Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lusia Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Frare, Anderson Betti, Gomes, Débora Gomes de, Czarneski, Flávia Regina, Bianchi, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214106
Resumo: Este estudo tem o objetivo de identificar as ações afirmativas (aa) que são promovidas entre os estudantes dos cursos de negócio de uma universidade federal brasileira e analisar se, na opinião deles, elas cumprem com os pressupostos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls. Na pesquisa documental de aa, a residência dos estudantes, o apoio financeiro para dependentes, a alimentação, o transporte, a permanência e o apoio pedagógico são examinados. Participaram da pesquisa 62 estudantes. Os resultados mostram que os fatores pessoais, em especial os de natureza psicológica, afetam de maneira negativa a permanência e o desempenho dos universitários. Considerando a percepção dos estudantes sobre os princípios de liberdade igualitária e igualdade de oportunidades, entende-se que as aa da universidade refletem os pressupostos da teoria da justiça.
id UFRGS-2_9b4531881cb072167e41229aef549b78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214106
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Lusia RibeiroFrare, Anderson BettiGomes, Débora Gomes deCzarneski, Flávia ReginaBianchi, Márcia2020-10-14T03:48:28Z20201909-7719http://hdl.handle.net/10183/214106001117733Este estudo tem o objetivo de identificar as ações afirmativas (aa) que são promovidas entre os estudantes dos cursos de negócio de uma universidade federal brasileira e analisar se, na opinião deles, elas cumprem com os pressupostos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls. Na pesquisa documental de aa, a residência dos estudantes, o apoio financeiro para dependentes, a alimentação, o transporte, a permanência e o apoio pedagógico são examinados. Participaram da pesquisa 62 estudantes. Os resultados mostram que os fatores pessoais, em especial os de natureza psicológica, afetam de maneira negativa a permanência e o desempenho dos universitários. Considerando a percepção dos estudantes sobre os princípios de liberdade igualitária e igualdade de oportunidades, entende-se que as aa da universidade refletem os pressupostos da teoria da justiça.The study aims to identify the Affirmative Actions (aas) promoted among students of business programs at a Brazilian federal university and analyze whether, in the students’ opinion, they meet the fundamental assumptions of the theory of justice. The documentary survey of aas examines student housing, financial aid for student parents, food, transport, permanence, and pedagogical support. Sixty-two respondents took part in the survey. The results show that personal factors, especially those of a psychological nature, adversely affect the permanence and performance of university students. Considering the students’ perception of Rawl’s “equal liberty” and equality of opportunity, the university’s aas are understood to reflect the assumptions of John Rawls’ theory of justice.El estudio tiene como objetivo identificar las Acciones Afirmativas (aa) que se promueven entre los estudiantes de los programas de negocios de una universidad federal brasileña y analizar si, en la opinión de los estudiantes, estas cumplen con los supuestos fundamentales de la teoría de la justicia de John Rawls. En la encuesta documental de las aa se examina la vivienda de los estudiantes, la ayuda financiera para dependientes, la alimentación, el transporte, la permanencia y el apoyo pedagógico. Sesenta y dos estudiantes participaron en la encuesta. Los resultados muestran que los factores personales, en especial los de naturaleza psicológica, afectan de manera negativa la permanencia y el desempeño de los estudiantes universitarios. Teniendo en cuenta la percepción de los estudiantes de los principios de igual libertad e igualdad de oportunidades, se entiende que las aa de la universidad reflejan los supuestos de la teoría de la justicia.application/pdfengRevista Facultad de Ciencias Económicas. Bogotá, Colômbia. Vol. 28, n. 1 (enero-junio 2020), p. 123 - 143Universidade públicaEnsino superiorTeoriaJustiçaBrasilAffirmative actionsJohn Rawls' theory of justiceHigher educationAcciones afirmativasTeoría de la justicia de John RawlsEducación superiorEffect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justiceEl efecto de las acciones afirmativas en la permanencia de los estudiantes de una universidad federal brasileña : análisis desde la perspectiva de la teoría de la justiciaO efeito das ações afirmativas na permanência dos estudantes de uma universidade federal brasileira : análise sob a perspectiva da teoria da justiçaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117733.pdf.txt001117733.pdf.txtExtracted Texttext/plain78586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214106/2/001117733.pdf.txt8193d738a33bed3fbd5ada7d9cbc058aMD52ORIGINAL001117733.pdfTexto completo (inglês)application/pdf609557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214106/1/001117733.pdf22195ea78e3a227379ba615ac872e530MD5110183/2141062020-10-15 04:04:57.40687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-15T07:04:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El efecto de las acciones afirmativas en la permanencia de los estudiantes de una universidad federal brasileña : análisis desde la perspectiva de la teoría de la justicia
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O efeito das ações afirmativas na permanência dos estudantes de uma universidade federal brasileira : análise sob a perspectiva da teoria da justiça
title Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
spellingShingle Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
Ferreira, Lusia Ribeiro
Universidade pública
Ensino superior
Teoria
Justiça
Brasil
Affirmative actions
John Rawls' theory of justice
Higher education
Acciones afirmativas
Teoría de la justicia de John Rawls
Educación superior
title_short Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
title_full Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
title_fullStr Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
title_full_unstemmed Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
title_sort Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
author Ferreira, Lusia Ribeiro
author_facet Ferreira, Lusia Ribeiro
Frare, Anderson Betti
Gomes, Débora Gomes de
Czarneski, Flávia Regina
Bianchi, Márcia
author_role author
author2 Frare, Anderson Betti
Gomes, Débora Gomes de
Czarneski, Flávia Regina
Bianchi, Márcia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lusia Ribeiro
Frare, Anderson Betti
Gomes, Débora Gomes de
Czarneski, Flávia Regina
Bianchi, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade pública
Ensino superior
Teoria
Justiça
Brasil
topic Universidade pública
Ensino superior
Teoria
Justiça
Brasil
Affirmative actions
John Rawls' theory of justice
Higher education
Acciones afirmativas
Teoría de la justicia de John Rawls
Educación superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative actions
John Rawls' theory of justice
Higher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Acciones afirmativas
Teoría de la justicia de John Rawls
Educación superior
description Este estudo tem o objetivo de identificar as ações afirmativas (aa) que são promovidas entre os estudantes dos cursos de negócio de uma universidade federal brasileira e analisar se, na opinião deles, elas cumprem com os pressupostos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls. Na pesquisa documental de aa, a residência dos estudantes, o apoio financeiro para dependentes, a alimentação, o transporte, a permanência e o apoio pedagógico são examinados. Participaram da pesquisa 62 estudantes. Os resultados mostram que os fatores pessoais, em especial os de natureza psicológica, afetam de maneira negativa a permanência e o desempenho dos universitários. Considerando a percepção dos estudantes sobre os princípios de liberdade igualitária e igualdade de oportunidades, entende-se que as aa da universidade refletem os pressupostos da teoria da justiça.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-14T03:48:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214106
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1909-7719
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117733
identifier_str_mv 1909-7719
001117733
url http://hdl.handle.net/10183/214106
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Facultad de Ciencias Económicas. Bogotá, Colômbia. Vol. 28, n. 1 (enero-junio 2020), p. 123 - 143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214106/2/001117733.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214106/1/001117733.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8193d738a33bed3fbd5ada7d9cbc058a
22195ea78e3a227379ba615ac872e530
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447721458270208