Desvendando os motivadores associados à escolha de uma pet shop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Helena Bulhões
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174777
Resumo: O relacionamento entre seres humanos e animais mudou com o passar do tempo e relações mais próximas foram surgindo, o que deu origem ao conceito de animais de estimação, os pets. Inseridos de maneira cada vez mais próxima no contexto familiar, novas relações de consumo e afeto vêm surgindo entre os pets e seus proprietários. Essas relações movimentam o mercado pet, onde estão inseridas as pet shops, estabelecimentos que oferecem produtos e serviços para animais de estimação. Apenas em Porto Alegre (RS) já existem mais de 500 destes estabelecimentos. Para compreender o que orienta a escolha de uma pet shop por consumidores, diante das diversas opções, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório pautada na teoria da Cadeia Meios-Fim de Gutman (1982). Sendo assim, foram realizadas 16 entrevistas orientadas pelos preceitos da metodologia do laddering proposta por Reynolds e Gutman (1988) com consumidores de pet shops com o intuito de identificar quais são as relações entre atributos, consequências (ou benefícios) e valores pessoais (cadeias A-C-V) que orientam a escolha de uma pet shop. A partir dos dados coletados nas entrevistas, foi construída a Matriz de Implicação, que evidencia as relações mais fortes, o que possibilitou a construção Mapa Hierárquico de Valor (MHV) que resume as principais cadeias que orientam esta tomada de decisão. No MHV, estão evidenciados cinco valores pessoais: “Reconhecimento Social”, “Prazer”, “Ser Responsável”, “Uma Boa Vida” e o valor dominante “Segurança Familiar”, os quais representam os objetivos mais profundos dos consumidores associados à escolha de uma pet shop.
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