A importância da abordagem teórica de agroecossistemas para formação de professores na área de ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221636 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade apresentar os resultados obtidos através da pesquisa, realizada com professores formados em licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e professores formados em licenciatura em Biologia. O principal objetivo do trabalho é investigar como estes professores, que trabalham em escolas do meio rural e que são formados em Educação do Campo e formados em Biologia, entendem e percebem as questões teóricas e práticas dos conceitos de agroecossistemas. Esse trabalho aborda o conceito de agroecossistemas, sendo eles conhecidos por serem ecossistemas sustentáveis ou não-sustentáveis, transformados pela ação humana em sistemas agrícolas. Esta temática é presente no projeto político pedagógico do curso. Dentro do curso de Educação do Campo é proporcionado um método de se fazer a formação diferenciada e de maneira interdisciplinar. Por essa razão, que o curso promove desenvolvimento crítico do educador, pois procura sempre contextualizar com o mundo e a vida rural e também o curso sempre busca valorizar os saberes dos povos do campo. . A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi um questionário online, com perguntas fechadas, evidenciando os tópicos relacionados sobre os conceitos de agroecossistemas e se cada professor (a) sabe o que são os conceitos, como que foi abordado na formação de cada um deles (as), e qual importância que cada professor (a) observa que tem este conceito para a formação dos alunos do campo. O trabalho está dividido entre a descrição do tema a Educação do Campo, os conceitos de agroecossistemas segundo os autores que embasam o trabalho, e a análise dos resultados obtidos com a aplicação do questionário. As repercussões do questionário e as reflexões construídas a partir das análises, nos permitiram apresentar os dados de que os professores formados em Educação do Campo - Ciências da Natureza têm um vínculo mais próximo aos conceitos de agroecossistemas, pois, segundo eles(as), foram conceitos abordados durante as suas formações no ensino superior. |
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