Doença pulmonar obstrutiva crônica (dpoc) : revisão sobre a relação da educação com a adesão ao tratamento e a qualidade de vida de pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Posada, Walter Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70136
Resumo: Introdução: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica está entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, aproximadamente sete milhões de adultos maiores de 40 anos sofrem com a doença. Objetivo: Avaliar a relação da educação de pacientes com adesão ao tratamento farmacológico e qualidade de vida em pacientes com DPOC. Métodos: Revisão da literatura em bases de dados: Pubmed, Scielo, Cochrane e Sciencedirect; sem restrição de ano de publicação, nos idiomas inglês e português, com seleção de artigos que abordassem a educação em DPOC, adesão ao tratamento e qualidade de vida. Resultados e Discussão: Foram encontrados 4719 artigos e selecionados 22. As deficiências observadas na execução das técnicas inalatórias geram dificuldades no controle da doença, resultando em mais hospitalizações e gastos para o sistema de saúde. A análise dos artigos mostrou que programas educacionais de autocuidado que orientam o paciente quanto a aspectos gerais da doença, como técnicas inalatórias e os riscos do tabagismo, possuem efeito positivo sobre a qualidade de vida e adesão ao tratamento. A instrução dos pacientes reduziu a quantidade de medicamentos dispensados e a relação custo benefício da educação foi favorável em comparação com os gastos diretos e indiretos gerados pela doença. Conclusão: A educação de pacientes sobre o tratamento da DPOC e a utilização adequada de medicamentos está relacionada a melhores desfechos clínicos e de qualidade de vida, provavelmente pelo aumento da adesão ao tratamento.
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