PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eduardo Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157208
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar quais são as motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas em sua atuação no subprojeto esporte na escola do PIBID. A abordagem é qualitativa e descritiva, contando com a participação dos vinte e sete acadêmicos, de ambos os sexos integrantes do subprojeto em questão. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: A carta de motivação e justificativa entregue pelos alunos da ESEFID/UFRGS no momento do processo seletivo para entrada no PIBID e um depoimento escrito dos mesmos onde descrevem os desafios que enfrentaram ao ministrarem aulas de educação física nas escolas e as aprendizagens obtidas através do exercício da docência junto às turmas.
id UFRGS-2_991ba2a997f15bea58d6f686b7bba709
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157208
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Eduardo RodriguesVoser, Rogerio da Cunha2017-04-28T02:22:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/157208001018008O presente estudo tem por objetivo verificar quais são as motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas em sua atuação no subprojeto esporte na escola do PIBID. A abordagem é qualitativa e descritiva, contando com a participação dos vinte e sete acadêmicos, de ambos os sexos integrantes do subprojeto em questão. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: A carta de motivação e justificativa entregue pelos alunos da ESEFID/UFRGS no momento do processo seletivo para entrada no PIBID e um depoimento escrito dos mesmos onde descrevem os desafios que enfrentaram ao ministrarem aulas de educação física nas escolas e as aprendizagens obtidas através do exercício da docência junto às turmas.The present study has for objective verify wich are the motivations, challenges and learning of students in your interaction in the subproject sport in school from PIBID. The approach is qualitative and descriptive, with the participation of the twenty-seven academics, of both sexes of the subproject in question. Were used two instruments for the data collect: The letter of motivation and justification delivered by students of ESEFID/UFRGS in the moment to selective process for entry at the PIBID and a written attest of the same where describe the challenges what faced to the minister physical education classes in schools and the learning obtained by from the exercise of teaching together the classes.application/pdfporFormação de professoresEducação física escolarPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Formation of teacherPhysical educationPIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018008.pdf001018008.pdfTexto completoapplication/pdf570173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/1/001018008.pdf62355ecf85e266ea6a376fbbcf06b9d7MD51TEXT001018008.pdf.txt001018008.pdf.txtExtracted Texttext/plain92666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/2/001018008.pdf.txt738f8ab128e1dceaf4c50f39209dbcd7MD52THUMBNAIL001018008.pdf.jpg001018008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/3/001018008.pdf.jpgc2e96cabd9685af731f85b10aa100933MD5310183/1572082018-10-29 08:52:00.385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
title PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
spellingShingle PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
Oliveira, Eduardo Rodrigues
Formação de professores
Educação física escolar
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formation of teacher
Physical education
title_short PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
title_full PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
title_fullStr PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
title_full_unstemmed PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
title_sort PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
author Oliveira, Eduardo Rodrigues
author_facet Oliveira, Eduardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eduardo Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
contributor_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação física escolar
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic Formação de professores
Educação física escolar
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formation of teacher
Physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Formation of teacher
Physical education
description O presente estudo tem por objetivo verificar quais são as motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas em sua atuação no subprojeto esporte na escola do PIBID. A abordagem é qualitativa e descritiva, contando com a participação dos vinte e sete acadêmicos, de ambos os sexos integrantes do subprojeto em questão. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: A carta de motivação e justificativa entregue pelos alunos da ESEFID/UFRGS no momento do processo seletivo para entrada no PIBID e um depoimento escrito dos mesmos onde descrevem os desafios que enfrentaram ao ministrarem aulas de educação física nas escolas e as aprendizagens obtidas através do exercício da docência junto às turmas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-28T02:22:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157208
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018008
url http://hdl.handle.net/10183/157208
identifier_str_mv 001018008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/1/001018008.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/2/001018008.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/3/001018008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62355ecf85e266ea6a376fbbcf06b9d7
738f8ab128e1dceaf4c50f39209dbcd7
c2e96cabd9685af731f85b10aa100933
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447193245450240