O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Rafael Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199213
Resumo: Este trabalho apresenta um recorte de minha trajetória educativa vivenciada durante o período de Graduação Sanduíche da Licenciatura em Pedagogia, realizado em Bogotá, capital da Colômbia, durante o ano de 2017. Minha ida ao referido país ocorreu através de um intercâmbio para expandir o conhecimento do Programa Abdias Nascimento e o desenvolvimento do Fantoche Eletrônico — uma plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia assistiva, para inclusão de pessoas com diversidade funcional, que foi o tema da tese de doutorado desenvolvida por Lima (2018). Durante o intercâmbio, realizei um mês de voluntariado em uma fundação que atende a crianças com vulnerabilidade social, chamada de Fundación Levantate y Anda, no norte de Bogotá. Por meio do estudo descritivo baseado em meu relato de experiência, farei a narrativa de minhas vivências durante o voluntariado até o dia que culminou com o contato das crianças da fundação com o Fantoche Eletrônico, sendo descrito pelas gestoras na época, como o primeiro contato dessas mesmas crianças com algo relacionado à robótica educacional. Através dessa experiência, foi possível verificar, por meio da prática pedagógica efetivada, a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa para o processo de aprendizagem de crianças em idade escolar, bem como para a inclusão de um modo geral.
id UFRGS-2_9a70d8ef19f45d1725c82b119b0b98c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199213
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Rafael MartinsBrabo, Gabriela Maria Barbosa2019-09-13T03:49:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/199213001100870Este trabalho apresenta um recorte de minha trajetória educativa vivenciada durante o período de Graduação Sanduíche da Licenciatura em Pedagogia, realizado em Bogotá, capital da Colômbia, durante o ano de 2017. Minha ida ao referido país ocorreu através de um intercâmbio para expandir o conhecimento do Programa Abdias Nascimento e o desenvolvimento do Fantoche Eletrônico — uma plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia assistiva, para inclusão de pessoas com diversidade funcional, que foi o tema da tese de doutorado desenvolvida por Lima (2018). Durante o intercâmbio, realizei um mês de voluntariado em uma fundação que atende a crianças com vulnerabilidade social, chamada de Fundación Levantate y Anda, no norte de Bogotá. Por meio do estudo descritivo baseado em meu relato de experiência, farei a narrativa de minhas vivências durante o voluntariado até o dia que culminou com o contato das crianças da fundação com o Fantoche Eletrônico, sendo descrito pelas gestoras na época, como o primeiro contato dessas mesmas crianças com algo relacionado à robótica educacional. Através dessa experiência, foi possível verificar, por meio da prática pedagógica efetivada, a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa para o processo de aprendizagem de crianças em idade escolar, bem como para a inclusão de um modo geral.application/pdfporFantochesRobótica educacionalCriançasInclusão escolarColômbiaO uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100870.pdf.txt001100870.pdf.txtExtracted Texttext/plain64049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/2/001100870.pdf.txt5021175383c44618ae01e60e73a0b2c1MD52ORIGINAL001100870.pdfTexto completoapplication/pdf1022802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/1/001100870.pdfe83374bc7a05f55001449aec5336cfccMD5110183/1992132021-05-07 04:47:23.315483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:47:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
title O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
spellingShingle O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
Farias, Rafael Martins
Fantoches
Robótica educacional
Crianças
Inclusão escolar
Colômbia
title_short O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
title_full O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
title_fullStr O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
title_full_unstemmed O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
title_sort O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
author Farias, Rafael Martins
author_facet Farias, Rafael Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Rafael Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brabo, Gabriela Maria Barbosa
contributor_str_mv Brabo, Gabriela Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Fantoches
Robótica educacional
Crianças
Inclusão escolar
Colômbia
topic Fantoches
Robótica educacional
Crianças
Inclusão escolar
Colômbia
description Este trabalho apresenta um recorte de minha trajetória educativa vivenciada durante o período de Graduação Sanduíche da Licenciatura em Pedagogia, realizado em Bogotá, capital da Colômbia, durante o ano de 2017. Minha ida ao referido país ocorreu através de um intercâmbio para expandir o conhecimento do Programa Abdias Nascimento e o desenvolvimento do Fantoche Eletrônico — uma plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia assistiva, para inclusão de pessoas com diversidade funcional, que foi o tema da tese de doutorado desenvolvida por Lima (2018). Durante o intercâmbio, realizei um mês de voluntariado em uma fundação que atende a crianças com vulnerabilidade social, chamada de Fundación Levantate y Anda, no norte de Bogotá. Por meio do estudo descritivo baseado em meu relato de experiência, farei a narrativa de minhas vivências durante o voluntariado até o dia que culminou com o contato das crianças da fundação com o Fantoche Eletrônico, sendo descrito pelas gestoras na época, como o primeiro contato dessas mesmas crianças com algo relacionado à robótica educacional. Através dessa experiência, foi possível verificar, por meio da prática pedagógica efetivada, a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa para o processo de aprendizagem de crianças em idade escolar, bem como para a inclusão de um modo geral.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100870
url http://hdl.handle.net/10183/199213
identifier_str_mv 001100870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/2/001100870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/1/001100870.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5021175383c44618ae01e60e73a0b2c1
e83374bc7a05f55001449aec5336cfcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580366336000