Seguro de vida : um mercado a ser explorado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Fátima Santin
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77400
Resumo: O sistema de seguros no Brasil ainda está em desvantagem em comparação a outros países, este fato é relacionado à cultura fechada do brasileiro frente ao produto. No Brasil a receita apurada foi de 3,52% correspondente ao Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em outras nações este porcentual chega a alcançar o dobro (seguros+previdência+capitalização). Observa-se que o seguro de vida no Brasil, tem apresentado baixo índice de consumo com relação ao número da população, isto demonstra que não esta na cultura do brasileiro adquirir seguro de vida como forma de deixar herança para os familiares nem há a preocupação com o futuro no caso de invalidez. Estes fatos demonstram baixo nível de consumo e um vasto campo a ser trabalhado. Na cidade de Pato Branco, Paraná, verifica-se que a população e resistente para adquirir seguro de vida, diante desta realidade, e que este trabalho buscara desenvolver um plano de marketing para descobrir quais as dificuldades, paradigmas, questões culturais e verificar se os funcionários têm conhecimento sobre o produto. O objetivo será desenvolver um plano de marketing com ações para aumentar a venda de seguro de vida na agência do Banco BB de Pato Branco. O modelo do plano de marketing escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi do professor doutor Fernando Bins Luce. Para enriquecer a pesquisa será realizada pesquisa nos sites reguladores e oficiais da concorrência para verificar a atual participação no mercado segurador, em especial no ramo vida. Na agencia do Banco BB, será realizada pesquisa exploratória com aplicação de questionário a funcionários e clientes para verificar as principais dificuldades de ambas as partes a comercialização do seguro de vida. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado da seguinte maneira: treinamento aos funcionários; incentivo e explanação detalhada das coberturas e assistências do seguro de vida para os clientes que nunca contrataram; frisar a importância do seguro para as pessoas e mostrar as varias opções, com preços e coberturas variadas de acordo com a situação financeira do cliente.
id UFRGS-2_9a557d275cd80b88b3450d8732f71c4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77400
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cordeiro, Fátima SantinSlongo, Luiz AntonioEsteves, Priscila Silva2013-08-28T01:48:32Z2011http://hdl.handle.net/10183/77400000880246O sistema de seguros no Brasil ainda está em desvantagem em comparação a outros países, este fato é relacionado à cultura fechada do brasileiro frente ao produto. No Brasil a receita apurada foi de 3,52% correspondente ao Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em outras nações este porcentual chega a alcançar o dobro (seguros+previdência+capitalização). Observa-se que o seguro de vida no Brasil, tem apresentado baixo índice de consumo com relação ao número da população, isto demonstra que não esta na cultura do brasileiro adquirir seguro de vida como forma de deixar herança para os familiares nem há a preocupação com o futuro no caso de invalidez. Estes fatos demonstram baixo nível de consumo e um vasto campo a ser trabalhado. Na cidade de Pato Branco, Paraná, verifica-se que a população e resistente para adquirir seguro de vida, diante desta realidade, e que este trabalho buscara desenvolver um plano de marketing para descobrir quais as dificuldades, paradigmas, questões culturais e verificar se os funcionários têm conhecimento sobre o produto. O objetivo será desenvolver um plano de marketing com ações para aumentar a venda de seguro de vida na agência do Banco BB de Pato Branco. O modelo do plano de marketing escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi do professor doutor Fernando Bins Luce. Para enriquecer a pesquisa será realizada pesquisa nos sites reguladores e oficiais da concorrência para verificar a atual participação no mercado segurador, em especial no ramo vida. Na agencia do Banco BB, será realizada pesquisa exploratória com aplicação de questionário a funcionários e clientes para verificar as principais dificuldades de ambas as partes a comercialização do seguro de vida. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado da seguinte maneira: treinamento aos funcionários; incentivo e explanação detalhada das coberturas e assistências do seguro de vida para os clientes que nunca contrataram; frisar a importância do seguro para as pessoas e mostrar as varias opções, com preços e coberturas variadas de acordo com a situação financeira do cliente.application/pdfporSegurosSeguro de vidaPato Branco (PR)Seguro de vida : um mercado a ser exploradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880246.pdf000880246.pdfTexto completoapplication/pdf582266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77400/1/000880246.pdf6b3cd236196b4d48bdf4575086acb828MD51TEXT000880246.pdf.txt000880246.pdf.txtExtracted Texttext/plain107206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77400/2/000880246.pdf.txt4f024e74f96f7ff646e14bc315aa4c8cMD52THUMBNAIL000880246.pdf.jpg000880246.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77400/3/000880246.pdf.jpg070572245527ea1fbfeed83fa93f1e55MD5310183/774002018-10-17 07:48:46.775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seguro de vida : um mercado a ser explorado
title Seguro de vida : um mercado a ser explorado
spellingShingle Seguro de vida : um mercado a ser explorado
Cordeiro, Fátima Santin
Seguros
Seguro de vida
Pato Branco (PR)
title_short Seguro de vida : um mercado a ser explorado
title_full Seguro de vida : um mercado a ser explorado
title_fullStr Seguro de vida : um mercado a ser explorado
title_full_unstemmed Seguro de vida : um mercado a ser explorado
title_sort Seguro de vida : um mercado a ser explorado
author Cordeiro, Fátima Santin
author_facet Cordeiro, Fátima Santin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Fátima Santin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Esteves, Priscila Silva
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
Esteves, Priscila Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Seguros
Seguro de vida
Pato Branco (PR)
topic Seguros
Seguro de vida
Pato Branco (PR)
description O sistema de seguros no Brasil ainda está em desvantagem em comparação a outros países, este fato é relacionado à cultura fechada do brasileiro frente ao produto. No Brasil a receita apurada foi de 3,52% correspondente ao Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em outras nações este porcentual chega a alcançar o dobro (seguros+previdência+capitalização). Observa-se que o seguro de vida no Brasil, tem apresentado baixo índice de consumo com relação ao número da população, isto demonstra que não esta na cultura do brasileiro adquirir seguro de vida como forma de deixar herança para os familiares nem há a preocupação com o futuro no caso de invalidez. Estes fatos demonstram baixo nível de consumo e um vasto campo a ser trabalhado. Na cidade de Pato Branco, Paraná, verifica-se que a população e resistente para adquirir seguro de vida, diante desta realidade, e que este trabalho buscara desenvolver um plano de marketing para descobrir quais as dificuldades, paradigmas, questões culturais e verificar se os funcionários têm conhecimento sobre o produto. O objetivo será desenvolver um plano de marketing com ações para aumentar a venda de seguro de vida na agência do Banco BB de Pato Branco. O modelo do plano de marketing escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi do professor doutor Fernando Bins Luce. Para enriquecer a pesquisa será realizada pesquisa nos sites reguladores e oficiais da concorrência para verificar a atual participação no mercado segurador, em especial no ramo vida. Na agencia do Banco BB, será realizada pesquisa exploratória com aplicação de questionário a funcionários e clientes para verificar as principais dificuldades de ambas as partes a comercialização do seguro de vida. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado da seguinte maneira: treinamento aos funcionários; incentivo e explanação detalhada das coberturas e assistências do seguro de vida para os clientes que nunca contrataram; frisar a importância do seguro para as pessoas e mostrar as varias opções, com preços e coberturas variadas de acordo com a situação financeira do cliente.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-28T01:48:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77400
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880246
url http://hdl.handle.net/10183/77400
identifier_str_mv 000880246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77400/1/000880246.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77400/2/000880246.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77400/3/000880246.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b3cd236196b4d48bdf4575086acb828
4f024e74f96f7ff646e14bc315aa4c8c
070572245527ea1fbfeed83fa93f1e55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447111640023040