Forma estética e especifidade histórica em duas narrativas contemporãneas de João Ubaldo Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samir Duarte da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158021
Resumo: O enquadramento histórico e estético associado ao Projeto de Pesquisa intitulado Literatura e nacional-desenvolvimentismo: tensão na forma literária e promessas de integração social, do qual esta pesquisa em particular foi parte integrante, abrangia a maneira através da qual a cultura brasileira elaborou formalmente tanto as promessas de modernização democrática dos anos de 1950 quanto a efetivação autoritária de tal modernização a partir do ano de 1964. A partir da aproximação analítica entre forma literária e processo social, a proposta teórica deste texto foi estudar a representação e a formalização da violência e da crueldade por um escritor brasileiro contemporâneo em duas narrativas longas. O escritor escolhido foi João Ubaldo Ribeiro, nascido em 23 de janeiro de 1941 em Itaparica (Bahia), falecido em 18 de julho de 2014 no Rio de Janeiro. Os objetos de estudo enfocados foram os romances Sargento Getúlio (publicado no ano de 1971) e Diário do Farol (publicado no ano de 2002). A relevância desta pesquisa esteve embasada em um esforço de aproximação entre narrativas que constituíram canções do carrasco, nas quais os narradores expuseram tanto a própria brutalidade da enunciação dos seus discursos quanto a brutalidade da matéria narrada, cada qual com as suas particularidades na forma de narrar. O método analítico apontou convergências e divergências quanto à forma estética, em especial quanto ao uso da primeira pessoa textual. O motivo da aproximação foi o fato de que os dois livros lidaram com a sociedade nordestina patriarcal de pontos de vista diferentes: houve um intervalo de mais de 30 anos em relação à publicação entre ambos: em 1971, o escritor baiano utilizou um narrador rústico, em 2002, ele usou um narrador culto (vítimas de violência, reprodutores de violência). O objetivo teórico primordial esteve diretamente ligado a uma concepção de forma literária mais objetiva, através do estudo dos processos de estruturação dos dois textos literários, análise possível pela conjunção entre elementos históricos, linguísticos, literários. O ponto central deste texto foi comparar os narradores das obras na tentativa de definir a posição social e o comportamento psicológico deles no contexto histórico anterior (início da década de 1950 em Sargento Getúlio) e subsequente da Ditadura Militar (Anos de Chumbo em Diário do Farol). Neste sentido estrutural, a análise se debruçou em aspectos formais de teoria e de crítica literárias como personagem-narrador e como ângulo narrativo. A justificativa teórica fundamental foi então modificar o enfoque culturalista de análise das obras de João Ubaldo Ribeiro para um tipo de abordagem formal, por meio da qual a forma literária foi colocada em primeiro plano, no intuito de que ela fosse de fato o ponto de partida analítico em direção a uma perspectiva integradora entre aspectos históricos e aspectos estéticos.
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Os objetos de estudo enfocados foram os romances Sargento Getúlio (publicado no ano de 1971) e Diário do Farol (publicado no ano de 2002). A relevância desta pesquisa esteve embasada em um esforço de aproximação entre narrativas que constituíram canções do carrasco, nas quais os narradores expuseram tanto a própria brutalidade da enunciação dos seus discursos quanto a brutalidade da matéria narrada, cada qual com as suas particularidades na forma de narrar. O método analítico apontou convergências e divergências quanto à forma estética, em especial quanto ao uso da primeira pessoa textual. O motivo da aproximação foi o fato de que os dois livros lidaram com a sociedade nordestina patriarcal de pontos de vista diferentes: houve um intervalo de mais de 30 anos em relação à publicação entre ambos: em 1971, o escritor baiano utilizou um narrador rústico, em 2002, ele usou um narrador culto (vítimas de violência, reprodutores de violência). O objetivo teórico primordial esteve diretamente ligado a uma concepção de forma literária mais objetiva, através do estudo dos processos de estruturação dos dois textos literários, análise possível pela conjunção entre elementos históricos, linguísticos, literários. O ponto central deste texto foi comparar os narradores das obras na tentativa de definir a posição social e o comportamento psicológico deles no contexto histórico anterior (início da década de 1950 em Sargento Getúlio) e subsequente da Ditadura Militar (Anos de Chumbo em Diário do Farol). Neste sentido estrutural, a análise se debruçou em aspectos formais de teoria e de crítica literárias como personagem-narrador e como ângulo narrativo. A justificativa teórica fundamental foi então modificar o enfoque culturalista de análise das obras de João Ubaldo Ribeiro para um tipo de abordagem formal, por meio da qual a forma literária foi colocada em primeiro plano, no intuito de que ela fosse de fato o ponto de partida analítico em direção a uma perspectiva integradora entre aspectos históricos e aspectos estéticos.The historical and aesthetic framework associated with the Research Project entitled Literatura e nacional-desenvolvimentismo: tensão na forma literária e promessas de integração social, of which this study in particular was an integral part, covered the way in which Brazilian culture has produced formally both democratic modernization promises of the 1950s as the authoritarian execution of such modernization from the year 1964. Starting from the analytical approach between literary form and social process, the theoretical proposal of this final paper was to study the representation and the formalization of violence and of cruelty by a contemporary Brazilian writer in two of his long narratives. The chosen writer was João Ubaldo Ribeiro, born on January 23, 1941 in Itaparica Island (Bahia), died on July 18, 2014 in Rio de Janeiro. The objects of study were two of his novels: Sargento Getúlio (Sergeant Getúlio) – published in 1971 in Brazil and in 1978 in the USA (translated into English by João Ubaldo himself) – and Diário do Farol (published in 2002 in Brazil). The relevance of this research was grounded in an approach effort between narratives that constituted hangman's songs, in which the narrators in them exposed both the very brutality of the enunciation of their speeches as the brutality of the narrated material, each narrator with its own peculiarities in the way of narrating. The analytical method showed convergences and divergences about the aesthetic form, especially regarding the use of the first person. The reason for the approach was the fact that the two books have dealt with the patriarchal northeastern society from different points of view: in 1971, the Brazilian writer used a rustic narrator, whereas in 2002, he used a refined narrator (both victims of violence who bred violence). The primary theoretical objective was directly linked to a conception of a more objective literary form, through the study of structuring processes of the two literary texts, analysis possible by the conjunction of historical, linguistic, literary elements. The central point of this final paper was to compare the two narrators in an attempt to define social position and their psychological behavior in the previous historical context (early 1950 in Sergeant Getúlio) and in the subsequent historical context of the Military Dictatorship (1968-1974 in Diário do Farol). In this structural sense, the analysis was addressed in formal aspects from literary theory and from literary criticism as character-narrator and as narrative angle. The fundamental theoretical justification was then modify the culturalist approach of analysis of João Ubaldo Ribeiro works for a kind of formal approach, through which the literary form was placed in the foreground, in order that it was in fact the analytical starting point towards an integrative perspective of historical aspects and aesthetic aspects.application/pdfporRibeiro, João Ubaldo, 1941-2014 : Crítica e interpretaçãoLiteratura contemporâneaLiteratura brasileiraDitadura militar : BrasilLiterary formNarrativeMilitary dictatorshipForma estética e especifidade histórica em duas narrativas contemporãneas de João Ubaldo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020008.pdf001020008.pdfTexto completoapplication/pdf395570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158021/1/001020008.pdf6de1bab1891d556ab682d0d28f59575dMD51TEXT001020008.pdf.txt001020008.pdf.txtExtracted Texttext/plain237549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158021/2/001020008.pdf.txteb24fe4ff0ee93caba0d5930bad8cfc8MD52THUMBNAIL001020008.pdf.jpg001020008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158021/3/001020008.pdf.jpgf9304d418a1ab2ca587e153522ac29e7MD5310183/1580212018-10-29 09:29:29.206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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