Linguagens documentárias para indexação de literatura infantil e juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marshall, Rovena Gobbato
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18791
Resumo: Estudo que efetua identificação e análise comparativa de linguagens documentárias específicas para a indexação da Literatura Infantil e Juvenil. Apresenta o referencial teórico relativo às linguagens documentárias, traçando o histórico, características e funções das classificações bibliográficas, dos cabeçalhos de assunto e dos tesauros. Aborda a Literatura Infantil e Juvenil, apresentando sua origem e seu desenvolvimento ao longo do tempo, suas características, seu papel na formação psicológica da criança e sua importância no mercado editorial atual. Discorre sobre a existência de duas correntes paralelas na Literatura Infantil e Juvenil, uma que prioriza os aspectos didáticos desta literatura e outra que dá relevância os aspectos literários da mesma. Descreve os procedimentos metodológicos da pesquisa, constituídos pelo levantamento das linguagens documentárias específicas para a área de Literatura Infantil e Juvenil no Brasil e na Alemanha e pela análise comparativa das características e objetivos destas linguagens documentárias. Identifica as características de estrutura, objetivos, tipos de relações entre conceitos, rede de remissivas, nível de linguagem e o público alvo das duas linguagens documentárias brasileiras - o “Tesauro do CERLIJ” e o “Vocabulário controlado para obras ficcionais” - e de uma linguagem documentária alemã: os cabeçalhos de assunto da Biblioteca Infantil da Biblioteca Pública de Heidelberg, Alemanha.
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