Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133502 |
Resumo: | Nas últimas décadas, a população brasileira apresentou um aumento significativo da proporção de idosos. O aumento da expectativa de vida pode significar a possibilidade de um sentido novo à velhice, onde há maior convivência de diversas gerações, resultando em uma ampliação intergeracional. Em decorrência disso, a condição de avô/avó está assumindo uma importância crescente na sociedade atual. Os jogos tradicionais são um ponto em comum entre as gerações e evocam no idoso, lembranças de sua infância, e, na criança, o interesse e a criatividade que podem ficar adormecidos em meio às tecnologias e comodidades atuais. Reconhecendo que os mais velhos carregam conhecimentos que podem ser valiosos e transmitidos através de gerações, os jogos tradicionais poderão oportunizar que o idoso transmita essa experiência de vida. O saber a ser transmitido seria quanto as diferentes formas de brincar em diferentes épocas, onde os idosos pudessem ser agentes de uma ação educativa de preservação e transmissão da memória cultural. O objetivo desse estudo foi investigar os jogos tradicionais como possibilidade de convívio intergeracional, atuando como mediador entre crianças e pessoas idosas. O estudo se caracteriza como exploratório com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 5 idosos participantes do projeto de extensão CELARI (UFRGS) e 14 crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram entrevista e grupo focal com os avós e somente grupo focal com os alunos da escola, e teve como objetivos específicos analisar se os sujeitos da pesquisa convivem com diferentes gerações e identificar se o brincar é presente nesse convívio. Foram realizadas entrevistas com questões abertas de acordo com um roteiro para crianças e outro para idosos. Os roteiros das entrevistas foram organizados a partir dos objetivos específicos, para estabelecimento de dimensões e indicadores. Para a análise dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo com estabelecimento de categorias temáticas. Os resultados indicaram três categorias, sendo elas: Netos e convívio familiar, Brincadeiras e jogos tradicionais, Transmissão: memória e valorização de experiências. Os resultados encontrados foram de que há um convívio intergeracional tanto para crianças quando para os idosos, sendo ele com seus avós e netos, respectivamente. As formas de brincar são as mais diversas, seja por jogos, brincadeiras e até com brinquedos tecnológicos. Durante a intervenção, os jogos tradicionais foi o mediador entre as duas gerações e foi verificada a transmissão e valorização da cultura e experiência dos idosos. Dessa forma, a interação entre idosos e crianças valoriza a memória e a experiência dos mais velhos, resgatando assim o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Os jogos tradicionais revelaram-se como uma possibilidade de ponte entre as duas gerações e possibilita essa relação intergeracional entre idosos e crianças. Essa experiência permite a valorização da memória e valores dos idosos, como indivíduos ativos e transmissores de conhecimento. |
id |
UFRGS-2_9a58df3231ecfbadb7adeac9207d23d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133502 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martini, MaelyGonçalves, Andréa KrügerBlessmann, Eliane Jost2016-03-09T02:06:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/133502000983777Nas últimas décadas, a população brasileira apresentou um aumento significativo da proporção de idosos. O aumento da expectativa de vida pode significar a possibilidade de um sentido novo à velhice, onde há maior convivência de diversas gerações, resultando em uma ampliação intergeracional. Em decorrência disso, a condição de avô/avó está assumindo uma importância crescente na sociedade atual. Os jogos tradicionais são um ponto em comum entre as gerações e evocam no idoso, lembranças de sua infância, e, na criança, o interesse e a criatividade que podem ficar adormecidos em meio às tecnologias e comodidades atuais. Reconhecendo que os mais velhos carregam conhecimentos que podem ser valiosos e transmitidos através de gerações, os jogos tradicionais poderão oportunizar que o idoso transmita essa experiência de vida. O saber a ser transmitido seria quanto as diferentes formas de brincar em diferentes épocas, onde os idosos pudessem ser agentes de uma ação educativa de preservação e transmissão da memória cultural. O objetivo desse estudo foi investigar os jogos tradicionais como possibilidade de convívio intergeracional, atuando como mediador entre crianças e pessoas idosas. O estudo se caracteriza como exploratório com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 5 idosos participantes do projeto de extensão CELARI (UFRGS) e 14 crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram entrevista e grupo focal com os avós e somente grupo focal com os alunos da escola, e teve como objetivos específicos analisar se os sujeitos da pesquisa convivem com diferentes gerações e identificar se o brincar é presente nesse convívio. Foram realizadas entrevistas com questões abertas de acordo com um roteiro para crianças e outro para idosos. Os roteiros das entrevistas foram organizados a partir dos objetivos específicos, para estabelecimento de dimensões e indicadores. Para a análise dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo com estabelecimento de categorias temáticas. Os resultados indicaram três categorias, sendo elas: Netos e convívio familiar, Brincadeiras e jogos tradicionais, Transmissão: memória e valorização de experiências. Os resultados encontrados foram de que há um convívio intergeracional tanto para crianças quando para os idosos, sendo ele com seus avós e netos, respectivamente. As formas de brincar são as mais diversas, seja por jogos, brincadeiras e até com brinquedos tecnológicos. Durante a intervenção, os jogos tradicionais foi o mediador entre as duas gerações e foi verificada a transmissão e valorização da cultura e experiência dos idosos. Dessa forma, a interação entre idosos e crianças valoriza a memória e a experiência dos mais velhos, resgatando assim o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Os jogos tradicionais revelaram-se como uma possibilidade de ponte entre as duas gerações e possibilita essa relação intergeracional entre idosos e crianças. Essa experiência permite a valorização da memória e valores dos idosos, como indivíduos ativos e transmissores de conhecimento.application/pdfporJogos e brinquedosIdosoCriançasRelação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983777.pdf000983777.pdfTexto completoapplication/pdf427187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133502/1/000983777.pdff555a7c04367bb36a092c9d78806b157MD51TEXT000983777.pdf.txt000983777.pdf.txtExtracted Texttext/plain69219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133502/2/000983777.pdf.txtfcef4986a6a44f6eae4a2e7ec5da01dbMD52THUMBNAIL000983777.pdf.jpg000983777.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133502/3/000983777.pdf.jpgf7c3319c74bf2ad33d23c081e29ced40MD5310183/1335022018-12-06 02:45:31.447398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133502Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-06T04:45:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador |
title |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador |
spellingShingle |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador Martini, Maely Jogos e brinquedos Idoso Crianças |
title_short |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador |
title_full |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador |
title_fullStr |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador |
title_full_unstemmed |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador |
title_sort |
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador |
author |
Martini, Maely |
author_facet |
Martini, Maely |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martini, Maely |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Andréa Krüger |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Blessmann, Eliane Jost |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Andréa Krüger Blessmann, Eliane Jost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Idoso Crianças |
topic |
Jogos e brinquedos Idoso Crianças |
description |
Nas últimas décadas, a população brasileira apresentou um aumento significativo da proporção de idosos. O aumento da expectativa de vida pode significar a possibilidade de um sentido novo à velhice, onde há maior convivência de diversas gerações, resultando em uma ampliação intergeracional. Em decorrência disso, a condição de avô/avó está assumindo uma importância crescente na sociedade atual. Os jogos tradicionais são um ponto em comum entre as gerações e evocam no idoso, lembranças de sua infância, e, na criança, o interesse e a criatividade que podem ficar adormecidos em meio às tecnologias e comodidades atuais. Reconhecendo que os mais velhos carregam conhecimentos que podem ser valiosos e transmitidos através de gerações, os jogos tradicionais poderão oportunizar que o idoso transmita essa experiência de vida. O saber a ser transmitido seria quanto as diferentes formas de brincar em diferentes épocas, onde os idosos pudessem ser agentes de uma ação educativa de preservação e transmissão da memória cultural. O objetivo desse estudo foi investigar os jogos tradicionais como possibilidade de convívio intergeracional, atuando como mediador entre crianças e pessoas idosas. O estudo se caracteriza como exploratório com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 5 idosos participantes do projeto de extensão CELARI (UFRGS) e 14 crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram entrevista e grupo focal com os avós e somente grupo focal com os alunos da escola, e teve como objetivos específicos analisar se os sujeitos da pesquisa convivem com diferentes gerações e identificar se o brincar é presente nesse convívio. Foram realizadas entrevistas com questões abertas de acordo com um roteiro para crianças e outro para idosos. Os roteiros das entrevistas foram organizados a partir dos objetivos específicos, para estabelecimento de dimensões e indicadores. Para a análise dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo com estabelecimento de categorias temáticas. Os resultados indicaram três categorias, sendo elas: Netos e convívio familiar, Brincadeiras e jogos tradicionais, Transmissão: memória e valorização de experiências. Os resultados encontrados foram de que há um convívio intergeracional tanto para crianças quando para os idosos, sendo ele com seus avós e netos, respectivamente. As formas de brincar são as mais diversas, seja por jogos, brincadeiras e até com brinquedos tecnológicos. Durante a intervenção, os jogos tradicionais foi o mediador entre as duas gerações e foi verificada a transmissão e valorização da cultura e experiência dos idosos. Dessa forma, a interação entre idosos e crianças valoriza a memória e a experiência dos mais velhos, resgatando assim o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Os jogos tradicionais revelaram-se como uma possibilidade de ponte entre as duas gerações e possibilita essa relação intergeracional entre idosos e crianças. Essa experiência permite a valorização da memória e valores dos idosos, como indivíduos ativos e transmissores de conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-09T02:06:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133502 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983777 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133502 |
identifier_str_mv |
000983777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133502/1/000983777.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133502/2/000983777.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133502/3/000983777.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f555a7c04367bb36a092c9d78806b157 fcef4986a6a44f6eae4a2e7ec5da01db f7c3319c74bf2ad33d23c081e29ced40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447162733985792 |