O impacto do anúncio da emissão de bonds no valor das ações das empresas emissoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Guilherme Caio Biolo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36727
Resumo: Os juros próximos a zero nas economias desenvolvidas, aliados ao excesso de liquidez internacional promovida pelas políticas monetárias e fiscais anticíclicas nesses países, em um cenário interno de crescimento econômico onde há falta de crédito de longo prazo no Brasil, resultaram em um recorde de emissões de eurobonds por empresas brasileiras em 2010 e em perspectivas de um mercado aquecido para os próximos anos. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo verificar, com o uso da metodologia de estudo de eventos, se o anúncio da emissão de eurobonds produz - no curto prazo - retornos anormais das ações no mercado brasileiro. O estudo analisou 20 emissões de empresas diferentes ocorridas entre os anos de 2009 e 2010, cujos resultados oferecem suporte às hipóteses de que os anúncios das emissões de eurobonds têm efeito positivo sobre o retorno das ações e de que a média dos retornos anormais na data e no dia subseqüente ao evento é diferente das médias dos dias anteriores ao evento, comportamento que encontra subsídio em estudos que afirmam existir criação de valor para o acionista quando da utilização de eurobonds na estrutura de financiamento das empresas.
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