PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157208 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo verificar quais são as motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas em sua atuação no subprojeto esporte na escola do PIBID. A abordagem é qualitativa e descritiva, contando com a participação dos vinte e sete acadêmicos, de ambos os sexos integrantes do subprojeto em questão. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: A carta de motivação e justificativa entregue pelos alunos da ESEFID/UFRGS no momento do processo seletivo para entrada no PIBID e um depoimento escrito dos mesmos onde descrevem os desafios que enfrentaram ao ministrarem aulas de educação física nas escolas e as aprendizagens obtidas através do exercício da docência junto às turmas. |
id |
UFRGS-2_991ba2a997f15bea58d6f686b7bba709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157208 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Eduardo RodriguesVoser, Rogerio da Cunha2017-04-28T02:22:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/157208001018008O presente estudo tem por objetivo verificar quais são as motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas em sua atuação no subprojeto esporte na escola do PIBID. A abordagem é qualitativa e descritiva, contando com a participação dos vinte e sete acadêmicos, de ambos os sexos integrantes do subprojeto em questão. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: A carta de motivação e justificativa entregue pelos alunos da ESEFID/UFRGS no momento do processo seletivo para entrada no PIBID e um depoimento escrito dos mesmos onde descrevem os desafios que enfrentaram ao ministrarem aulas de educação física nas escolas e as aprendizagens obtidas através do exercício da docência junto às turmas.The present study has for objective verify wich are the motivations, challenges and learning of students in your interaction in the subproject sport in school from PIBID. The approach is qualitative and descriptive, with the participation of the twenty-seven academics, of both sexes of the subproject in question. Were used two instruments for the data collect: The letter of motivation and justification delivered by students of ESEFID/UFRGS in the moment to selective process for entry at the PIBID and a written attest of the same where describe the challenges what faced to the minister physical education classes in schools and the learning obtained by from the exercise of teaching together the classes.application/pdfporFormação de professoresEducação física escolarPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Formation of teacherPhysical educationPIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018008.pdf001018008.pdfTexto completoapplication/pdf570173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/1/001018008.pdf62355ecf85e266ea6a376fbbcf06b9d7MD51TEXT001018008.pdf.txt001018008.pdf.txtExtracted Texttext/plain92666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/2/001018008.pdf.txt738f8ab128e1dceaf4c50f39209dbcd7MD52THUMBNAIL001018008.pdf.jpg001018008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/3/001018008.pdf.jpgc2e96cabd9685af731f85b10aa100933MD5310183/1572082018-10-29 08:52:00.385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte |
title |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte |
spellingShingle |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte Oliveira, Eduardo Rodrigues Formação de professores Educação física escolar Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Formation of teacher Physical education |
title_short |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte |
title_full |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte |
title_fullStr |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte |
title_full_unstemmed |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte |
title_sort |
PIBID : motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas do subprojeto esporte |
author |
Oliveira, Eduardo Rodrigues |
author_facet |
Oliveira, Eduardo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Voser, Rogerio da Cunha |
contributor_str_mv |
Voser, Rogerio da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação física escolar Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
topic |
Formação de professores Educação física escolar Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Formation of teacher Physical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Formation of teacher Physical education |
description |
O presente estudo tem por objetivo verificar quais são as motivações, desafios e aprendizagens dos bolsistas em sua atuação no subprojeto esporte na escola do PIBID. A abordagem é qualitativa e descritiva, contando com a participação dos vinte e sete acadêmicos, de ambos os sexos integrantes do subprojeto em questão. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: A carta de motivação e justificativa entregue pelos alunos da ESEFID/UFRGS no momento do processo seletivo para entrada no PIBID e um depoimento escrito dos mesmos onde descrevem os desafios que enfrentaram ao ministrarem aulas de educação física nas escolas e as aprendizagens obtidas através do exercício da docência junto às turmas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-28T02:22:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157208 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018008 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157208 |
identifier_str_mv |
001018008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/1/001018008.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/2/001018008.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157208/3/001018008.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62355ecf85e266ea6a376fbbcf06b9d7 738f8ab128e1dceaf4c50f39209dbcd7 c2e96cabd9685af731f85b10aa100933 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447193245450240 |