Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/207067 |
Resumo: | O presente trabalho, a partir das contribuições campo de Estudos de Currículo, bem como da Pedagogia da Infância, tem como objetivo discutir o processo de recontextualização curricular realizado no Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019), a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O corpus analítico é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI (BRASIL, 2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019). Metodologicamente, a partir da análise do conteúdo proposta por Bardin (2011), é realizada uma análise do conteúdo dos documentos curriculares, evidenciando o processo de recontextualização presente no Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019). Nesse sentido, são seguidas as três sequências analíticas propostas por Bardin (2011): 1) pré-análise dos documentos; 2) exploração dos materiais; 3) tratamento das informações, inferência e interpretação. A partir das análises realizadas, são evidenciadas as recorrências e as singularidades a respeito da concepção de currículo, de criança e de docência nos documentos curriculares analisados, bem como o processo de recontextualização presente no RCC (CANOAS, 2019) da cidade de Canoas. Nesse contexto, é possível constatar que o RCC (CANOAS, 2019) reitera concepções muito semelhantes às que estão presentes na BNCC (BRASIL, 2017), sem destacar as peculiaridades da cidade. Em razão disso, é problematizada a real finalidade do Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019), uma vez que tal documento apenas reitera os enunciados da Base no que tange à Educação Infantil, sem efetivamente evidenciar as demandas, expectativas e peculiaridades da cidade em termos de projeto educativo para as crianças. Ademais, a partir das análises, é realizada uma discussão sobre o conteúdo da BNCC (BRASIL, 2017) destinado à primeira etapa da Educação Básica, de modo a mostrar que as suas proposições e a forma como está organizada pode levar a interpretações equivocadas, bem como a modos de avaliação das crianças, pautados em uma listagem de objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho aponta que a recontextualização curricular não deve apenas se adaptar a uma política curricular, mas, sim, precisa ser transformada de acordo com uma determinada realidade, trazendo princípios históricos, sociais e culturais que de fato possam contribuir com a reflexão sobre os modos de educar as crianças no tempo presente. |
id |
UFRGS-2_980b7ac48484b3d675a014a2d6457a2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207067 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Amanda de OliveiraCarvalho, Rodrigo Saballa de2020-04-21T04:37:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/207067001113569O presente trabalho, a partir das contribuições campo de Estudos de Currículo, bem como da Pedagogia da Infância, tem como objetivo discutir o processo de recontextualização curricular realizado no Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019), a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O corpus analítico é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI (BRASIL, 2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019). Metodologicamente, a partir da análise do conteúdo proposta por Bardin (2011), é realizada uma análise do conteúdo dos documentos curriculares, evidenciando o processo de recontextualização presente no Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019). Nesse sentido, são seguidas as três sequências analíticas propostas por Bardin (2011): 1) pré-análise dos documentos; 2) exploração dos materiais; 3) tratamento das informações, inferência e interpretação. A partir das análises realizadas, são evidenciadas as recorrências e as singularidades a respeito da concepção de currículo, de criança e de docência nos documentos curriculares analisados, bem como o processo de recontextualização presente no RCC (CANOAS, 2019) da cidade de Canoas. Nesse contexto, é possível constatar que o RCC (CANOAS, 2019) reitera concepções muito semelhantes às que estão presentes na BNCC (BRASIL, 2017), sem destacar as peculiaridades da cidade. Em razão disso, é problematizada a real finalidade do Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019), uma vez que tal documento apenas reitera os enunciados da Base no que tange à Educação Infantil, sem efetivamente evidenciar as demandas, expectativas e peculiaridades da cidade em termos de projeto educativo para as crianças. Ademais, a partir das análises, é realizada uma discussão sobre o conteúdo da BNCC (BRASIL, 2017) destinado à primeira etapa da Educação Básica, de modo a mostrar que as suas proposições e a forma como está organizada pode levar a interpretações equivocadas, bem como a modos de avaliação das crianças, pautados em uma listagem de objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho aponta que a recontextualização curricular não deve apenas se adaptar a uma política curricular, mas, sim, precisa ser transformada de acordo com uma determinada realidade, trazendo princípios históricos, sociais e culturais que de fato possam contribuir com a reflexão sobre os modos de educar as crianças no tempo presente.application/pdfporCurrículoBase Nacional Comum CurricularEducação infantilEducação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113569.pdf.txt001113569.pdf.txtExtracted Texttext/plain237895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/2/001113569.pdf.txte42c9281e6de00e07fa9b74cf820ea6cMD52ORIGINAL001113569.pdfTexto completoapplication/pdf1940620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/1/001113569.pdfc40cef34a4dffc1cf6399f1273703717MD5110183/2070672020-04-22 04:32:15.09558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-04-22T07:32:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS |
title |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS |
spellingShingle |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS Lopes, Amanda de Oliveira Currículo Base Nacional Comum Curricular Educação infantil |
title_short |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS |
title_full |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS |
title_fullStr |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS |
title_full_unstemmed |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS |
title_sort |
Educação infantil, currículo e recontextualização da bncc no contexto do referencial curricular de Canoas – RS |
author |
Lopes, Amanda de Oliveira |
author_facet |
Lopes, Amanda de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Amanda de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Base Nacional Comum Curricular Educação infantil |
topic |
Currículo Base Nacional Comum Curricular Educação infantil |
description |
O presente trabalho, a partir das contribuições campo de Estudos de Currículo, bem como da Pedagogia da Infância, tem como objetivo discutir o processo de recontextualização curricular realizado no Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019), a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O corpus analítico é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI (BRASIL, 2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e Referencial Curricular de Canoas – RCC (CANOAS, 2019). Metodologicamente, a partir da análise do conteúdo proposta por Bardin (2011), é realizada uma análise do conteúdo dos documentos curriculares, evidenciando o processo de recontextualização presente no Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019). Nesse sentido, são seguidas as três sequências analíticas propostas por Bardin (2011): 1) pré-análise dos documentos; 2) exploração dos materiais; 3) tratamento das informações, inferência e interpretação. A partir das análises realizadas, são evidenciadas as recorrências e as singularidades a respeito da concepção de currículo, de criança e de docência nos documentos curriculares analisados, bem como o processo de recontextualização presente no RCC (CANOAS, 2019) da cidade de Canoas. Nesse contexto, é possível constatar que o RCC (CANOAS, 2019) reitera concepções muito semelhantes às que estão presentes na BNCC (BRASIL, 2017), sem destacar as peculiaridades da cidade. Em razão disso, é problematizada a real finalidade do Referencial Curricular de Canoas (CANOAS, 2019), uma vez que tal documento apenas reitera os enunciados da Base no que tange à Educação Infantil, sem efetivamente evidenciar as demandas, expectativas e peculiaridades da cidade em termos de projeto educativo para as crianças. Ademais, a partir das análises, é realizada uma discussão sobre o conteúdo da BNCC (BRASIL, 2017) destinado à primeira etapa da Educação Básica, de modo a mostrar que as suas proposições e a forma como está organizada pode levar a interpretações equivocadas, bem como a modos de avaliação das crianças, pautados em uma listagem de objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho aponta que a recontextualização curricular não deve apenas se adaptar a uma política curricular, mas, sim, precisa ser transformada de acordo com uma determinada realidade, trazendo princípios históricos, sociais e culturais que de fato possam contribuir com a reflexão sobre os modos de educar as crianças no tempo presente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-21T04:37:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/207067 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113569 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/207067 |
identifier_str_mv |
001113569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/2/001113569.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207067/1/001113569.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e42c9281e6de00e07fa9b74cf820ea6c c40cef34a4dffc1cf6399f1273703717 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447264280182784 |