O processo decisório de compra dos consumidores no varejo multicanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Carolina Kluwe
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117272
Resumo: O varejo está em constante transformação. Com o surgimento de novas tecnologias como internet e dispositivos móveis, surgem novos canais de venda disponíveis. Varejistas que utilizam como possibilidade de venda diferentes canais são chamados de Varejos Multicanais. Com o crescimento deste formato de varejo, são encontradas diferenças nos comportamentos dos consumidores e no processo decisório de compra. O objetivo deste estudo é avaliar as percepções das diferenças no processo decisório de compra dos consumidores nos canais de venda. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa survey com consumidores que possuem um smartphone. Assim, foi possível identificar diferenças significativas entre varejo tradicional (lojas físicas), varejo eletrônico (através do uso de computadores para acesso à internet) e varejo móvel (através do uso de smartphones) em variáveis como: confiança, preço, conveniência, entre outras. Também foi verificado que os canais de venda são utilizados em diferentes etapas do processo decisório, bem como são utilizados de forma concomitante para diferentes etapas de uma mesma compra e confirmou-se o uso do varejo multicanal por parte dos consumidores.
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