Effect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justice
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214106 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de identificar as ações afirmativas (aa) que são promovidas entre os estudantes dos cursos de negócio de uma universidade federal brasileira e analisar se, na opinião deles, elas cumprem com os pressupostos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls. Na pesquisa documental de aa, a residência dos estudantes, o apoio financeiro para dependentes, a alimentação, o transporte, a permanência e o apoio pedagógico são examinados. Participaram da pesquisa 62 estudantes. Os resultados mostram que os fatores pessoais, em especial os de natureza psicológica, afetam de maneira negativa a permanência e o desempenho dos universitários. Considerando a percepção dos estudantes sobre os princípios de liberdade igualitária e igualdade de oportunidades, entende-se que as aa da universidade refletem os pressupostos da teoria da justiça. |
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Ferreira, Lusia RibeiroFrare, Anderson BettiGomes, Débora Gomes deCzarneski, Flávia ReginaBianchi, Márcia2020-10-14T03:48:28Z20201909-7719http://hdl.handle.net/10183/214106001117733Este estudo tem o objetivo de identificar as ações afirmativas (aa) que são promovidas entre os estudantes dos cursos de negócio de uma universidade federal brasileira e analisar se, na opinião deles, elas cumprem com os pressupostos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls. Na pesquisa documental de aa, a residência dos estudantes, o apoio financeiro para dependentes, a alimentação, o transporte, a permanência e o apoio pedagógico são examinados. Participaram da pesquisa 62 estudantes. Os resultados mostram que os fatores pessoais, em especial os de natureza psicológica, afetam de maneira negativa a permanência e o desempenho dos universitários. Considerando a percepção dos estudantes sobre os princípios de liberdade igualitária e igualdade de oportunidades, entende-se que as aa da universidade refletem os pressupostos da teoria da justiça.The study aims to identify the Affirmative Actions (aas) promoted among students of business programs at a Brazilian federal university and analyze whether, in the students’ opinion, they meet the fundamental assumptions of the theory of justice. The documentary survey of aas examines student housing, financial aid for student parents, food, transport, permanence, and pedagogical support. Sixty-two respondents took part in the survey. The results show that personal factors, especially those of a psychological nature, adversely affect the permanence and performance of university students. Considering the students’ perception of Rawl’s “equal liberty” and equality of opportunity, the university’s aas are understood to reflect the assumptions of John Rawls’ theory of justice.El estudio tiene como objetivo identificar las Acciones Afirmativas (aa) que se promueven entre los estudiantes de los programas de negocios de una universidad federal brasileña y analizar si, en la opinión de los estudiantes, estas cumplen con los supuestos fundamentales de la teoría de la justicia de John Rawls. En la encuesta documental de las aa se examina la vivienda de los estudiantes, la ayuda financiera para dependientes, la alimentación, el transporte, la permanencia y el apoyo pedagógico. Sesenta y dos estudiantes participaron en la encuesta. Los resultados muestran que los factores personales, en especial los de naturaleza psicológica, afectan de manera negativa la permanencia y el desempeño de los estudiantes universitarios. Teniendo en cuenta la percepción de los estudiantes de los principios de igual libertad e igualdad de oportunidades, se entiende que las aa de la universidad reflejan los supuestos de la teoría de la justicia.application/pdfengRevista Facultad de Ciencias Económicas. Bogotá, Colômbia. Vol. 28, n. 1 (enero-junio 2020), p. 123 - 143Universidade públicaEnsino superiorTeoriaJustiçaBrasilAffirmative actionsJohn Rawls' theory of justiceHigher educationAcciones afirmativasTeoría de la justicia de John RawlsEducación superiorEffect of affirmative actions on student permanence at a brazilian federal university : analysis from the perspective of the theory of justiceEl efecto de las acciones afirmativas en la permanencia de los estudiantes de una universidad federal brasileña : análisis desde la perspectiva de la teoría de la justiciaO efeito das ações afirmativas na permanência dos estudantes de uma universidade federal brasileira : análise sob a perspectiva da teoria da justiçaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117733.pdf.txt001117733.pdf.txtExtracted Texttext/plain78586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214106/2/001117733.pdf.txt8193d738a33bed3fbd5ada7d9cbc058aMD52ORIGINAL001117733.pdfTexto completo (inglês)application/pdf609557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214106/1/001117733.pdf22195ea78e3a227379ba615ac872e530MD5110183/2141062020-10-15 04:04:57.40687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-15T07:04:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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