapa da Educação Básica, de modo a mostrar que as suas proposições e a forma como está organizada pode levar a interpretações equivocadas, bem como a modos de avaliação das crianças, pautados em uma listagem de objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho aponta que a recontextualização curricular não deve apenas se adaptar a uma política curricular, mas, sim, precisa ser transformada de acordo com uma determinada realidade, trazendo princípios históricos, sociais e culturais que de fato possam contribuir com a reflexão sobre os modos de educar as crianças no tempo presente.
id UFRGS-2_980b7ac48484b3d675a014a2d6457a2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207067
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Amanda de OliveiraCarvalho, Rodrigo Saballa de2020-04-21T04:37:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/207067001113569O presente trabalho, a partir das contribuições campo de Estudos de Currículo, bem como da Pedagogia da Infância, tem como objetivo discutir o processo de recontextualização curricular realizado no Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019), a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O corpus analítico é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI (BRASIL, 2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019). Metodologicamente, a partir da análise do conteúdo proposta por Bardin (2011), é realizada uma análise do conteúdo dos documentos curriculares, evidenciando o processo de recontextualização presente no Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019). Nesse sentido, são seguidas as três sequências analíticas propostas por Bardin (2011): 1) pré-análise dos documentos; 2) exploração dos materiais; 3) tratamento das informações, inferência e interpretação. A partir das análises realizadas, são evidenciadas as recorrências e as singularidades a respeito da concepção de currículo, de criança e de docência nos documentos curriculares analisados, bem como o processo de recontextualização presente no RCC (CANOAS, 2019) da cidade de Canoas. Nesse contexto, é possível constatar que o RCC (CANOAS, 2019) reitera concepções muito semelhantes às que estão presentes na BNCC (BRASIL, 2017), sem destacar as peculiaridades da cidade. Em razão disso, é problematizada a real finalidade do Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019), uma vez que tal documento apenas reitera os enunciados da Base no que tange à Educação Infantil, sem efetivamente evidenciar as demandas, expectativas e peculiaridades da cidade em termos de projeto educativo para as crianças. Ademais, a partir das análises, é realizada uma discussão sobre o conteúdo da BNCC (BRASIL, 2017) destinado à primeira etapa da Educação Básica, de modo a mostrar que as suas proposições e a forma como está organizada pode levar a interpretações equivocadas, bem como a modos de avaliação das crianças, pautados em uma listagem de objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho aponta que a recontextualização curricular não deve apenas se adaptar a uma política curricular, mas, sim, precisa ser transformada de acordo com uma determinada realidade, trazendo princípios históricos, sociais e culturais que de fato possam contribuir com a reflexão sobre os modos de educar as crianças no tempo presente.application/pdfporCurrículoBase Nacional Comum CurricularEducação infantilEducação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113569.pdf.txt001113569.pdf.txtExtracted Texttext/plain237895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/2/001113569.pdf.txte42c9281e6de00e07fa9b74cf820ea6cMD52ORIGINAL001113569.pdfTexto completoapplication/pdf1940620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/1/001113569.pdfc40cef34a4dffc1cf6399f1273703717MD5110183/2070672020-04-22 04:32:15.09558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-04-22T07:32:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
title Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
spellingShingle Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
Lopes, Amanda de Oliveira
Currículo
Base Nacional Comum Curricular
Educação infantil
title_short Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
title_full Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
title_fullStr Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
title_full_unstemmed Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
title_sort Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
author Lopes, Amanda de Oliveira
author_facet Lopes, Amanda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Amanda de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Base Nacional Comum Curricular
Educação infantil
topic Currículo
Base Nacional Comum Curricular
Educação infantil
description O presente trabalho, a partir das contribuições campo de Estudos de Currículo, bem como da Pedagogia da Infância, tem como objetivo discutir o processo de recontextualização curricular realizado no Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019), a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O corpus analítico é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI (BRASIL, 2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019). Metodologicamente, a partir da análise do conteúdo proposta por Bardin (2011), é realizada uma análise do conteúdo dos documentos curriculares, evidenciando o processo de recontextualização presente no Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019). Nesse sentido, são seguidas as três sequências analíticas propostas por Bardin (2011): 1) pré-análise dos documentos; 2) exploração dos materiais; 3) tratamento das informações, inferência e interpretação. A partir das análises realizadas, são evidenciadas as recorrências e as singularidades a respeito da concepção de currículo, de criança e de docência nos documentos curriculares analisados, bem como o processo de recontextualização presente no RCC (CANOAS, 2019) da cidade de Canoas. Nesse contexto, é possível constatar que o RCC (CANOAS, 2019) reitera concepções muito semelhantes às que estão presentes na BNCC (BRASIL, 2017), sem destacar as peculiaridades da cidade. Em razão disso, é problematizada a real finalidade do Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019), uma vez que tal documento apenas reitera os enunciados da Base no que tange à Educação Infantil, sem efetivamente evidenciar as demandas, expectativas e peculiaridades da cidade em termos de projeto educativo para as crianças. Ademais, a partir das análises, é realizada uma discussão sobre o conteúdo da BNCC (BRASIL, 2017) destinado à primeira etapa da Educação Básica, de modo a mostrar que as suas proposições e a forma como está organizada pode levar a interpretações equivocadas, bem como a modos de avaliação das crianças, pautados em uma listagem de objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho aponta que a recontextualização curricular não deve apenas se adaptar a uma política curricular, mas, sim, precisa ser transformada de acordo com uma determinada realidade, trazendo princípios históricos, sociais e culturais que de fato possam contribuir com a reflexão sobre os modos de educar as crianças no tempo presente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-21T04:37:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/207067
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113569
url http://hdl.handle.net/10183/207067
identifier_str_mv 001113569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/2/001113569.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/1/001113569.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e42c9281e6de00e07fa9b74cf820ea6c
c40cef34a4dffc1cf6399f1273703717
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447264280182784