Religiosidade em adolescentes de diversas regiões do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134844 |
Resumo: | Estudos sobre religiosidade em adolescentes têm demonstrado uma associação positiva com saúde física e mental e comportamentos sociais saudáveis. Além disso, a religiosidade tem sido tratada como importante fator de proteção na adolescência, sendo associada inversamente a comportamentos de risco, como uso de álcool, drogas e comportamentos antissociais. Este trabalho teve por objetivo investigar a religiosidade em adolescentes de diversas regiões do Brasil. Todos os procedimentos e as considerações éticas foram assegurados e respeitados. Participaram 2573 jovens, 58,1% meninas e 41,9% meninos, com idades entre 12 e 18 anos (M=15,67; DP=1,45), estudantes de escolas públicas das seguintes cidades, nas cinco regiões do país: Fortaleza (nordeste), Belém (norte), Vitória e Grande Vitória (sudeste), Hidrolândia (Goiás, centro-oeste), Porto Alegre e Rio Grande (sul). Foi utilizado o Questionário da Juventude Brasileira, que investiga fatores de risco e proteção, aspectos relacionados à educação, saúde, trabalho, comportamentos de risco, entre outros Para este estudo, foram utilizadas as questões sociodemográficas, uma questão que investiga a religião do participante, e uma questão que engloba uma versão adaptada da Escala de Religiosidade. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais sobre a afiliação religiosa e os escores na Escala de Religiosidade, observando as variáveis sexo, idade e região do país. Observou-se diferença significativa entre os sexos e entre os dois grupos etários avaliados (adolescência inicial e final), além de diferenças entre afiliações religiosas e entre regiões do país. Destaca-se a importância da religiosidade na etapa da adolescência e as diferenças na manifestação da religiosidade entre as regiões do país, que podem refletir aspectos culturais e sociais. |
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