O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/167250 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar os impactos socioeconômicos a partir da entrada do aplicativo de transportes Uber na indústria de táxis da cidade de São Paulo. Utilizou-se dados da prefeitura de São Paulo, de companhias de aplicativos de transporte, da ADETAX (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da SMTP-SP (Secretaria Municipal de Transportes – São Paulo) além de pesquisas de casos similares em regiões para se conseguir mapear e traçar de forma mais eficaz os efeitos que se seguirão na cidade paulista. Conclui-se, por meio desta monografia, que a indústria de táxis, por deter elevada concentração, terá com a entrada do Uber e outros aplicativos de transporte uma desconcentração do setor, gerando benefício à população. A regulação do mercado também será modificada, e as medidas a serem adotadas para legislar a indústria de táxis em São Paulo deverão ser no âmbito da desregulação e flexibilização de leis – o mesmo valendo para os aplicativos. |
id |
UFRGS-2_9ac047cb29805dc742686dfa4d31cd9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/167250 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Lucca MaltaOliveira, Júlio César de2017-09-15T02:28:12Z2016http://hdl.handle.net/10183/167250001020487O presente trabalho teve como objetivo principal analisar os impactos socioeconômicos a partir da entrada do aplicativo de transportes Uber na indústria de táxis da cidade de São Paulo. Utilizou-se dados da prefeitura de São Paulo, de companhias de aplicativos de transporte, da ADETAX (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da SMTP-SP (Secretaria Municipal de Transportes – São Paulo) além de pesquisas de casos similares em regiões para se conseguir mapear e traçar de forma mais eficaz os efeitos que se seguirão na cidade paulista. Conclui-se, por meio desta monografia, que a indústria de táxis, por deter elevada concentração, terá com a entrada do Uber e outros aplicativos de transporte uma desconcentração do setor, gerando benefício à população. A regulação do mercado também será modificada, e as medidas a serem adotadas para legislar a indústria de táxis em São Paulo deverão ser no âmbito da desregulação e flexibilização de leis – o mesmo valendo para os aplicativos.The present study had as main objective to analyze the socioeconomic impacts from Uber entrance in São Paulo city’s taxi industry. This study used São Paulo’s municipal administration data, as well as Transportation Network Companies’ data, ADETAX (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) and SMTP-SP (Secretaria Municipal de Transportes – São Paulo) data. Similar case studies in different regions of the world were evaluated in order to be able to map and trace a consistent forecast of the socioeconomic effects for São Paulo. The research allowed the conclusion that the taxi industry, being highly concentrated, will have, by the Uber introduction in the market along with other transportation apps, an increase the industry’s competition. The legislation must also be changed, and the measures to be taken in São Paulo’s taxi industry should be in the scope of deregulation and laws flexibility – the same practice must be assigned for the transportation apps’ regulation.application/pdfporConcentração industrialAnálise econômicaConcentrationCompetitivenessLawTaxi industryUberO mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020487.pdf001020487.pdfTexto completoapplication/pdf1147812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167250/1/001020487.pdf02e6b7ff9ca25218dec98b0d9f878b70MD51TEXT001020487.pdf.txt001020487.pdf.txtExtracted Texttext/plain180125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167250/2/001020487.pdf.txte14a32464f135452bfe7cb26f7f65d22MD52THUMBNAIL001020487.pdf.jpg001020487.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167250/3/001020487.pdf.jpgd0dce928afd585fd0204da890ee87961MD5310183/1672502023-03-16 03:24:19.945885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/167250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T06:24:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber |
title |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber |
spellingShingle |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber Machado, Lucca Malta Concentração industrial Análise econômica Concentration Competitiveness Law Taxi industry Uber |
title_short |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber |
title_full |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber |
title_fullStr |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber |
title_full_unstemmed |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber |
title_sort |
O mercado de táxis na cidade de São Paulo : uma análise econômica do caso Uber |
author |
Machado, Lucca Malta |
author_facet |
Machado, Lucca Malta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Lucca Malta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Júlio César de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Júlio César de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concentração industrial Análise econômica |
topic |
Concentração industrial Análise econômica Concentration Competitiveness Law Taxi industry Uber |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Concentration Competitiveness Law Taxi industry Uber |
description |
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar os impactos socioeconômicos a partir da entrada do aplicativo de transportes Uber na indústria de táxis da cidade de São Paulo. Utilizou-se dados da prefeitura de São Paulo, de companhias de aplicativos de transporte, da ADETAX (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da SMTP-SP (Secretaria Municipal de Transportes – São Paulo) além de pesquisas de casos similares em regiões para se conseguir mapear e traçar de forma mais eficaz os efeitos que se seguirão na cidade paulista. Conclui-se, por meio desta monografia, que a indústria de táxis, por deter elevada concentração, terá com a entrada do Uber e outros aplicativos de transporte uma desconcentração do setor, gerando benefício à população. A regulação do mercado também será modificada, e as medidas a serem adotadas para legislar a indústria de táxis em São Paulo deverão ser no âmbito da desregulação e flexibilização de leis – o mesmo valendo para os aplicativos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-15T02:28:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/167250 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020487 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/167250 |
identifier_str_mv |
001020487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167250/1/001020487.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167250/2/001020487.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167250/3/001020487.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02e6b7ff9ca25218dec98b0d9f878b70 e14a32464f135452bfe7cb26f7f65d22 d0dce928afd585fd0204da890ee87961 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224536773885952 |