Solos estabilizados com emulsão asfáltica para uso em pavimentação: estudo laboratorial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39142 |
Resumo: | Este trabalho visa avaliar a técnica de estabilização de solos com emulsão asfáltica para emprego em camadas de pavimentos de vias de baixo volume de tráfego. A utilização de solos existentes no local da obra, porém sem a capacidade estrutural necessária, é de extrema importância, visto que é uma alternativa econômica que preserva o meio ambiente e os recursos naturais. O uso de materiais locais elimina as atividades de transporte, extração e descarte. Além disso, a técnica proposta dispensa o aquecimento, uma vez que é realizada em temperatura ambiente. Para verificar a viabilidade do uso do solo-emulsão, no emprego em bases de pavimentos asfálticos, foram realizados ensaios laboratoriais que avaliam suas propriedades mecânicas, sendo eles: módulo de resiliência, resistência à compressão simples e resistência à tração por compressão diametral. Na primeira etapa dos ensaios, foram confeccionados diversos corpos-de-prova de dois tipos de solo distintos (um fino e outro granular) variando percentual de água e de emulsão. Aquelas composições que apresentaram melhores resultados no ensaio de resistência à tração foram selecionadas. Posteriormente, essas composições foram submetidas ao ensaio de resistência à compressão simples e, a partir desses resultados, foram definidos os teores de projeto. O módulo de resiliência não compôs a parte de dosagem da mistura solo-emulsão, mas serviu para avaliar as propriedades das misturas mais eficientes. Ao final da pesquisa, observou-se que a adição de emulsão resulta em incremento de resistência à compressão em ambos os solos (16,2% no solo fino e 30,0% no solo granular), incremento de 442,9% de resistência à tração no solo fino e origina resistência à tração no solo granular; ou seja, houve melhoramento das propriedades mecânicas dos materiais. Entretanto, considerando uma estrutura típica de pavimento de via de baixo volume de tráfego, o solo-emulsão granular apresenta excesso de tensões do topo do subleito, apontando a necessidade de se verificar o uso de outras técnicas associadas que permitam controlar este mecanismo. |
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Pacheco, Lysiane MenezesCeratti, Jorge Augusto PereiraRohde, Luciana2012-04-14T01:23:21Z2011http://hdl.handle.net/10183/39142000825298Este trabalho visa avaliar a técnica de estabilização de solos com emulsão asfáltica para emprego em camadas de pavimentos de vias de baixo volume de tráfego. A utilização de solos existentes no local da obra, porém sem a capacidade estrutural necessária, é de extrema importância, visto que é uma alternativa econômica que preserva o meio ambiente e os recursos naturais. O uso de materiais locais elimina as atividades de transporte, extração e descarte. Além disso, a técnica proposta dispensa o aquecimento, uma vez que é realizada em temperatura ambiente. Para verificar a viabilidade do uso do solo-emulsão, no emprego em bases de pavimentos asfálticos, foram realizados ensaios laboratoriais que avaliam suas propriedades mecânicas, sendo eles: módulo de resiliência, resistência à compressão simples e resistência à tração por compressão diametral. Na primeira etapa dos ensaios, foram confeccionados diversos corpos-de-prova de dois tipos de solo distintos (um fino e outro granular) variando percentual de água e de emulsão. Aquelas composições que apresentaram melhores resultados no ensaio de resistência à tração foram selecionadas. Posteriormente, essas composições foram submetidas ao ensaio de resistência à compressão simples e, a partir desses resultados, foram definidos os teores de projeto. O módulo de resiliência não compôs a parte de dosagem da mistura solo-emulsão, mas serviu para avaliar as propriedades das misturas mais eficientes. Ao final da pesquisa, observou-se que a adição de emulsão resulta em incremento de resistência à compressão em ambos os solos (16,2% no solo fino e 30,0% no solo granular), incremento de 442,9% de resistência à tração no solo fino e origina resistência à tração no solo granular; ou seja, houve melhoramento das propriedades mecânicas dos materiais. Entretanto, considerando uma estrutura típica de pavimento de via de baixo volume de tráfego, o solo-emulsão granular apresenta excesso de tensões do topo do subleito, apontando a necessidade de se verificar o uso de outras técnicas associadas que permitam controlar este mecanismo.application/pdfporEngenharia civilSolos estabilizados com emulsão asfáltica para uso em pavimentação: estudo laboratorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2011Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825298.pdf.txt000825298.pdf.txtExtracted Texttext/plain140899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39142/2/000825298.pdf.txta076a198720ebdfa4e6e202271181348MD52ORIGINAL000825298.pdf000825298.pdfTexto completoapplication/pdf800823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39142/1/000825298.pdfdd855cd416b247acd58cc12663c90c8cMD51THUMBNAIL000825298.pdf.jpg000825298.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39142/3/000825298.pdf.jpga2837d6439d57b2d9de82357e151dfdcMD5310183/391422018-10-10 08:13:22.74oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:13:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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