Homen com MH : as belezas masculinas almejadas em três diferentes edições internacionais da revista Men's Health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Bruna Sacchi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87747
Resumo: O presente estudo, de cunho qualitativo e quantitativo, teve por objetivo principal analisar os padrões de beleza masculinos contemporâneos almejados em diferentes sociedades. Para tanto, analisei três edições da revista Men´s Health publicadas no Brasil, Portugal e Inglaterra, no mês de março de 2013. Com base numa análise cultural, pretendi identificar como a saúde e o corpo masculinos foram apresentados nas páginas dessa Revista nesses três diferentes países. Analisei as matérias, as notas e os anúncios comerciais nela veiculados de modo comparativo, pontuando, a partir disso, as categorias que considerei mais relevantes: Cultura Fitness; Moda e Sexualidade. Assumi, assim, que a Men´s Health exerce uma “pedagogia”, pois quer ensinar/transmitir aos seus leitores como ser, como parecer, como se portar, o que vestir, o que usar, com quem se relacionar, como se tornar o tal “Homem Men´s Health”. É possível dizer que as três edições apresentam certa padronização de corpo e de saúde, mesmo quando consideradas as diferenças desses países, sobretudo no que se refere à cultura fitness de modo geral. Apesar disso, foi também possível encontrar especificidades locais dessas sociedades, uma vez que é inevitável não abranger uma temática que reflita com maior ênfase o público para quem a revista é endereçada (no Brasil, por exemplo, falou-se mais de sexualidade, enquanto que na Inglaterra priorizaram-se aspectos relativos à moda). Articulando a análise dessa Revista, e a pedagogia por ela exercida, reitero a importância da educação física na problematização de modelos corporais e de saúde que circulam na sociedade. Mais do que isso, destaco a importância de se discutir tais pedagogias como parte das ações exercidas pelos professores de educação física em suas diferentes instâncias de ação.
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