Sustentabilidade e valor de mercado : Natura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotelli, Suélen
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147382
Resumo: Devido às necessidades socioambientais que hoje se manifestam no Brasil e no mundo, é importante que uma empresa que seja sustentável, tanto no que se refere ao processamento dos produtos, quanto no relacionamento com os investidores e stakeholders. Essas exigências são, entre outros objetivos, para suprir o tripé da sustentabilidade que, segundo Savitz (2006), para se gerir um negócio, devem ser consideradas as questões econômicas, sociais e de meio ambiente. No entanto, a dificuldade está em mensurar como as questões sociais e de meio ambiente, investidas e pensadas de forma sustentável, afetam os resultados econômicos. Para desenvolver a questão, este trabalho apresenta o impacto do investimento em sustentabilidade da empresa Natura sobre seu valor de mercado, no período de 2005 a 2013. Através de uma pesquisa quantitativa mensurando a correlação das variáveis testadas, foi possível verificar que o retorno do valor da empresa é correlacionado positivamente com o que ela investe em práticas socioambientais sustentáveis.
id UFRGS-2_9911c139f88a0814305ba600c08c9b26
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanotelli, SuélenSchmidt, Paulo2016-08-19T02:16:15Z2014http://hdl.handle.net/10183/147382000968388Devido às necessidades socioambientais que hoje se manifestam no Brasil e no mundo, é importante que uma empresa que seja sustentável, tanto no que se refere ao processamento dos produtos, quanto no relacionamento com os investidores e stakeholders. Essas exigências são, entre outros objetivos, para suprir o tripé da sustentabilidade que, segundo Savitz (2006), para se gerir um negócio, devem ser consideradas as questões econômicas, sociais e de meio ambiente. No entanto, a dificuldade está em mensurar como as questões sociais e de meio ambiente, investidas e pensadas de forma sustentável, afetam os resultados econômicos. Para desenvolver a questão, este trabalho apresenta o impacto do investimento em sustentabilidade da empresa Natura sobre seu valor de mercado, no período de 2005 a 2013. Através de uma pesquisa quantitativa mensurando a correlação das variáveis testadas, foi possível verificar que o retorno do valor da empresa é correlacionado positivamente com o que ela investe em práticas socioambientais sustentáveis.As a result of social-environmental needs that rise in Brazil, it is important for a business to be sustainable, in the manufacturing of its products as well as in the relationship with investors and stakeholders. These requirements are, among other objectives, necessary to satisfy the sustainability tripod, which according to Savitz (2006), economic, social and environmental issues should be taken into account in the business management. However, there is a difficulty in how the social and environmental questions, invested and thought in a sustainable way, can be evaluated against the economical result. To approach this problem, this research presents the impacts of the investments in sustainability made by the company Natura, when compared to its market value, between 2005 and 2013. Through the application of a quantitative research, measuring the correlation between the tested variables, it was possible to verify that the company returns present a positive correlation with its investments in sustainable social-environmental practices.application/pdfporContabilidadeNaturaSustainabilityMarket valueSustentabilidade e valor de mercado : Naturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000968388.pdf.txt000968388.pdf.txtExtracted Texttext/plain33804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147382/2/000968388.pdf.txt2a8a621e3dde368cfcfb68b4a809ca92MD52ORIGINAL000968388.pdfTexto completoapplication/pdf485284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147382/1/000968388.pdf27467f3457f73469fd92e77caad2df21MD5110183/1473822022-10-22 05:01:15.908212oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-22T08:01:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
title Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
spellingShingle Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
Zanotelli, Suélen
Contabilidade
Natura
Sustainability
Market value
title_short Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
title_full Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
title_fullStr Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
title_full_unstemmed Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
title_sort Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
author Zanotelli, Suélen
author_facet Zanotelli, Suélen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotelli, Suélen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Paulo
contributor_str_mv Schmidt, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
Natura
Sustainability
Market value
dc.subject.eng.fl_str_mv Natura
Sustainability
Market value
description Devido às necessidades socioambientais que hoje se manifestam no Brasil e no mundo, é importante que uma empresa que seja sustentável, tanto no que se refere ao processamento dos produtos, quanto no relacionamento com os investidores e stakeholders. Essas exigências são, entre outros objetivos, para suprir o tripé da sustentabilidade que, segundo Savitz (2006), para se gerir um negócio, devem ser consideradas as questões econômicas, sociais e de meio ambiente. No entanto, a dificuldade está em mensurar como as questões sociais e de meio ambiente, investidas e pensadas de forma sustentável, afetam os resultados econômicos. Para desenvolver a questão, este trabalho apresenta o impacto do investimento em sustentabilidade da empresa Natura sobre seu valor de mercado, no período de 2005 a 2013. Através de uma pesquisa quantitativa mensurando a correlação das variáveis testadas, foi possível verificar que o retorno do valor da empresa é correlacionado positivamente com o que ela investe em práticas socioambientais sustentáveis.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-19T02:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147382
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968388
url http://hdl.handle.net/10183/147382
identifier_str_mv 000968388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147382/2/000968388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147382/1/000968388.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a8a621e3dde368cfcfb68b4a809ca92
27467f3457f73469fd92e77caad2df21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447179493376000