O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199213 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um recorte de minha trajetória educativa vivenciada durante o período de Graduação Sanduíche da Licenciatura em Pedagogia, realizado em Bogotá, capital da Colômbia, durante o ano de 2017. Minha ida ao referido país ocorreu através de um intercâmbio para expandir o conhecimento do Programa Abdias Nascimento e o desenvolvimento do Fantoche Eletrônico — uma plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia assistiva, para inclusão de pessoas com diversidade funcional, que foi o tema da tese de doutorado desenvolvida por Lima (2018). Durante o intercâmbio, realizei um mês de voluntariado em uma fundação que atende a crianças com vulnerabilidade social, chamada de Fundación Levantate y Anda, no norte de Bogotá. Por meio do estudo descritivo baseado em meu relato de experiência, farei a narrativa de minhas vivências durante o voluntariado até o dia que culminou com o contato das crianças da fundação com o Fantoche Eletrônico, sendo descrito pelas gestoras na época, como o primeiro contato dessas mesmas crianças com algo relacionado à robótica educacional. Através dessa experiência, foi possível verificar, por meio da prática pedagógica efetivada, a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa para o processo de aprendizagem de crianças em idade escolar, bem como para a inclusão de um modo geral. |
id |
UFRGS-2_9a70d8ef19f45d1725c82b119b0b98c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199213 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Rafael MartinsBrabo, Gabriela Maria Barbosa2019-09-13T03:49:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/199213001100870Este trabalho apresenta um recorte de minha trajetória educativa vivenciada durante o período de Graduação Sanduíche da Licenciatura em Pedagogia, realizado em Bogotá, capital da Colômbia, durante o ano de 2017. Minha ida ao referido país ocorreu através de um intercâmbio para expandir o conhecimento do Programa Abdias Nascimento e o desenvolvimento do Fantoche Eletrônico — uma plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia assistiva, para inclusão de pessoas com diversidade funcional, que foi o tema da tese de doutorado desenvolvida por Lima (2018). Durante o intercâmbio, realizei um mês de voluntariado em uma fundação que atende a crianças com vulnerabilidade social, chamada de Fundación Levantate y Anda, no norte de Bogotá. Por meio do estudo descritivo baseado em meu relato de experiência, farei a narrativa de minhas vivências durante o voluntariado até o dia que culminou com o contato das crianças da fundação com o Fantoche Eletrônico, sendo descrito pelas gestoras na época, como o primeiro contato dessas mesmas crianças com algo relacionado à robótica educacional. Através dessa experiência, foi possível verificar, por meio da prática pedagógica efetivada, a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa para o processo de aprendizagem de crianças em idade escolar, bem como para a inclusão de um modo geral.application/pdfporFantochesRobótica educacionalCriançasInclusão escolarColômbiaO uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100870.pdf.txt001100870.pdf.txtExtracted Texttext/plain64049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/2/001100870.pdf.txt5021175383c44618ae01e60e73a0b2c1MD52ORIGINAL001100870.pdfTexto completoapplication/pdf1022802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/1/001100870.pdfe83374bc7a05f55001449aec5336cfccMD5110183/1992132021-05-07 04:47:23.315483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:47:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia |
title |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia |
spellingShingle |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia Farias, Rafael Martins Fantoches Robótica educacional Crianças Inclusão escolar Colômbia |
title_short |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia |
title_full |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia |
title_fullStr |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia |
title_full_unstemmed |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia |
title_sort |
O uso do fantoche eletrônico como ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em uma fundação de Bogotá - Colômbia |
author |
Farias, Rafael Martins |
author_facet |
Farias, Rafael Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Rafael Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brabo, Gabriela Maria Barbosa |
contributor_str_mv |
Brabo, Gabriela Maria Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fantoches Robótica educacional Crianças Inclusão escolar Colômbia |
topic |
Fantoches Robótica educacional Crianças Inclusão escolar Colômbia |
description |
Este trabalho apresenta um recorte de minha trajetória educativa vivenciada durante o período de Graduação Sanduíche da Licenciatura em Pedagogia, realizado em Bogotá, capital da Colômbia, durante o ano de 2017. Minha ida ao referido país ocorreu através de um intercâmbio para expandir o conhecimento do Programa Abdias Nascimento e o desenvolvimento do Fantoche Eletrônico — uma plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia assistiva, para inclusão de pessoas com diversidade funcional, que foi o tema da tese de doutorado desenvolvida por Lima (2018). Durante o intercâmbio, realizei um mês de voluntariado em uma fundação que atende a crianças com vulnerabilidade social, chamada de Fundación Levantate y Anda, no norte de Bogotá. Por meio do estudo descritivo baseado em meu relato de experiência, farei a narrativa de minhas vivências durante o voluntariado até o dia que culminou com o contato das crianças da fundação com o Fantoche Eletrônico, sendo descrito pelas gestoras na época, como o primeiro contato dessas mesmas crianças com algo relacionado à robótica educacional. Através dessa experiência, foi possível verificar, por meio da prática pedagógica efetivada, a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa para o processo de aprendizagem de crianças em idade escolar, bem como para a inclusão de um modo geral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199213 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199213 |
identifier_str_mv |
001100870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/2/001100870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199213/1/001100870.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5021175383c44618ae01e60e73a0b2c1 e83374bc7a05f55001449aec5336cfcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224580366336000 |